Nem todo mundo pensa que precisa de atribuição. No entanto, 70% dos profissionais de marketing têm dificuldades em usar as informações para fazer melhorias, de modo que essa solução desempenha um papel fundamental no marketing mobile, fornecendo aos usuários os dados necessários para tomar as decisões corretas.
A maioria desses profissionais afirma que a atribuição fornece informações indispensáveis. Portanto, vamos ver por que os provedores de atribuição mobile (MMPs) são uma parte essencial do marketing mobile moderno e por que quem trabalha nesse segmento precisa de tal ferramenta, no final das contas.
O que um provedor de atribuição faz?
A atribuição mobile é a ciência de combinar dois pontos de dados, como atribuir gastos com anúncios ao engajamento do usuário ou a instalações com base em determinadas variáveis, permitindo descobrir de onde vêm os usuários. As instalações são provenientes de anúncios em vídeo em um aplicativo? De mídias sociais? Quem revela e registra essas informações é essa solução.
No nível mais básico, a atribuição identifica se um usuário instala um aplicativo depois de ver um anúncio e rastreia como ele se comporta após a instalação do aplicativo.
Empresas como a Adjust, conhecidas como “parceiros de mensuração mobile”, “provedores de atribuição” ou simplesmente “ferramentas de mensuração”, fornecem esses serviços a anunciantes que fazem qualquer tipo de marketing pago nos seus aplicativos. Nosso trabalho principal é “atribuir” a instalação de um aplicativo mobile (além de eventos pós-instalação) à fonte de origem.
Pode-se perguntar por que envolver uma terceira parte. Esse sistema não deveria existir apenas entre o anunciante e o editor do anúncio? Mas há uma boa razão e vou explicá-la.
Como a atribuição funciona
Um aplicativo (conhecido como o anunciante) compra tráfego na Ad Network A, que veicula um anúncio no dispositivo do usuário. Interessado na oferta, ele clica e é enviado para a loja de aplicativos, onde pode (e faz) o download do app. Todas as informações, da rede que enviou o anúncio ao criativo, são salvas por um provedor de atribuição, que então reporta à Ad Network A na qual o clique e a instalação ocorreram.
Se as duas partes não tiverem ninguém entre eles para atribuir a instalação, a rede controlará efetivamente o anúncio. Isso seria como, por exemplo, permitir que os alunos avaliassem sua própria lição de casa. Os provedores de atribuição não são apenas data warehouses confiáveis como também parceiros confiáveis no sistema de anúncios que mantêm o status quo .
Mil e uma utilidades
Os provedores de atribuição também costumam ter um conjunto de produtos que aumenta o stack de marketing – como, por exemplo, a capacidade de:
• Segmentar e criar públicos personalizados para campanhas de retargeting;
• Rastrear coortes (grupos de usuários com identificadores comuns) e o engajamento deles no app;
• Receber call-backs personalizados preenchidos com dados granulares do usuário do aplicativo;
• Usar e rastrear deeplinks ;
• Usar conjuntos de dados combinados para otimizar os gastos com anúncios.
Por Barbara Martins, Sales Manager (Latam) da Adjust
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo