book_icon

Empresas driblam falta de profissionais especializados

CRM Services investe em capacitação técnica e diversidade, e a Stefanini promove concurso para descobrir talentos
Empresas driblam falta de profissionais especializados

A Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) divulgou um recente levantamento revelando que até 2024, o mercado brasileiro de TI precisará de cerca de 70 mil profissionais especializados por ano, sendo 42,9% dessa demanda apenas para o estado de São Paulo. A pesquisa indicou que mesmo durante o pico da crise socioeconômica decorrente da pandemia por coronavírus, em que o número de empregos no Brasil caiu 2,3% em comparação ao primeiro semestre de 2019, as vagas para tecnologia registraram um aumento de 1,18%, sendo 14 mil postos de trabalho.
No total, o segmento acumula mais de 1,56 milhão de vagas, representando 6,8% do PIB brasileiro, com movimento de R$ 494 milhões por ano e perspectiva de investimento por parte das empresas de R$ 466 bilhões até 2023. As alternativas para quem deseja ingressar no segmento são inúmeras e vão desde a manutenção de equipamentos, programação, desenvolvimento de software, análise de dados, implantação de sistemas, telecomunicações, entre outros.

A Stefanini anunciou a abertura das inscrições para sua Maratona de Desenvolvimento 2020,que tem como objetivo capacitar, engajar e aproximar desenvolvedores de todo o País  

Porém alguns fatores preocupantes ainda impedem que essas vagas sejam preenchidas, como a falta de qualificação, que, conforme estudo da Brasscom, pode chegar a 24 mil profissionais por ano até 2024. Algumas vezes, existem restrições de idade, gênero, etnia e preferência sexual.
Algumas empresas têm investido em qualificação e também levando a questão da diversidade para ser debatido internamente, como é o caso da SAP, que este ano ganhou prêmio do Guia Exame de Diversidade 2020 pelas iniciativas que contemplam as melhores práticas de diversidade e inclusão.
A CRM Services, consultoria especialista Totvs no Brasil, é outro exemplo. De acordo com Alan Lopes, CEO da companhia, a empresa conta com programas intensos de qualificação, preparando seus profissionais para garantir o padrão de atendimento da consultoria. Além disso, promove frequentes campanhas em apoio à equidade e mantém seus valores baseados no respeito à diversidade com foco de contratação no que a pessoa irá agregar à empresa.
“Tratamos a diversidade como princípio base da nossa empresa, sendo inadmissível qualquer restrição ou nivelação por gênero, raça, opção sexual ou idade das pessoas. Aqui na CRM Service não existe fator limitador, por isso sempre dizemos que somos únicos e diferentes” afirma o CEO. “Oferecemos programas de capacitação constantes e oportunidades de evolução por meio de plano de carreira. Somos uma empresa essencialmente sênior, mas nossa senioridade não tem relação com a idade fisiológica do profissional e sim com o conhecimento e experiência que a pessoa carrega e esse ponto é levado muito a sério por nós”, conclui Alan Lopes.
Novos talentos
A Stefanini, desenvolvedora de soluções digitais, anunciou a abertura das inscrições para sua Maratona de Desenvolvimento 2020, que tem como objetivo capacitar, engajar e aproximar desenvolvedores de todo o País. A multinacional brasileira investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais do mercado e auxilia seus clientes no processo de transformação digital.
Devido à pandemia e prezando pela saúde e segurança dos participantes e envolvidos no processo, todas as etapas ocorrerão de forma online, por meio da plataforma Teams, da Microsoft. Nela, o candidato terá acesso a conteúdo exclusivo referente às linguagens de programação que serão trabalhadas durante os 21 dias e, ao final de cada semana, participará de um desafio baseado nas tecnologias abordadas. Além da possibilidade de ser contratado pela empresa por meio do projeto Stefanini Everywhere e integrar o time de desenvolvedores de forma remota, os candidatos também vão conseguir trocar experiências com outros profissionais, conhecer diferentes áreas de atuação e desenvolver networking com pessoas de todo País.
Pelo calendário do evento, dia 29/09 é o último dia para a inscrição, dia 30 será a avaliação de entrada e no dia 02/10 a convocação para Maratona, que começa dia 5 de outubro e termina no dia 27 do mesmo mês com o desafio final.
Serviço
www.crmservices.com.br
www.stefanini.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.