book_icon

Vedacit muda para Rimini Street e economia é aplicada em inovação

Fabricante de produtos de construção direciona economias obtidas com suporte de TI para ajudar a financiar startups voltadas à criação de inovações patenteadas e que contribuam para o aumento da receita
Vedacit muda para Rimini Street e economia é aplicada em inovação

A Rimini Street, provedora global de produtos e serviços de software empresarial, que oferece suporte independente para softwares Oracle e SAP e parceira Salesforce, anuncia que a Vedacit, fabricante brasileira de produtos de construção, migrou o suporte ao seu software JD Edwards e ao seu banco de dados Oracle para a Rimini Street. Ao mudar para o suporte da Rimini Street, a Vedacit conseguiu liberar um orçamento significativo de TI, que ajudou a impulsionar projetos de inovação e vai apoiar a iniciativa corporativa de dobrar a receita até 2023. A Vedacit direcionou as economias geradas para apoiar cinco startups por meio do Vedacit Labs, braço de inovação aberta da empresa voltado a acelerar ideias pioneiras para o setor de construção civil.
Fundada em 1936, a Vedacit fabrica produtos de construção – como aditivos impermeabilizantes para concreto e argamassa, adesivos e tintas para asfalto – em seus centros de produção de São Paulo e Salvador. Seus produtos são distribuídos para todo o país e, também, para a América Latina. O CIO da empresa, Alexandre Quinze, foi encarregado de renovar o departamento de TI quando assumiu o cargo em 2018. Quinze analisou que a Vedacit – como muitas empresas – estava gastando aproximadamente 80% de seu orçamento de TI em custos de manutenção, deixando apenas cerca de 20% para as iniciativas de transformação, como investimentos em novas tecnologias e inovações, que poderiam trazer para a Vedacit maior vantagem competitiva e apoiar o crescimento de receita. Sob a liderança de Quinze, a Vedacit conseguiu transformar essa realidade e hoje a proporção entre os recursos que são utilizados para manutenção de TI versus os recursos que se tornam investimentos em inovação é de 60% x 40%.

Todos os clientes contam com um Engenheiro de Suporte Principal, apoiado por uma equipe de especialistas técnicos com uma média de 15 anos de experiência no sistema de software corporativo
“Optamos por mudar o suporte de TI para a Rimini Street para financiar investimentos que nos possibilitassem alcançar nossa meta de crescimento para duplicar a receita até 2023. Com a mudança para o suporte independente, podemos agora direcionar melhor nossos recursos, reduzir as despesas de manutenção de TI e liberar dinheiro para investir em inovação e crescimento”, disse Quinze. “O Vedacit Labs é para onde direcionamos a maior parte das economias obtidas com a troca do serviço de suporte, o que nos ajudou a incubar ideias de inovação e desenvolvimento de novos produtos para gerar receita adicional. Não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados de negócios alcançados por meio de nossa parceria com a Rimini Street.”
Economia libera fundos para inovação
Com os recursos economizados na mudança para o suporte da Rimini Street, o Vedacit Labs acelerou a startup brasileira Lógica-e, juntamente com outras quatro startups que mostraram invenções promissoras e com potencial de impacto positivo nos setores de construção civil e varejo. Com os recursos aportados, a Lógica-e e a Vedacit cocriaram o Vedacit Detector, um sistema patenteado com sensores IoT (Internet of Things) que detecta microfissuras causadoras de infiltração na aplicação de mantas de asfalto, o que traz enormes benefícios para a indústria da construção. As startups de desenvolvimento de produtos têm sido tão bem-sucedidas que a empresa conseguiu investir e financiar projetos de inovação adicionais, aumentando ainda mais a receita dos negócios.
“As empresas que desejam permanecer fortes e competitivas precisam se reinventar. Com a ajuda da Rimini Street, reduzimos nossas despesas com contrato de manutenção de software em 50%, liberando dinheiro, tempo e pessoal para projetos de inovação no Vedacit Labs e projetos internos de TI. Com despesas reduzidas de BackOffice, também pudemos implementar o Salesforce CRM, aumentando a eficiência de nossa área comercial. As empresas modernas precisam encontrar recursos para fazer investimentos a favor dos negócios, e não apenas para manter as operações funcionando”, continuou Quinze.
A Vedacit, assim como todos os clientes da Rimini Street, vem se beneficiando de um modelo flexível de suporte a software corporativo, incluindo Service Level Agreement – SLA, com tempo de resposta de dez minutos para todos os casos críticos de prioridade 1. Todos os clientes contam com um Engenheiro de Suporte Principal – PSE, apoiado por uma equipe de especialistas técnicos com uma média de 15 anos de experiência no sistema de software corporativo específico do cliente.
A Vedacit também implementou a solução Advanced Database Security da Rimini Street, que protege o banco de dados de missão crítica da Oracle de vulnerabilidades conhecidas e desconhecidas e emprega patch virtual, que bloqueia tentativas de ataques antes que elas atinjam efetivamente o banco de dados. Diferentemente dos patches de segurança tradicionais, o patch virtual não requer testes de regressão extensivos ou tempo de inatividade do sistema. O Advanced Database Security da Rimini Street também protege as versões mais antigas, mesmo que o fabricante não forneça mais patches de segurança.
“Bem antes do surgimento da pandemia e dos desafios econômicos que impactaram todos os setores, as lideranças da Vedacit já haviam tomado a decisão de revolucionar seu ambiente corporativo, com otimização de recursos, melhoria do nível de serviços e ousadia para implementar novos modelos de negócios. Como parceira de confiança em tecnologia, é uma enorme satisfação para a Rimini Street poder contribuir para a criação desse ecossistema de inovação, para a vantagem competitiva e o crescimento da empresa. Atualmente fornecemos suporte para mais de 240 organizações com operações na América Latina, ajudando-as a dimensionar corretamente seus custos de manutenção de TI e financiar a jornada de inovação digital”, disse Edenize Maron, gerente-geral da Rimini Street na América Latina.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.