book_icon

Anywhere office ganha espaço no mercado corporativo

Necessidade de operar de modo remoto, por conta da pandemia, leva empresas a antecipar cenário que estava previsto para cinco anos, em três meses
Anywhere office ganha espaço no mercado corporativo

O isolamento social trouxe mudanças na rotina das pessoas. Na área profissional, por exemplo, muito se ouve falar sobre o home-office, mas para alguns o termo não é mais este. O Anywhere Office, já é uma realidade no País e está conquistando cada vez mais espaço no mercado corporativo.
“É possível disponibilizar toda a estrutura de trabalho e gestão de operações no notebook ou no smartphone, convergindo todos os canais de comunicação para um único aparelho. Por exemplo, posso atender o ramal da empresa de São Paulo, estando em isolamento em alguma cidade do interior, ou na praia, bem como participar de reuniões, enfim é possível acessar toda estrutura, desde que tenha conexão com a internet. Há quinze anos, já prevíamos esta tendência”, conta Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks, empresa desenvolvedora de soluções em nuvem para o mercado corporativo.
O termo cunhado pelo especialista faz referência a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar, não precisando de um espaço físico definido, seja o escritório da empresa ou a casa. É fato que com o isolamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde como protocolo para evitar a propagação da Covid-19, os processos de digitalização ganharam mais espaço nas diferentes rotinas de trabalho. Apesar de não serem novidades, o uso de videoconferência, e-commerce, e até mesmo WhatsApp, estão superando barreiras culturais e conquistando mais espaço na rotina de trabalho.
Para o empresário, as mudanças causadas pelo isolamento e o advento das inovações tecnológicas pelas empresas contribuíram também para uma conscientização de aproveitar o tempo. “Temos visto casos de pessoas que passaram a valorizar mais o contato com a família, buscar se dedicar a hobbies ou a fazer cursos que têm interesse, enquanto que antes parte do dia era gasto no transporte, no trânsito, enfim no deslocamento para o trabalho”, relata Chabbouh.
Nesse sentido, o Anywhere Office pode contribuir para melhor qualidade de vida, já que possibilita tanto ao colaborador quanto ao gestor, a não obrigatoriedade de morar nos grandes centros urbanos, em locais próximos da empresa, precisar usar carro, ônibus, metrô todo dia. Ele pode morar na praia, em alguma cidade do interior e desempenhar sua rotina de trabalho normalmente. “As empresas podem, por exemplo, contar com a praticidade da telefonia em nuvem, que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, através da internet, com qualidade, mantendo todas as funcionalidades de um PABX, incluindo callcenter completo. Os usuários de Office 365 da Microsoft ou o G-Suite da Google, por exemplo, podem concentrar tudo na plataforma: sistemas, arquivos, chats e ligações, facilitando o entendimento do que aconteceu dentro de cada projeto realizado”, informa Chabbouh.
Para o CEO, a possibilidade de operações e gestões remotas tem ajudado o setor corporativo a reduzir custos com aluguéis, transporte, estacionamento e serviços de copa. “A pandemia obrigou muitas empresas a atuarem dessa forma para preservar a saúde dos colaboradores. Algumas delas se adaptaram e anunciaram que pretendem operar assim, mesmo no pós-pandemia, outras irão estender o home office até o próximo ano”. Empresas como é o caso do Google, Nubank, já manifestaram que não vão retomar os trabalhos presenciais neste ano. A pesquisa Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e Novos Negócios, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada no início do isolamento social já apontava crescimento de 30% no trabalho remoto após a pandemia da Covid-19. O estudo foi elaborado com base em 100 empresas.
Serviço
www.l5.com.br
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.