book_icon

Agronegócio de olho em novas tecnologias

Empresas querem otimizar Supply Chain com Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial
Agronegócio de olho em novas tecnologias

Uma pesquisa realizada pela LLamasoft, em parceria com a Ciclo Marketing e o Insper, junto a 30 empresas de diferentes segmentos do Agronegócio, mostrou que 55% dos participantes estão buscando soluções tecnológicas para tomada de decisão mais assertiva em seus negócios. Desses, muitos indicaram fortes preferências em impulsionar Big data, Machine Learning e Inteligência Artificial para otimizar a eficiência da cadeia de suprimentos – Supply Chain, da companhia. Além disso, eles acreditam que as técnicas de computação e otimização em nuvem podem permitir o sucesso na tomada de decisão da cadeia de suprimentos.
Ainda segundo o estudo, 49% classificaram a maturidade de seus processos de Supply Chain como boa, isso porque muitos estruturaram seus processos utilizando, principalmente, ferramentas operacionais e transacionais. Já as soluções de planejamento e otimização da cadeia são aplicadas ou estão em fase de análise para 35%, geralmente viabilizadas por meio de Computação em Nuvem ou Software como Serviço – SaaS.

No chamado “novo normal” do agronegócio, a adoção dessas novas soluções para tomadas de decisões rápidas e estratégicas citadas na pesquisa, serão ainda mais essenciais para os negócios

A modelagem, a análise de cenários como suporte à tomada de decisões e a mitigação de riscos são apontados como os grandes desafios do setor para 17% das companhias participantes. Outros 16% acham importante adotar melhorias nas previsões de demanda. “Devemos enfrentar esses desafios com tecnologias que possuem capacidade de prever disrupções e modelar cenários de negócios para obter melhores decisões. A garantia de um crescimento lucrativo no agronegócio exigirá um planejamento robusto, seguindo uma orientação de ferramentas completas de network design, inventário, transporte e sourcing“, comenta Marcos Bernardes, diretor Comercial da LLamasoft no Brasil.
O estudo também revelou que a sustentabilidade das cadeias de suprimentos tem adquirido maior importância no ambiente de negócios. A maioria das empresas do Agronegócio está adaptando suas estratégias de Supply Chain para considerar a dimensão de sustentabilidade, tanto localmente (38%) como seguindo estratégias globais adaptadas às condições locais (23%).
“O desafio de demanda continuará refletindo o fato de se tratar de uma cadeia longa e na maioria das vezes, com sazonalidades relevantes, como por exemplo, decorrente da dependência do comércio internacional para importação de matéria-prima ou princípios ativos de insumos e na ponta do consumo, tendo o Brasil como um dos principais exportadores de diversas culturas, requerendo que as empresas continuem buscando soluções para garantir o suprimento, tanto com uma recuperação gradual ou como rápida da economia e do consumo”, comenta Luiz Vieira, professor sênior Fellow e co-líder do Núcleo de Estudos em Operações e Supply Chain do Insper.
No chamado “novo normal” do agronegócio, a adoção dessas novas soluções para tomadas de decisões rápidas e estratégicas citadas na pesquisa, serão ainda mais essenciais para os negócios. Muitas empresas já intensificaram investimentos na capacidade de reação da cadeia de suprimentos a mudanças relevantes na demanda, como o aumento de estoques, assim como na colaboração entre players de um mesmo setor, tendências observadas nas duas últimas pesquisas realizadas pela LLamasoft e parceiros.
Serviço
www.llamasoft.com
www.portalsupplychain.com.br
www.insper.edu.br
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.