book_icon

Como as soluções em tecnologia ajudam na LGPD?

As empresas vêm se movimentando para as adequações necessárias à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), buscando soluções em tecnologia para facilitar o processo de transição e adaptação.

O tema privacidade e proteção de dados tem se mostrado mais do que atual. Para estar em conformidade com a LGPD, é preciso revisar e proteger o tráfego das informações e as integrações dos sistemas.

Existem diversas ferramentas e soluções que protegem o compartilhamento de informações, a transferência de aquivos e o envio seguro dos dados. O armazenamento centralizado, por exemplo, permite que os clientes consolidem seus dados de arquivos distribuídos em um único repositório. Na solução Syncplicity, da Axway, os arquivos que antes estavam espalhados por toda a organização – em estações de trabalho de usuários, laptops, dispositivos móveis e servidores de arquivos de escritório – são trazidos para um repositório centralizado, onde estão sujeitos a procedimentos de segurança e controle de acesso.

Para usuários do Syncplicity Enterprise Edition, a função Syncplicity Rights Management amplia os recursos, com proteção aprimorada para documentos do Office (Word, Excel e PowerPoint) e PDF. A proteção permanece em vigor mesmo após a saída da rede corporativa, independentemente da localização dos documentos.

A solução também oferece a capacidade de “limpeza remota” de arquivos armazenados em dispositivos móveis, estendendo os recursos de eliminação para esses dispositivos. São inúmeras as soluções que podem ajudar as empresas nesse momento. Confira, abaixo, algumas delas:
• Autenticação: garante que não haverá acesso não autorizado a arquivos;
• Autorização: políticas baseadas em grupo para configurar direitos por grupo;
• Compartilhamento de afiliados: assegura que o conteúdo seja compartilhado apenas com determinadas empresas;
• Secure Shared Files: segurança adicional e controle em arquivos compartilhados;
• Lixeira: protege contra perda acidental de conteúdo;
• Recuperação de desastre: controle de versão e armazenamento em nuvem;
• Criptografia de dados em repouso e em trânsito;
• Privacidade de dados: SVA e chaves de criptografia personalizadas;
• Integração DLP para ajudar a evitar o vazamento de dados pessoais para pessoas não autorizadas;
• Capacidade de demonstrar que um arquivo foi totalmente excluído;
• APIs para fornecer integração com ferramentas de monitoramento de terceiros;
• Privacidade por design para armazenamento e gerenciamento de conteúdo não estruturado;
• O direito de ser esquecido: como os arquivos são armazenados em um local central, é possível identificar e apagar arquivos específicos sob demanda;
• Notificação de violação: os arquivos de log de auditoria podem ser usados no caso de uma detecção de violação.

Neste cenário, é primordial que as empresas adotem soluções para o gerenciamento de suas transferências de forma tranquila, segura e em conformidade com a legislação. Assim, quando a maior parte da lei entrar em vigor, já estará tudo implementado, sem riscos de multas ou qualquer outro problema.

Por Luis Gustavo Franco, Arquiteto de Soluções da Axway para a América Latina

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.