A complexidade tributária brasileira demanda atenção redobrada da área fiscal e contábil das empresas no momento da geração e entrega das obrigações acessórias. Qualquer detalhe despercebido pode gerar inconsistências que precisam ser corrigidas com o envio de retificações para evitar a incidência de multas e juros. Nesse cenário, a automação fiscal tem se tornado ferramenta essencial para garantir a correta apuração e recolhimento tempestivo dos tributos, além da geração das informações aderentes à legislação, como fez a Sapura, empresa global de engenharia marítima para serviços submarinos que atua no Rio de Janeiro.
Mesmo com uma ferramenta fiscal tradicional do mercado, a Sapura precisava retificar com recorrência uma média de 30% das obrigações acessórias geradas a cada mês, além das anuais. Após a implementação da solução Tax Compliance da Avalara, multinacional de automação fiscal na nuvem, de forma integrada ao ERP, o índice de retificações se aproximou de zero.
De acordo com Thiago Machado, gerente Contábil e Fiscal da Sapura, a atualização automática dos layouts por meio do download dos patches na nuvem garante o processamento dos dados em conformidade com as exigências legais, rotina que não acontecia com a aplicação anterior.
“Investíamos um alto valor em um dos softwares mais tradicionais do mercado, que ainda dependia de customizações e atualizações manuais. Com a automação fiscal da Avalara, as atualizações ficaram automáticas e o custo de implementação foi menor que a aquisição da licença da plataforma anterior”, afirma Machado, que aponta uma economia de 40% nos investimentos em software e em horas-homem dedicadas.
Além da eficiência e do retorno sobre investimento (ROI), o executivo aponta também a facilidade de leitura dos dados e a alta disponibilidade especialmente durante o momento da pandemia como pontos positivos. “A interface simplificada proporciona fácil entendimento da equipe, que trabalhou remotamente com um sistema cem por cento integrado e disponível, garantindo o correto recolhimento das obrigações durante a quarentena”. Machado ressalta que não houve qualquer alteração na rotina da empresa durante a pandemia por conta da solução estar hospedada na nuvem.
Para Alannes Moura, diretor de Produtos da Avalara, a parceria com a Sapura foi importante porque ajudou a empresa a ingressar em um novo segmento e também desenvolver a compatibilidade do produto Tax Compliance com um dos principais ERPs do mercado.
Serviço
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