book_icon

Saiba como implementar uma infraestrutura de dados ágil

Modernização do data center e automação para o processamento de dados, são requisitos fundamentais para as empresas que querem extrair o máximo valor dos dados
Saiba como implementar uma infraestrutura de dados ágil

As empresas estão enfrentando um desafio cada vez maior para extrair o valor dos dados através de uma infraestrutura completa e uma equipe alinhada. Os dados são, na maioria das vezes, responsáveis pelas tomadas de decisão em tempo real. Por isso, é necessário criar recursos de TI para acompanhar as demandas de negócios, como por exemplo, investir em uma arquitetura de TI moderna que integre todas as plataformas, evitando a criação de silos de dados, otimizando os custos e trazendo mais eficiência nas manutenções.
Segundo o relatório “5 tendências que impulsionam o Hype Cycle para tecnologias emergentes, 2020” do Gartner, a tendência que obteve o maior destaque entre as tecnologias emergentes deste ano, foi a de arquiteturas compostas. Essa estrutura ágil permite que a empresa responda às necessidades de negócios em constante mudança. De acordo com o relatório, uma empresa apoiada por uma arquitetura composta deve seguir quatro princípios básicos para oferecer mais resiliência: modularidade, eficiência, melhoria contínua e inovação adaptativa.

Um data center moderno usa dados em tempo real para executar as ações o mais rápido possível; extrai insights de todos os tipos de dados e garante que os dados certos estejam sempre disponíveis

Pensando nisso, Marcelo Sales, diretor de arquitetura e pré-vendas na Hitachi Vantara, fabricante e empresa global em armazenamento e gerenciamento de dados, reuniu alguns insights para auxiliar a sua empresa na implementação de uma infraestrutura de dados ágil.
Modernize o seu data center
Como parte da Transformação Digital, uma das grandes preocupações é com a constante atualização da tecnologia. E para acompanhar essas mudanças, é necessário dispor de uma arquitetura moderna e integrada, que permita acesso contínuo aos dados. Dessa forma, é possível obter relatórios mais completos sobre as reais necessidades da empresa e saber como melhorar o seu desempenho.
Neste momento tão decisivo, é necessário otimizar recursos e acelerar a entrega de projetos. Um data center moderno usa dados em tempo real para executar as ações o mais rápido possível; extrai insights de todos os tipos de dados e garante que os dados certos estejam sempre disponíveis.
Utilize novas tecnologias
A falta de investimentos nos recursos corretos de TI pode impedir a sua empresa de extrair o que há de melhor no valor dos dados. Além disso, o volume de dados só cresce a cada dia, trazendo a necessidade de processar e verificar essas informações diariamente dentro das organizações.
Uma solução pode ser encontrada em ferramentas de automação para o processamento de dados, com o uso de tecnologias como flash, Inteligência Artificial, Machine Learning, cloud e IoT, que são fundamentais para reduzir riscos à medida que novas tecnologias são integradas. Essas ferramentas conseguem padronizar e automatizar tarefas de extração e validação de dados, diminuindo a probabilidade de erros e tornando o processo mais rápido e eficiente.
Seja ativo e não reativo
Para permanecer relevante em um mercado tão competitivo, é necessário atender às demandas de inovação através de aplicativos ou novos serviços. Para que isso aconteça, os gestores devem obter uma nova visão da TI para aumentar a utilização de recursos de infraestrutura, avaliar riscos futuros e fornecer um planejamento mais detalhado das novas estratégias. Essas ações irão agregar mais valor ao negócio, diminuir o tempo de lançamento de um novo produto no mercado, além de acelerar a implementação dos novos serviços.
A Transformação Digital coloca os dados no centro dos negócios. E gerar valor a partir desses dados traz reflexos positivos tanto dentro, quanto fora da empresa. Uma infraestrutura de dados ágil garantirá que a empresa esteja pronta para alcançar o sucesso dos negócios, enquanto mantém sua reputação e garante a disponibilidade dos dados.
É necessário identificar cada estágio dos processos de uso de dados de formas diferentes, para que a empresa consiga armazenar, proteger, enriquecer e ativar dados da maneira correta. Com um roteiro de curto prazo e outro de longo prazo, é possível criar essa base para a agilidade dos negócios.
O passado e o futuro de cada empresa podem ser vistos através de seus dados, são eles que contarão as histórias de sucesso ou de fracasso. E esses dados se tornaram ainda mais valiosos na era digital, seu valor só cresce com o tempo, criando uma fonte poderosa de insights de gerenciamento e vantagem competitiva.
Serviço
www.hitachivantara.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.