book_icon

Aplicativo permite controle da lavoura via satélite

Nascido na Argentina, Sima quer conquistar os agricultores brasileiros pela simplicidade e eficiência no monitoramento
Aplicativo permite controle da lavoura via satélite

Disponível na versão em português há apenas seis meses, o aplicativo Sima (Sistema Integrado de Monitoramento Agrícola) já controla mais de 400 mil hectares em todo o País. Até o fim do ano, a expectativa é de que esse número dobre, graças a parcerias com grandes empresas que estão sendo costuradas. Desenvolvido na Argentina em 2013 por uma AgTech de mesmo nome, hoje a empresa está presente em 8 países da América Latina e possui mais de 3 milhões de hectares monitorados.
Segundo Mauricio Varela, country manager no Brasil e América Latina da empresa, a meta de área da empresa para 2021 é de atingir um volume de 3 milhões de hectares em território nacional, o que os levaria a um número de 8 milhões de hectares no território latino-americano. “Nesse primeiro momento a ideia não é apenas lucrar com o mercado brasileiro, o objetivo é encontrar clientes referência nas mais diversas regiões e reinvestir toda a receita em nossa estratégia, tanto de marketing, atendimento e desenvolvimento de características específicas para o Brasil”, diz.’

Basta o produtor baixar o aplicativo na versão de teste gratuita e fazer o cadastramento da propriedade, informando sua exata localização

Para atingir essa meta, a Sima está estruturando parcerias com os maiores produtores de grãos do Brasil e também grandes companhias e cooperativas do segmento agropecuário. “O potencial do mercado aqui é enorme e os agricultores locais já estão mais acostumados à agricultura digital, além de termos desenvolvido modelos de negócios pensados nas redes de distribuição de insumos, cooperativas e indústrias”, observa o executivo.
Uma das últimas funcionalidades em que a Sima está desenvolvendo é a questão da estimativa de desempenho. Em conjunto com a Nasa Harvest, da Universidade de Maryland (EUA), eles estão trabalhando na previsão de rendimentos. Neste projeto, as imagens de satélite são fornecidas dos Estados Unidos e a validação de dados de campo é realizado pela Sima. O cruzamento dessas informações pode obter um resultado mais preciso do que os satélites identificam. O anúncio oficial dessa parceria será feita em breve.
Outra novidade que a empresa prepara é que seus profissionais estão tentando dar à ferramenta a capacidade de gerar alertas entre vizinhos, para explorar todo o conhecimento em um nível colaborativo bem como criar alertas de qualquer problema. “A cada dia estamos trabalhando para disponibilizar aos produtores e clientes a solução mais completa, intuitiva e inteligente do mercado”, diz Varela.
Funcionamento
A Sima é um aplicativo simples e inteligente, que permite realizar o controle e monitoramento da lavoura de forma georreferenciada, por meio de imagens de satélite, dentro de uma gestão de lançamento e análise de dados em campo, desde o plantio até a colheita, facilitando assim o controle. Para começar, basta o produtor baixar o aplicativo na versão de teste gratuita e fazer o cadastramento da propriedade, informando sua exata localização. Todo produtor tem esses dados, já que é obrigado a ter o CAR – Cadastramento Ambiental Rural.
O aplicativo oferece informações de geolocalização e mapas NDVI (Normalized Difference Vegetation Index ou Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) diretamente no celular ou tablet, permitindo a análise por ambientes diferentes em níveis distintos. Assim, há até a possibilidade de identificar áreas com ervas daninhas ou ataques de pragas.
O sistema faz a análise de informações por meio de tabelas, gráficos e mapas interativos a assim é possível compartilhar relatórios. Isso porque todas as informações ficam armazenadas e disponíveis para consulta a qualquer hora e local.
Serviço
www.sima.ag/pt
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.