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Hospital de campanha usa tecnologia de ponta

Em um ambiente 100% digital, a Digisystem implantou em tempo recorde o sistema Tasy EMR para gerenciar pacientes e ocupação de leitos
Hospital de campanha usa tecnologia de ponta

Em apenas dez dias úteis, a Digisystem implementou o sistema de gestão de saúde Philips Tasy EMR no Hospital de Campanha do Complexo Esportivo do Ibirapuera, inaugurado em maio último para atendimento exclusivo de casos de baixa e média complexidade da Covid-19. Com a solução, foi possível aumentar a eficiência e a agilidade no atendimento dos pacientes e gerir a ocupação dos leitos de enfermaria. Até o momento, já passaram pela instituição mais de 2,2 mil pacientes.
De acordo com Mendel Sanger, diretor executivo da Digisystem, por se tratar de um hospital de campanha, havia dois grandes desafios: o tempo curto de implantação e o treinamento dos usuários (equipes de saúde). “O time de consultoria, em conjunto com a equipe do hospital, utilizou uma abordagem acelerada de implantação, que somada ao escopo reduzido, conseguiu viabilizar o projeto em apenas dez dias úteis. No quesito treinamento, disponibilizamos um time 24 horas por dia, por duas semanas, e assim conseguimos cumprir o objetivo”, explica.

O projeto tem como principal finalidade construir um fluxo ágil e seguro dos processos que envolvem o atendimento aos pacientes, selecionando todos os setores envolvidos na jornada do paciente, incluindo a área de apoio e áreas assistenciais  
A viabilização do projeto ocorreu em parceria da Digisystem com o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), responsável pela administração do hospital. O Seconci já é usuário do Tasy EMR em outros hospitais como o de Cotia (HRC), Itapecerica da Serra (HGIS) e Sapopemba (HESAP). Tanto a Philips, como a Digisystem, viabilizaram o projeto sem a preocupação com o retorno financeiro. Para a infraestrutura, a solução de hosting na nuvem IBM foi escolhida pelas suas características técnicas e pela agilidade de implementação. Recentemente, a Digisystem reforçou sua infraestrutura de tecnologia investindo em nuvem híbrida da IBM e passou a contar com servidores e sistema operacional mais robustos, a fim de aumentar a performance e fortalecer a segurança no ambiente cloud. Para o projeto do Hospital de Campanha, a empresa fornecerá o serviço de sustentação durante os meses do projeto.
O hospital de campanha do Ibirapuera oferece atendimento de forma referenciada em uma estrutura de 240 leitos clínicos de baixa complexidade e 28 leitos de estabilização para pacientes críticos, além de sala de descompressão e tomografia. Por meio de uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 800 colaboradores, entre médicos, enfermeiros e demais profissionais de uma equipe multidisciplinar, a unidade temporária possui recursos tecnológicos de ponta para garantir o atendimento com qualidade e humanização.
O projeto tem como principal finalidade construir um fluxo ágil e seguro dos processos que envolvem o atendimento aos pacientes, selecionando todos os setores envolvidos na jornada do paciente, incluindo a área de apoio e áreas assistenciais. A primeira inclui a farmácia na utilização do controle por código de barras, a internação na implantação da gestão de leitos, fornecendo indicadores em tempo real da ocupação e status, e a integração com o laboratório, possibilitando a visualização dos pacientes por toda a equipe assistencial no prontuário único do paciente. Já as áreas assistenciais compreendem as atividades dos médicos e da enfermagem, com a utilização do prontuário eletrônico com certificado digital, eliminando a utilização de papéis, reduzindo o risco de contaminação dos profissionais e agilizando o acesso às informações.
Luiz Sérgio Almeida da Silva, gerente técnico do hospital de campanha, explica que a implantação do Tasy EMR em um hospital 100% digital permite que os processos operacionais, principalmente as assistências, sejam realizadas dentro de uma única ferramenta. “Isso possibilita uma centralização de todas as informações, otimizando e integrando o trabalho dos médicos e da equipe multi-assistencial. Os dados gerados e consolidados agilizam a tomada decisão clínica”, diz. “Além disso, utilizamos essas informações, para que seja enviado diariamente um boletim médico digital para os familiares desses pacientes, já que não se pode haver visita presencial. Todas essas informações ficam armazenadas no Tasy da Philips”, completa.
Segundo o dr. Luiz Arnoldo Haertel, diretor médico da Philips EMR, o Tasy EMR é uma solução completa de informática em saúde, que integra todas as áreas das instituições médicas, conectando os pontos entre os domínios clínicos e não clínicos ao longo do conceito de health continuum. Por meio dele, o hospital de campanha é capaz de oferecer diagnósticos precisos e tratamentos mais assertivos, além de promover um ambiente mais integrado aos profissionais de saúde no dia a dia de trabalho. “O software reúne todas as informações necessárias para o atendimento, por meio de uma plataforma única, com um banco de dados que permite o gerenciamento completo de processos clínicos, organizacionais e administrativos. Esta análise avançada otimiza os fluxos de trabalho, aumentando a qualidade e a eficiência do atendimento e a segurança do paciente”, diz.
O executivo conta ainda que o grande diferencial do Tasy EMR é promover a gestão de todos os dados em tempo real e a facilidade de compartilhar as informações para a tomada rápida de decisão, que é de extrema importância neste momento crítico de atendimento a pacientes da Covid-19. Além disso, é através do software que ocorre o compartilhamento dos dados necessários para com os órgãos de governo.
Serviço
www.digisystem.com.br
www.philips.com.br
 

Comentários

  1. João Medeiros

    Muito importante termos processos e uma ferramenta adequada! Parabéns pela matéria!

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