A Cooperativa Santa Clara, localizada em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, adotou a infraestrutura hiperconvergente da Nutanix para gerenciar seu ambiente virtual. A implementação foi realizada pela integradora TechChannel, especializada em projetos de consolidação de data centers. Atualmente, a cooperativa está concluindo a melhorias do ambiente de backup, banco de dados, servidores de testes e homologação.
“A melhoria prevista para os ambientes de produção foi concluída. Estamos em fase de conclusão da migração dos ambientes de teste e backup. Com essa aquisição, deixamos de fazer backup em fita e passamos a fazer essa operação somente em disco”, conta Daniel Misturini, gerente de TI da Cooperativa Santa Clara.
O projeto teve início em 2016. Na época, a cooperativa utilizava uma infraestrutura tradicional com blade e storage em dois data centers, que rodavam o hypervisor da Microsoft (Hyper-V). Essa solução ocupava 22 racks em cada ambiente. “Com a aquisição do Nutanix, reduzimos para 8 unidades e melhoramos significativamente a performance do ambiente, além da redução do consumo de energia e de espaço físico”, afirma o gerente.
Após consolidado dentro da empresa e com a necessidade de ampliar a infraestrutura, a cooperativa partiu, em 2019, para a segunda fase do projeto. De acordo com Misturini, o maior desafio foi executar a migração das máquinas virtuais do hypervisor anterior para o Nutanix Acropolis com a menor janela de parada possível. Felizmente, não houve indisponibilidade e tudo ocorreu de forma tranquila. “Outro desafio foi migrar nosso workload de databases SQL Server para a solução Nutanix. Atualmente o database do nosso ERP de produção roda em solução Nutanix Acropolis”, diz.
Mesmo com a atual crise pandêmica do Covid-19, a Cooperativa Santa Clara seguiu seus planos de investimentos e iniciou a terceira fase do projeto com a Nutanix para expandir e melhorar seu ambiente de backup, banco de dados e ambiente de servidores de testes e homologação. “Poderíamos ter reduzido bastante o investimento em novas tecnologias e sanar apenas a necessidade imediatas de backup, mas optamos por melhorar toda a infraestrutura e pensar com visão de longo prazo”, diz.
Com esta última aquisição, a Santa Clara irá ajustar o SQL para o novo nó (ponto de conexão) de produção e, com isso, poderá liberar espaço e recursos para servidores de desenvolvimento e homologação que estão rodando no sistema legado de 2011.
Dessa forma, a tecnologia Nutanix adquirida recentemente passará a ser utilizada como o nó de produção, e o que está atualmente como produção será utilizado para operar os ambientes de teste e desenvolvimento.
O banco de dados tem cerca de 4 TB (terabyte). Todo esse volume de informação, resultado de mais de 67 CNPJs que compõem a cooperativa, precisa fluir de maneira ágil e segura, de forma a garantir total controle dos processos de diversas atividades, que vão desde o mercado varejista até frigoríficos e fábricas de rações para suínos e bovinos. A Cooperativa Santa Clara foi fundada em 1912 por 17 pequenos agricultores. Possui hoje 5,5 mil associados e mais de 2 mil colaboradores.
Serviço
www.nutanix.com
www.techchannel.com.br
www.coopsantaclara.com.br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo