book_icon

DHL Express e Clique Retire se unem para levar e-commerce até a última milha

O projeto tem início neste mês na capital fluminense e conta com a integração dos serviços da DHL aos 40 equipamentos de autoatendimento inteligente da Clique Retire, instalados no MetrôRio
DHL Express e Clique Retire se unem para levar e-commerce até a última milha

A DHL Express, empresa mundial de transporte expresso e logística, acaba de anunciar sua mais recente parceria com a Clique Retire, empresa de autoatendimento para o varejo, para democratizar as opções de entrega e vencer os desafios de última milha no e-commerce. O projeto tem início neste mês na capital fluminense e conta com a integração dos serviços da DHL aos 40 equipamentos de autoatendimento inteligente da Clique Retire, instalados no MetrôRio. A iniciativa visa apoiar os lojistas na oferta de entregas mais acessíveis e alinhadas aos novos hábitos de consumo.
Para as lojas virtuais, a entrega das encomendas é um grande desafio operacional, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, onde grande parte dos moradores de áreas de risco têm restrição de acesso a fretes ou não possuem endereço postal. Outros fatores, como a ausência de porteiros ou disponibilidade para receber as encomendas, também impedem a chegada das remessas ao consumidor final.

Para os e-commerces, este um diferencial competitivo para fortalecer sua marca perante aos clientes e incentivar a sustentabilidade, uma vez que não há emissão de CO2 no trecho de última milha

Com isso, muitas pessoas e comunidades estão, na prática, fora do alcance do comércio eletrônico. Cerca de 47% da população do Rio de Janeiro têm algum tipo de restrição de logística e, em São Paulo, esse índice chega a 25%. Pensando em como melhorar este cenário, a DHL Express passa a oferecer aos varejistas integrados aos seus serviços de entrega porta-porta, bem como aos consumidores, a retirada das encomendas nos e-Box da Clique Retire.
“Os clientes que optam por fazer compras pela internet prezam pela conveniência. Por outro lado, ainda existem muitos desafios a serem superados na entrega de última milha. Buscamos um parceiro que nos permite ir além das barreira e que agrega inclusão e comodidade aos consumidores e lojistas. Com os lockers da Clique Retire, asseguramos que a mercadoria chegue ao destinatário com agilidade e garantimos que a retirada seja feita no momento mais oportuno”, afirma Patricia Starling, diretora comercial da DHL Express. “Para os e-commerces, este um diferencial competitivo para fortalecer sua marca perante aos clientes e incentivar a sustentabilidade, uma vez que não há emissão de CO2 no trecho de última milha”, completa.
Gustavo Artuzo, diretor executivo da Clique Retire, também acredita que a inovação vai beneficiar consumidores e lojistas online, e vai além ao considerar que a parceria pode até mesmo estimular a economia. “Ficamos muito satisfeitos em apoiar a DHL Express neste projeto. A plataforma da Clique Retire facilita a entrega de tudo o que pode ser comprado pela internet e que caiba em um terminal de autoatendimento. Além disso, a parceria também vai beneficiar pessoas que têm dificuldade em receber encomendas, como quem não está em casa no horário comercial ou mora em prédios com portaria remota. Isso potencializa o atendimento a 75% da população do País”, pontua.
Tendo em vista a oportunidade de crescimento deste modelo de entrega, as empresas destacam que a cidade do Rio de Janeiro é o projeto piloto da parceria, iniciada com 10 clientes de e-commerce em prospecção. A iniciativa deve ser expandida em breve para outras regiões do Brasil de acordo com a demanda por atendimento.O plano da Clique Retire é ter entre 500 e mil lockers instalados pelo país até o final de 2020.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.