book_icon

Mensagens mais ricas para aquecer os negócios

Operadoras de telefonia, Google e fabricantes de smartphones anunciam a nova plataforma de mensageria RBM
Mensagens mais ricas para aquecer os negócios

As operadoras de telefonia Claro, Oi, TIM e Vivo lançaram comercialmente, em parceria com o Google e fabricantes de smartphone com sistema operacional Android, o Rich Business Messaging (RBM), uma plataforma de mensageria de negócios que permite oferecer mensagens personalizadas e capazes de tornar a experiência dos consumidores mais relevante, melhorando as taxas de conversão na comunicação.
Com o RBM, será possível criar mensagens com identidade visual da marca ou da empresa, enviar arquivos multimídia e GIF, além de oferecer recursos como relatórios de envio e leitura. A plataforma também permite a utilização de ferramentas que evitam fraudes, como um selo de verificação, que ajudará a confirmar a autenticidade da empresa remetente, além de proteção contra spam, que inclui alerta sobre números suspeitos.

O modelo de cobrança será por mensagem avulsa e por sessão de até 24 horas  

A nova plataforma de mensageria trafega sobre o protocolo Rich Communications Services (RCS), versão mais atualizada do serviço de mensagens SMS, por meio dos aplicativos Android Messages e Samsung Messages, um esforço conjunto do Google e da indústria de telefonia móvel brasileira. Hoje, a RCS está disponível nas quatro operadoras do País e conta com uma base ativa com milhões de usuários, que cresce a cada dia.
A plataforma RBM tem como foco conectar parceiros provedores de serviço de mensageria e empresas que optem por desenvolver experiências mais ricas no engajamento ativo com seus consumidores. Como incentiva a interação e a troca de conversas por meio de diferentes recursos, o RBM contribui para aumentar os resultados.
O serviço é oferecido comercialmente pelas operadoras através dos seus parceiros, por meio de um modelo de cobrança por mensagem avulsa e por sessão de até 24 horas.
Os resultados dos testes realizados no Brasil, em campanhas distintas, superaram as expectativas. As taxas de conversão das iniciativas foram de 5 a 7,8 vezes melhores do que com o SMS. Para este lançamento, as quatro operadoras irão liberar, até o final do ano, o uso de sessões do serviço sem custo do RBM para o Ministério da Saúde enviar informações e orientações relacionadas à Covid-19.
Além disso, não será descontado o tráfego de dados dos usuários que utilizarem o Mensagens para se comunicar por RCS.
Serviço
www.claro.com.br
www.tim.com.br
www.vivo.com.br
www.oi.com.br
www.google.com.br
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.