book_icon

Usina Coruripe migra ambientes do Data Center para Cloud, com apoio da Sky.One

A decisão de migrar foi necessária, já que o modelo de contrato tradicional anterior não oferecia características que possibilitassem configurações mais flexíveis e tampouco elasticidade para crescer e diminuir a infraestrutura conforme a necessidade do negócio
Usina Coruripe migra ambientes do Data Center para Cloud, com apoio da Sky.One

Com o objetivo de promover uma renovação tecnológica em sua Infraestrutura de T.I e em alinhamento com sua constante procura por evolução tecnológica, a Usina Coruripe – uma das produtoras brasileiras de açúcar, etanol e energia, acaba de realizar a migração de todo o seu Data Center tradicional para Cloud. O projeto foi conduzido pela Sky.One, startup de tecnologia especializada no desenvolvimento de plataformas que facilitam o uso da nuvem, e a mudança proporcionou garantia de alta disponibilidade, aumento de performance, segurança e escalabilidade nos processos da usina.
O Gerente de TI da Usina Coruripe, Helder Morais, enfatiza que a empresa busca investir constantemente em novas tecnologias com o objetivo de gerar maior flexibilidade e agilidade aos negócios. Segundo Morais, a decisão de migrar foi necessária, já que o modelo de contrato tradicional anterior não oferecia características que possibilitassem configurações mais flexíveis e tampouco elasticidade para crescer e diminuir a infraestrutura conforme a necessidade do negócio. “A migração para o Azure foi uma decisão estratégica e, neste mesmo contexto, encontramos na Sky.One o nível de maturidade, a expertise e a experiência exigidos para confiarmos todo o projeto e a sustentação de nossa infraestrutura “, esclarece.
O CEO da Sky.One, Ricardo Brandão, afirma que o projeto permitiu além do refresh tecnológico, o aumento de performance. “Nosso serviço Guru.Sky utiliza metodologias consagradas que envolvem o planejamento, o plano de ação, a migração e a sustentação do ambiente. Mesmo com um ambiente complexo como da Usina Coruripe, o projeto foi entregue em cinco meses. Nossa sustentação envolve gestão de SO, backup, monitoramento, network, segurança, suporte, gestão de mudança, DBA, SAP Basis e suporte ao Citrix. Este conjunto de serviços permite uma análise proativa dos indicadores de serviços, melhores práticas, efetividade de uso e ainda uma revisão da arquitetura e eficiência na gestão de custos“, detalha o executivo.
A escolha do Azure como foi conduzida dentro das diretrizes de serviços Multicloud que a Sky.One tem como princípio, onde acredita que as empresas devem consumir nuvens de acordo com a maturidade das suas aplicações, suas características, conformidades e custos que melhor se encaixam às suas necessidades.
Processo de migração para nuvem
Brandão ressalta que o início do processo ocorreu por meio de um assessment completo dos ambientes hospedados no Data Center, levantando a topologia da rede, requisitos técnicos de infraestrutura e sistemas, e dimensionamento dos recursos computacionais, para que o cronograma e plano de ação fossem elaborados juntamente com a Usina. “Em cada fase da migração tivemos a participação de vários especialistas com diferentes perfis (Sysadmin, DBA, Basis, Segurança, Network, DevOps) para garantir o cumprimento do cronograma. Por isso, a participação da área de TI, juntamente com os Key Users da Usina Coruripe, foi imprescindível para o sucesso do projeto”, conta.
O maior desafio de acordo com o Coordenador de Infraestrutura de TI, Ledir Malaquias, foi com relação ao curto prazo para a migração, uma vez que as operações da Usina são praticamente ininterruptas, em função do período de safra. Além disso, Malaquias destaca que a migração do banco de dados Oracle corporativo foi outra questão crítica, devido à quantidade de sistemas que ficariam inoperantes e que deveriam ser migrados simultaneamente ao banco de dados. “Todos os cenários possíveis foram explorados e ensaiados com a participação de ambas empresas trabalhando de maneira integrada. A Sky.One apresentou uma proposta diferente em relação aos fornecedores de soluções tradicionais que havíamos consultado anteriormente. A metodologia comercial simplificada e altamente flexível ajustou-se às nossas necessidades. Ademais, a qualidade técnica da equipe que trabalhou no pré-projeto trouxe confiança para a decisão desta contratação“, afirma.
Benefícios da nuvem
Malaquias explica que após a migração houve melhoras no desempenho de serviços por conta da configuração do hardware responsável pela virtualização do ambiente na nuvem. Além disso, a flexibilidade em realizar ajustes de capacidade nas configurações e agendamento de disponibilidade são outros benefícios de destaque, favoráveis à redução de custos prevista no projeto. Outro ganho imediato foi a troca dos sistemas operacionais AIX, para uma plataforma mais agnóstica, promovendo mais liberdade para migrações descomplicadas.
Para Malaquias, o projeto atendeu as expectativas o que diz respeito à disponibilidade, desempenho e financeiro. “Tivemos uma ótima experiência de relacionamento durante o planejamento do projeto e esta mesma motivação e alto senso de integração permaneceu até a entrega dos resultados. O cronograma e os custos planejados foram seguidos e cumpridos sem desvios e atrasos“, declara. Após a migração, a Sky.One continua realizando o suporte à Usina Coruripe por meio dos serviços Guru.Sky, garantindo assim gestão operacional e serviços consultivos através de métricas de indicadores, além de propostas constantes de melhorias, recomendações de Resize e melhores práticas em todo ciclo contratual.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.