book_icon

Rohde & Schwarz apresenta o upconverter na banda Q/V para teste de payload de satélites

Para possibilitar taxas de dados continuamente mais altas aos usuários finais de links de satélite, os operadores estão usando frequências mais altas, como a banda Q/V, onde estão disponíveis maiores larguras de banda
Rohde & Schwarz apresenta o upconverter na banda Q/V para teste de payload de satélites

O novo upconverter de RF R&S SZV100A da Rohde & Schwarz oferece uma solução para testar transponders de banda larga nos payloads de satélites de alto throughput (VHTS). Com largura de banda de modulação de 2 GHz, o R&S SZV100A cobre toda a faixa de frequência de 36 GHz a 56 GHz.
A banda Q/V oferece maiores larguras de banda para os feeder links de satélite. Por isso, é ideal para a implementação de links de altas taxas de bits. Isso inclui as futuras redes de comunicações e backhaul de celular que podem fornecer grandes volumes de dados aos usuários finais. Os operadores de satélites geoestacionários convencionais e LEO (Low Earth Orbit)estão descobrindo as vantagens dessas novas bandas de satélite.

O upconverter e os geradores de sinais podem ser operados remotamente com um software para PC por meio de uma conexão LAN. O software de controle remoto R&S SZV possibilita uma configuração de teste simples e conveniente 

Os componentes de micro-ondas na banda Q/V são submetidos a altas demandas e, consequentemente, devem passar por muitos testes durante o desenvolvimento e verificação. Amplificadores, conversores, módulos receptores e payloads de satélite completos são alguns exemplos de componentes que devem ser testados na banda Q/V. Especialmente as payloads de satélites, os equipamentos de teste devem cumprir requisitos rigorosos referentes à qualidade desse sinal. Junto com o gerador de sinais vetorial R&S SMW200A, o upconverter na banda Q/V R&S SZV100A oferece cobertura em todas as bandas de satélite, desde VHF à V, adicionalmente, na faixa do 5G na banda Q/V.
A configuração do teste é constituída pelo gerador de sinais vetorial R&S SMW200A, pelo gerador de sinais de micro-ondas e RF R&S SMA100B e pelo upconverter na banda Q/V R&S SZV100A. Com um desempenho de RF extraordinário, o R&S SMW200A fornece o sinal de IF de banda larga modulada com largura de banda de até 2 GHz, ao passo que o R&S SMA100B fornece o sinal de LO de alta precisão. A potência máxima de saída do R&S SZV100A chega a +16 dBm (ponto de compressão de 1 dB).
O design compacto, o baixo peso e os pontos de montagem do R&S SZV100A permitem a instalação muito próximaaoDUT – por exemplo, na parte externa de uma câmara de vácuo térmica (TVAC). A distância entre a fonte de IF ou a fonte de LO e o R&S SZV100A pode ser de até 10 metros, possibilitando uma configuração de teste otimizada.
O upconverter e os geradores de sinais podem ser operados remotamente com um software para PC por meio de uma conexão LAN. O software de controle remoto R&S SZV possibilita uma configuração de teste simples e conveniente.
O R&S SZV100A é um upgrade de baixo custo ideal para os sistemas de teste já existentes. Devido ao software de controle, a configuração constituída pelo R&S SZV100A, R&S SMW200A e R&S SMA100B pode ser operada como se fosse um único instrumento. O R&S SZV100A já está disponível na Rohde & Schwarz.
Serviço
www.press.rohde-schwarz.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.