book_icon

Empresa de energia anuncia plataforma de e-commerce

Loja virtual da EDP Smart levou seis meses para ser desenvolvida, graças à parceria com a Programmer’s
Empresa de energia anuncia plataforma de e-commerce

A EDP Smart, divisão da empresa de energia EDP Brasil, lançou uma plataforma de e-commerce para clientes finais, fruto de uma parceria com a Programmer’s, desenvolvedora de soluções especializada em aplicações digitais e inteligência de dados. O projeto foi idealizado e desenvolvido em apenas seis meses, a partir da utilização do Agile Experience, plataforma exclusiva da Programmer’s, que combina práticas e processos ágeis, junto com o framework do Scrum, um dos grandes responsáveis por acelerar o seu desenvolvimento. A nova plataforma permite aos clientes a possibilidade de comprar produtos e serviços da EDP Smart por meio de uma jornada 100% digital.
Totalmente integrado ao ERP e ao CRM da empresa, o e-commerce da EDP Smart funciona como uma plataforma agregadora das interações da companhia com os clientes. O próximo passo é fazer uso de analytics a fim de coletar dados sobre padrões de consumo e transformá-los em conhecimento a favor da tomada de decisões para os negócios. “Precisaremos cada vez mais de dados e informações para navegarmos nesse ambiente digital, que é algo totalmente inovador para um setor tradicional, como o de energia. Já definimos 300 indicadores, que estão sendo mapeados, englobando a área do Smart como um todo”, diz Nuno Pinto, Head de mobilidade elétrica e negócios B2C da EDP no Brasil.
De acordo com o executivo, a utilização do Agile Experience foi fundamental no desenvolvimento da plataforma de e-commerce. “Agile Experience nos garantiu um ganho de tempo significativo, permitindo testagens rápidas e dinâmicas do produto para correções de rota sempre que necessário. Com as sprints (ciclos curtos de desenvolvimento), tínhamos a real noção do andamento do produto e podíamos fazer ajustes com rapidez. Incorporar a cultura ágil nos mostrou novas formas de implementação de produtos digitais nessa jornada de transformação e foco na experiência do cliente.”

Trata-se de um método de sucesso, que evolui de acordo com o feedback do cliente, o momento do mercado e priorizações internas, permitindo que as organizações inovem com agilidade  

Ainda segundo Nuno Pinto, a escolha pela Programmer’s no desenvolvimento da plataforma de e-commerce levou em conta pontos como capacitação e experiência. “Ter um parceiro com alto grau de conhecimento nos negócios da EDP certamente credenciou a Programmer’s como parceira no novo projeto. Outro ponto forte é que se trata de uma empresa que realmente privilegia o relacionamento próximo e estreito com o cliente, dando confiança e segurança. E o fato de ser uma empresa experiente em agile garantiu a sinergia de que precisávamos para desenvolver um produto tão inovador para o mercado de energia”, comenta o executivo.
“Tem sido uma experiência incrível para a Programmer’s apoiar a EDP em sua jornada digital e cultura ágil no desenvolvimento de produtos. Ser parceira de uma companhia que inova e desafia os padrões tradicionais de relacionamento com os clientes certamente nos motiva a cada vez mais aprimorar nossa oferta ao mercado”, diz Marcelo Mac Fadden, COO da Programmer’s.
Metodologia
O Agile Experience indica caminhos de forma interativa e incremental, expondo ineficiências e possibilitando engajamento por completo de todos os responsáveis pelo desenvolvimento do Product Owner, tempo de desenvolvimento e Scrum Master aos Stakeholders, garantindo que cada item executado esteja completamente alinhado com a estratégia do produto para atingir maior valor no seu mercado.
Trata-se de um método de sucesso, que evolui de acordo com o feedback do cliente, o momento do mercado e priorizações internas, permitindo que as organizações inovem com agilidade. O resultado são produtos digitais com geração rápida de valor, escopo flexível de implementação e retorno rápido do investimento.
Serviço
www.edp.com.br Programmer’s
www.programmers.com.br
 

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.