book_icon

Embratel lança planos empresariais para mercados de IoT e Machine to Machine

Padrão CAT-M proporciona mais otimização no uso de dispositivos conectados e está disponível em planos de 2MB, 5MB, 10MB e 20MB
Embratel lança planos empresariais para mercados de IoT e Machine to Machine

A Embratel anuncia o lançamento de planos de conectividade corporativa CAT-M especialmente dedicados a aplicações de Internet das Coisas (IoT) e Machine to Machine (M2M). A partir de uma rede exclusiva, a tecnologia fornece a empresas de diversos setores o acesso à melhor cobertura para conectar e gerenciar dispositivos. No lançamento, a Embratel oferece cobertura nacional em quatro planos, de 2MB, 5MB, 10MB e 20MB, com taxa de transmissão máxima de 1Mbps e média de 375Kbps. Ao contratar a conectividade, o cliente também passa a ter acesso a um serviço completo de gestão de dispositivos por meio da plataforma Command Center.
Apontado como uma das maiores revoluções no mercado de IoT e M2M para potencialmente substituir as redes 2G e 3G nos próximos anos, o padrão de conectividade CAT-M é desenvolvido sobre a rede 4G LTE e permite maior expansão de sinal por antena, otimizando a utilização de máquinas conectadas de acordo com as necessidades de largura de banda, latência e economia de energia.

Disponível em português, inglês e espanhol, a plataforma possui mais de 45 funcionalidades e possibilita acompanhar informações importantes como a cobertura disponível e o diagnóstico remoto dos dispositivos

“A Embratel nota uma demanda crescente no segmento de IoT e M2M por novos padrões que tornem as operações mais eficientes. Os planos CAT-M Embratel ajudarão a modernizar as aplicações, impulsionando esses mercados”, avalia Marcello Miguel, Diretor Executivo de Marketing e Negócios da Embratel.
A tecnologia é especialmente interessante para segmentos como agronegócio, cidades inteligentes, telemedicina, rastreamento e telemetria, indústria e distribuição de energia, óleo e gás, pois disponibiliza mais velocidade na conectividade, com menor latência. A utilização de CAT-M é indicada, por exemplo, para conectar sensores de medição de energia e segurança predial, para operações de infraestrutura, no controle de automação industrial, em meios de pagamentos, em pontos de venda no varejo, e nos segmentos de iluminação e telemática.
Dispositivos conectados com CAT-M trafegam dados de forma otimizada, em até 15dBm (decibel milliwatt), possibilitando o amplo alcance de sinal da rede LTE com taxas de transmissão de 1 Mbps, mesmo que o aparelho esteja a até 100 km de distância de uma antena. Esse alcance é um grande diferencial principalmente para operações em lugares mais remotos e distantes nos grandes centros urbanos.
O CAT-M proporciona, também, a preservação da bateria dos dispositivos, pois o consumo de energia é bastante reduzido. Como a tecnologia não demanda alta taxa de throughput (taxa de transferência de dados) e possui maior flexibilidade com relação à latência, a vida útil de equipamentos com alimentação própria é ampliada. A rede CAT-M também proporciona às empresas um suporte à confidencialidade da identidade do usuário e integridade dos dados trafegados, além da autenticação e identificação dos aparelhos.
Ao contratar um plano CAT-M Embratel, o cliente tem disponibilizado um serviço de gestão por meio da plataforma Command Center, para maior autonomia e automação no controle de veículos, máquinas industriais e equipamentos de rede elétrica, por exemplo. O monitoramento em tempo real torna a operação de Internet das Coisas e M2M das empresas muito mais eficiente e automatizada.
Disponível em português, inglês e espanhol, a plataforma possui mais de 45 funcionalidades e possibilita acompanhar informações importantes como a cobertura disponível e o diagnóstico remoto dos dispositivos. Por meio da plataforma, é possível efetuar o bloqueio e desbloqueio de chips de forma unitária ou massiva em caso de emergências, analisar o status de APNs (Access Point Name) e acompanhar o plano de conectividade contratado, assim como o consumo de dados e o envio de SMS, de forma automatizada, de cada linha. A plataforma também disponibiliza o histórico de sessões e de localização das máquinas, além da posição em tempo real dos equipamentos.
Com o Command Center, é possível reinicializar de forma remota as configurações e criar perfis de acesso ao sistema e alarmes, por meio de um painel que fornece uma visão geral ou individualizada dos itens conectados, com diversas outras informações importantes para as estratégias de negócios, como indicadores de linhas ativas e suspensas, entre outros dados. Para facilitar a gestão, a Embratel desenvolveu interfaces totalmente intuitivas, com navegação simplificada e rápida.
“Sempre buscamos levar inovações completas ao mercado. A Embratel, marca da Claro para o segmento corporativo, busca unir o fornecimento de planos empresariais CAT-M com a gestão da plataforma Command Center para fornecer às companhias a melhor conectividade para o negócio, com mais controle no gerenciamento remoto de dispositivos”, afirma Eduardo Polidoro, Diretor de Negócios de IoT da Claro.
A infraestrutura e a arquitetura do Command Center utilizam os mais avançados conceitos mundiais de contêiner e microsserviços. Essa arquitetura fornece modularidade à plataforma, facilitando o desenvolvimento, replicação e implementação de novas funcionalidades mais rapidamente, pois os módulos de base já estão prontos.
O lançamento da tecnologia CAT-M reforça o posicionamento da Embratel em fornecer soluções digitais para auxiliar na transformação digital de empresas de diversos segmentos e de todos os portes.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.