book_icon

Com IA, robô realiza check-up gratuito sobre presença digital para PMEs

O robô nerd.bot orienta PMEs sobre como atuar no ambiente online
Com IA, robô realiza check-up gratuito sobre presença digital para PMEs

A Inteligência Artificial já está presente em diversos segmentos do varejo. O Movimento de Inclusão Digital do Varejo Nacional, SeuNegocioNoMapa.com, idealizado pela NerdMonster Digital Retail, startup voltada ao segmento de digital retail focada na presença digital e no marketing local de empresas do varejo de produtos e de serviços, dispõe de uma Inteligência Artificial – o nerd.bot, que analisa a performance das empresas no ambiente digital. Por meio de um chat no site do Movimento, o robô conversa com o varejista, sem nenhuma linguagem complicada ou técnica, coletando as principais informações do estabelecimento para realizar uma análise e apresentar um relatório completo.
Interação com o varejista
O objetivo da conversa com o robô é promover de forma rápida e didática uma interação com o varejista, ajudando-o a ter conhecimento sobre a situação da presença e reputação online do seu negócio no universo digital, oferecendo, ao final, algumas orientações sobre como podem melhorá-la. Com a pandemia e o fechamento total do comércio há alguns meses, os pequenos varejistas que ainda não usavam a internet como um canal para divulgar seus produtos e serviços precisaram se modernizar rapidamente.

De acordo com pesquisas recentes, até março deste ano, menos da metade (35%) dos pequenos negócios usavam a internet para divulgar seus produtos e serviços. Porém, cerca de três meses depois – período do isolamento social – esse número subiu para 70%  

De acordo com levantamento realizado pela NerdMonster Digital Retail, nas últimas oito semanas houve um aumento de 6 mil novas PMEs na procura pelas ferramentas gratuitas oferecidas pelo Movimento. O objetivo destas empresas foi apostar nos canais digitais para tentar sobreviver à crise. “De acordo com pesquisas recentes, até março deste ano, menos da metade (35%) dos pequenos negócios usavam a internet para divulgar seus produtos e serviços. Porém, cerca de três meses depois – período do isolamento social – esse número subiu para 70%. Isso só comprova que, diante do fechamento total do comércio, as empresas foram obrigadas a utilizar a internet como o principal canal de contato com seus consumidores”, comenta o diretor de operações da NerdMonster Digital Retail, Marcos Lavorato.
Passo a passo
Para fazer um check-up online gratuito do estabelecimento, basta acessar o site e seguir as orientações do robô, passando informações básicas como o seu nome, endereço da sua empresa e o CEP. A partir disso, o nerd.bot fará uma busca nos canais em que o negócio está cadastrado, analisando, também, as avaliações e informações da empresa em cada um deles.
Ao final, o robô apresenta informações sobre a situação da presença digital do estabelecimento e oferece algumas orientações de como o varejista pode ampliar o seu alcance digitalmente. O nerd.bot também mostra como está a reputação digital do negócio, explicando, ainda, a importância de responder às avaliações feitas pelos consumidores, para garantir uma imagem mais positiva. “Essa é uma experiência bastante assertiva para quem participa, tendo em vista que, em poucos minutos, é possível obter um panorama geral sobre a presença digital do seu estabelecimento no ambiente online”, comenta Lavorato.
Inteligência Artificial e Assistentes de Voz
Para aqueles varejistas que querem dar um passo à frente e ampliar a sua presença online, existe ainda uma plataforma de multipresença digital e marketing local, bm business monster, da NerdMonster, que torna os estabelecimentos facilmente encontráveis nos principais canais digitais e os inclui até em assistentes de voz. “A plataforma alimenta também assistentes por voz como a Alexa, Google Assistente, entre outros, o que ajuda a aumentar as possibilidades dos estabelecimentos comerciais serem encontrados pelos seus potenciais clientes”, finaliza.
A NerdMonster é uma MadTech (conhecida pela confluência de Marketing, Publicidade e Tecnologia) do segmento de digital retail focada na presença digital e no marketing local de empresas do varejo de produtos e serviços. Fundada em 2015, em São Paulo, a empresa – que é Local Official Partner do Google Meu Negócio no País – atua no mercado por meio da plataforma tecnológica bm, voltada à multipresença digital e marketing local, com dois produtos disponíveis: o bm business monster, para PMEs, e o bm enterprise, para grandes redes.
Serviço
www.seunegocionomapa.com
 

Comentários

  1. Gabi

    Nossa muito legal, a tecnologia é realmente incrível!

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.