book_icon

Programa de Mentoria potencializa carreiras e benefícios a colaboradores e empresa

No Grupo DB1 um hall de 48 mentores compartilhou conhecimento e orientação profissional com mais de 100 colaboradores mentorados
Programa de Mentoria potencializa carreiras e benefícios a colaboradores e empresa

Na correria do dia a dia e com as demandas de trabalho, às vezes não nos damos conta que se tivéssemos alguém para nos orientar na carreira profissional poderíamos ir mais longe e de forma mais rápida.
E essa orientação é exatamente o que a mentoria proporciona:  ajudar outras pessoas a alcançar suas metas, aprimorar seus conhecimentos e indicar possíveis caminhos a seguir. Neste processo, temos os mentores e os mentorados. O mentor é a pessoa mais experiente, que já passou por diversas situações e que pode auxiliar outra pessoa a chegar mais longe. Já o mentorado é a pessoa que está no início da carreira e precisa de uma ajuda para enxergar melhor os próximos passos.

Um dos detalhes deste programa é a execução de um projeto concreto, desenvolvido por quem recebe a mentoria e orientado pelo mentor, para apresentação à área de gestão de pessoas. Isso garante resultado prático ao programa  

Poder contar com as orientações de quem sabe mais ou tem mais experiência em determinado assunto ou prática pode ser determinante para o sucesso de um projeto. A própria carreira de um profissional apresenta desafios e ter quem mostre lições aprendidas, necessidades e acertos pode significar a diferença entre alcançar ou não as metas.
E no Grupo DB1, formado por empresas brasileiras de tecnologia com escritórios no Brasil, Argentina e Estados Unidos, o programa de mentoria acontece desde 2017 e mais de 100 colaboradores já participaram do processo. O objetivo é incentivar que os profissionais com mais experiência passem adiante seu conhecimento técnico para aqueles que anseiam acelerar o seu desenvolvimento.
Os mentores são colaboradores que dominam determinado conhecimento e se voluntariam para o programa. Eles devem demonstrar que têm o tempo necessário disponível para exercer a mentoria e passam a exercê-la com a aprovação do gestor da área em que atuam. Antes, o setor de Gestão de Pessoas realiza um treinamento para capacitar esse colaborador a ser um mentor com orientações sobre metodologias de aprendizagem, comunicação, feedbacks e como conduzir um processo de mentoria, entre outros.
Quem passa a receber o acompanhamento, preferencialmente no desenvolvimento de um projeto em uma área em que não tenha experiência, precisa comprovar o interesse com dedicação ao programa, além da rotina de trabalho, sempre com o conhecimento e a concordância do gestor da área.
Um dos detalhes deste programa é a execução de um projeto concreto, desenvolvido por quem recebe a mentoria e orientado pelo mentor, para apresentação à área de gestão de pessoas. Isso garante resultado prático ao programa.
Além do aprendizado, o benefício está na troca de experiências. Quem recebe a mentoria pode aplicar os conhecimentos adquiridos no dia a dia. Há ganhos também na motivação para os colaboradores aprofundarem o conhecimento em determinadas funções ou assuntos. Mentores e mentorados sentem-se inspirados a aprender e ensinar.
“Ao contrário das capacitações convencionais que promovem o ensino de maneira mais genérica para que todos possam acompanhar, o programa de mentoria garante uma prática mais direta e personalizada de acordo com as necessidades e do ritmo de aprendizado do mentorado”, explica Camila das Neves Balan, Analista de Treinamentos e Gestão do Conhecimento no Grupo DB1.
“Todos os colaboradores da empresa podem se candidatar para participar do programa, sem restrição de cargo, nível hierárquico ou tempo de casa, desde que atendam aos pré-requisitos de elegibilidade descritos para o programa”, detalha Camila. “Já o grupo de mentores, com aproximadamente 48 integrantes, precisa ter mais de seis meses de empresa e avaliação positiva na Avaliação de Desempenho, podendo acompanhar até dois mentorados a cada ciclo”, explica.
O programa traz benefícios claros para o Grupo DB1 como o fortalecimento da cultura, dos valores e da rede de relacionamentos da empresa e a melhoria no convívio entre as gerações de colaboradores, além de favorecer o compartilhamento de conhecimentos e habilidades. O programa também promove a retenção do conhecimento, não só em assuntos técnicos ou formais, mas também no acúmulo de experiência. Mas o maior ganho da empresa é em relação ao seu real e mais valoroso patrimônio: fortalecimento e incentivo a novas capacitações de talentos.
Para a Analista de Testes Cristiane Vanessa Candida Borges, a mentoria foi extremamente positiva em sua rotina de trabalho. “Eu precisava evoluir para o meu dia a dia, vinha estudando, mas era o básico do básico. E a mentoria me ajudou também a definir qual era a minha expectativa, o que eu queria aprender. O mentor conseguiu explicar de forma mais simples e clara os mesmos termos que eu via nos cursos, mas que não conseguia entender. É incrível poder aprender algo de forma gratuita, poder aplicar esse conhecimento na minha carreira e ainda apresentar resultado. Muito feliz por ter feito essa escolha”, comemora.
Já Renan Azevedo Gasperi Garcia, desenvolvedor, explica que “participar do Programa de Mentoria foi uma oportunidade de criar um projeto do zero com apoio de alguém que é referência na área. Com o mentor eu consegui alinhar as necessidades técnicas com meus interesses pessoais e chegar a um resultado concreto. Hoje eu saio da mentoria com um conhecimento sólido e com vontade de participar outras vezes”.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.