De acordo com uma nova pesquisa da VMware, as organizações têm investido no uso de aplicações modernas para adaptar e manter a agilidade e confiabilidade durante a pandemia de Covid-19. O estudo global, realizado em março e abril deste ano, também revela um melhor alinhamento organizacional entre desenvolvedores de aplicações, tomadores de decisão de TI e de negócios, à medida que trabalham juntos para ajudar as empresas em meio à crise. Além disso, apresenta as estratégias que as companhias mais bem-sucedidas estão adotando para melhorar suas experiências digitais.
Há anos, as empresas têm a missão de digitalizar suas operações. A pandemia serviu como aviso para o verdadeiro estado de evolução e os resultados, de acordo com o relatório “Successful Digital Transformation: Apps At The Ready” da VMware, são menos terríveis do que o esperado: apenas 2% de todos os entrevistados disseram que as adaptações rumo à Transformação Digital não foram bem-sucedidas. A chave para o sucesso foram as tecnologias que promoveram a base para qualquer iniciativa de inovação ou projeto de desenvolvimento de aplicações e softwares. Por isso, as organizações que investem na modernização das ferramentas à sua disposição têm os melhores resultados.
“A velocidade com que as empresas mudaram para os canais digitais durante a pandemia sinaliza a importância crítica das aplicações modernas”, aponta Sumit Dhawan, vice-presidente sênior e diretor de Customer Experience da VMware. “As organizações-empresas precisam fazer mais do que transformar recursos para oferecer experiências digitais aos clientes e funcionários. Para prosperar, é necessário cultivar a liderança focada em software, impulsionar o alinhamento entre desenvolvedores de aplicações, área de TI e negócios, além de adotar plataformas estratégicas de tecnologia.”
Seguem abaixo as três principais conclusões da pesquisa:
Aplicações modernas podem ajudar as organizações a terem sucesso durante a pandemia
As aplicações modernas não estão apenas ajudando as empresas a manter sua agilidade e confiabilidade durante a pandemia, elas também estão otimizando a Transformação Digital.
Principais benefícios das aplicações modernas nativas da nuvem durante a pandemia:
Possibilitar equipes de trabalho remoto (54%);
Permitir atualizações rápidas em resposta à mudança de cenário (42%);
Manutenção da disponibilidade (41%).
De acordo com desenvolvedores de aplicações (app devs) e tomadores de decisão em TI (ITDMs), as aplicações modernas também fornecem:
Melhor experiência ao usuário final (46%);
Melhor desempenho de aplicações/softwares (43%);
Uso mais eficiente do tempo do desenvolvedor de aplicações/softwares (43%).
Quase todos os entrevistados (97%) obtiveram algum sucesso, grande ou pequeno, em seus esforços de transformação digital. As três principais prioridades da evolução tecnológica para as organizações são:
Aumentar a eficiência dos negócios (48%);
Melhorar a experiência do cliente (42%);
Atualização de plataformas tecnológicas existentes (39%).
A pandemia mudou a mentalidade e a percepção das pessoas sobre suas empresas
Os entrevistados descreveram as companhias, suas prioridades e relações de trabalho em equipe de maneira diferente antes e durante a pandemia. O alinhamento entre departamentos é um fator crucial para o sucesso nos melhores e piores momentos. E durante a pandemia, sua importância aumentou exponencialmente.
Os entrevistados dos EUA e do Reino Unido* se mostraram mais propensos a concordar que sua empresa estava “na vanguarda e rapidamente adotou a mudança”. Durante a pandemia esse número foi de 25% frente aos 15% antes da pandemia
Houve uma melhoria acentuada na forma como as equipes caracterizaram o relacionamento corporativo durante a pandemia:
A percepção da qualidade do alinhamento entre times de app dev e TI aumentou de 64% no pré-pandemia para 70% durante;
Já entre times de app dev e equipes de negócios, subiu de 57% para 67%;
Enquanto entre equipes de TI e de negócios, aumentou de 55% para 67).
As prioridades de transformação digital “redução de custos” e “melhoria da experiência do funcionário” tiveram peso mais parecido durante a pandemia (29% e 27%, respectivamente) do que antes dela (37% e 20%, respectivamente).
Líderes preocupados com softwares, ferramentas modernas e processos ágeis ajudam a melhorar a experiência digital
De acordo com a pesquisa, as empresas que buscam prosperar no mundo digital devem adotar uma liderança experiente em tecnologia, processos modernos de desenvolvimento de aplicações/softwares e ferramentas modernas de desenvolvimento para fornecer com êxito novos apps e atualizar/melhorar os apps já existentes.
Os líderes são importantes: 88% dos entrevistados afirmaram que as organizações com líderes focados em software são mais bem-sucedidas.
Abrace os processos do desenvolvedor: 80% dos app devs e dos ITDM concordam que a inclusão da atividade, como teste e aprendizado, permitiria que as empresas trabalhassem de maneira mais eficiente.
Ferramentas de modernização: 80% dos dev apps e ITDMs dizem que as equipes devem modernizar as tecnologias usadas para desenvolver e implementar aplicações e softwares, para que os projetos de desenvolvimento sejam mais bem-sucedidos.
Desenvolvimento diferenciado: 79% dos app devs e ITDM concordaram que as companhias não serão capazes de oferecer a melhor experiência ao usuário final sem modernizar com êxito os processos de desenvolvimento de aplicações/software.
Empresas de alta performance (HP), aquelas que crescem mais de 15% ao ano, são melhores do que organizações de baixa performance (UP), as quais apresentam queda na receita anual, nos seguintes pontos:
Novos projetos de desenvolvimento de software/aplicações que chegam à produção (73% HP versus 40% UP);
Proporção média de tempo gasto por app devs e ITDMs no processo de desenvolvimento e inovação de apps (50% HP versus 39% UP);
Mais da metade de seus processos de desenvolvimento pode ser considerada ágil (83% HP versus 24% UP).
Metodologia
O relatório “Successful Digital Transformation: Apps At The Ready” da VMware é baseado em uma pesquisa com 5.000 tomadores de decisão de negócios, de TI e desenvolvedores de aplicações em empresas de médio a grande porte em 17 países ao redor do mundo. A Vanson Bourne conduziu o estudo em março e abril de 2020.
Recursos Adicionais
Leia o Resumo Executivo do Relatório Global de Pesquisa da VMware
Os softwares da VMware capacitam a complexa infraestrutura digital do mundo. As ofertas de nuvem, rede, segurança e espaço de trabalho digital da empresa fornecem uma base digital dinâmica e eficiente para mais de 500 mil clientes globalmente, auxiliada por um ecossistema de 75 mil parceiros. Com sede em Palo Alto, Califórnia, a VMware está comprometida em ser uma força positiva, desde suas inovações revolucionárias até o seu impacto global.
Serviço
www.vmware.com/company.html
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