book_icon

Transformação Digital não falhou, revela pesquisa da VMware

Estudo global mostra que as empresas estão movendo-se rapidamente para a digitalização em meio à pandemia de Covid-19. Isso está ajudando a entregar uma experiência mais centrada nas pessoas
Transformação Digital não falhou, revela pesquisa da VMware

transformação digitalDe acordo com uma nova pesquisa da VMware, as organizações têm investido no uso de aplicações modernas para adaptar e manter a agilidade e confiabilidade durante a pandemia de Covid-19. O estudo global, realizado em março e abril deste ano, também revela um melhor alinhamento organizacional entre desenvolvedores de aplicações, tomadores de decisão de TI e de negócios, à medida que trabalham juntos para ajudar as empresas em meio à crise. Além disso, apresenta as estratégias que as companhias mais bem-sucedidas estão adotando para melhorar suas experiências digitais.
Há anos, as empresas têm a missão de digitalizar suas operações. A pandemia serviu como aviso para o verdadeiro estado de evolução e os resultados, de acordo com o relatório “Successful Digital Transformation: Apps At The Ready” da VMware, são menos terríveis do que o esperado: apenas 2% de todos os entrevistados disseram que as adaptações rumo à Transformação Digital não foram bem-sucedidas. A chave para o sucesso foram as tecnologias que promoveram a base para qualquer iniciativa de inovação ou projeto de desenvolvimento de aplicações e softwares. Por isso, as organizações que investem na modernização das ferramentas à sua disposição têm os melhores resultados.

O estudo global, realizado em março e abril deste ano, também revela um melhor alinhamento organizacional entre desenvolvedores de aplicações, tomadores de decisão de TI e de negócios, à medida que trabalham juntos para ajudar as empresas em meio à crise  

“A velocidade com que as empresas mudaram para os canais digitais durante a pandemia sinaliza a importância crítica das aplicações modernas”, aponta Sumit Dhawan, vice-presidente sênior e diretor de Customer Experience da VMware. “As organizações-empresas precisam fazer mais do que transformar recursos para oferecer experiências digitais aos clientes e funcionários. Para prosperar, é necessário cultivar a liderança focada em software, impulsionar o alinhamento entre desenvolvedores de aplicações, área de TI e negócios, além de adotar plataformas estratégicas de tecnologia.”
Seguem abaixo as três principais conclusões da pesquisa:
Aplicações modernas podem ajudar as organizações a terem sucesso durante a pandemia
As aplicações modernas não estão apenas ajudando as empresas a manter sua agilidade e confiabilidade durante a pandemia, elas também estão otimizando a Transformação Digital.
Principais benefícios das aplicações modernas nativas da nuvem durante a pandemia:
Possibilitar equipes de trabalho remoto (54%);
Permitir atualizações rápidas em resposta à mudança de cenário (42%);
Manutenção da disponibilidade (41%).
De acordo com desenvolvedores de aplicações (app devs) e tomadores de decisão em TI (ITDMs), as aplicações modernas também fornecem:
Melhor experiência ao usuário final (46%);
Melhor desempenho de aplicações/softwares (43%);
Uso mais eficiente do tempo do desenvolvedor de aplicações/softwares (43%).
Quase todos os entrevistados (97%) obtiveram algum sucesso, grande ou pequeno, em seus esforços de transformação digital. As três principais prioridades da evolução tecnológica para as organizações são:
Aumentar a eficiência dos negócios (48%);
Melhorar a experiência do cliente (42%);
Atualização de plataformas tecnológicas existentes (39%).
A pandemia mudou a mentalidade e a percepção das pessoas sobre suas empresas
Os entrevistados descreveram as companhias, suas prioridades e relações de trabalho em equipe de maneira diferente antes e durante a pandemia. O alinhamento entre departamentos é um fator crucial para o sucesso nos melhores e piores momentos. E durante a pandemia, sua importância aumentou exponencialmente.
Os entrevistados dos EUA e do Reino Unido* se mostraram mais propensos a concordar que sua empresa estava “na vanguarda e rapidamente adotou a mudança”. Durante a pandemia esse número foi de 25% frente aos 15% antes da pandemia
Houve uma melhoria acentuada na forma como as equipes caracterizaram o relacionamento corporativo durante a pandemia:
A percepção da qualidade do alinhamento entre times de app dev e TI aumentou de 64% no pré-pandemia para 70% durante;
Já entre times de app dev e equipes de negócios, subiu de 57% para 67%;
Enquanto entre equipes de TI e de negócios, aumentou de 55% para 67).
As prioridades de transformação digital “redução de custos” e “melhoria da experiência do funcionário” tiveram peso mais parecido durante a pandemia (29% e 27%, respectivamente) do que antes dela (37% e 20%, respectivamente).
Líderes preocupados com softwares, ferramentas modernas e processos ágeis ajudam a melhorar a experiência digital
De acordo com a pesquisa, as empresas que buscam prosperar no mundo digital devem adotar uma liderança experiente em tecnologia, processos modernos de desenvolvimento de aplicações/softwares e ferramentas modernas de desenvolvimento para fornecer com êxito novos apps e atualizar/melhorar os apps já existentes.
Os líderes são importantes: 88% dos entrevistados afirmaram que as organizações com líderes focados em software são mais bem-sucedidas.
Abrace os processos do desenvolvedor: 80% dos app devs e dos ITDM concordam que a inclusão da atividade, como teste e aprendizado, permitiria que as empresas trabalhassem de maneira mais eficiente.
Ferramentas de modernização: 80% dos dev apps e ITDMs dizem que as equipes devem modernizar as tecnologias usadas para desenvolver e implementar aplicações e softwares, para que os projetos de desenvolvimento sejam mais bem-sucedidos.
Desenvolvimento diferenciado: 79% dos app devs e ITDM concordaram que as companhias não serão capazes de oferecer a melhor experiência ao usuário final sem modernizar com êxito os processos de desenvolvimento de aplicações/software.
Empresas de alta performance (HP), aquelas que crescem mais de 15% ao ano, são melhores do que organizações de baixa performance (UP), as quais apresentam queda na receita anual, nos seguintes pontos:
Novos projetos de desenvolvimento de software/aplicações que chegam à produção (73% HP versus 40% UP);
Proporção média de tempo gasto por app devs e ITDMs no processo de desenvolvimento e inovação de apps (50% HP versus 39% UP);
Mais da metade de seus processos de desenvolvimento pode ser considerada ágil (83% HP versus 24% UP).
Metodologia
O relatório “Successful Digital Transformation: Apps At The Ready” da VMware é baseado em uma pesquisa com 5.000 tomadores de decisão de negócios, de TI e desenvolvedores de aplicações em empresas de médio a grande porte em 17 países ao redor do mundo. A Vanson Bourne conduziu o estudo em março e abril de 2020.
Recursos Adicionais
Leia o Resumo Executivo do Relatório Global de Pesquisa da VMware
Os softwares da VMware capacitam a complexa infraestrutura digital do mundo. As ofertas de nuvem, rede, segurança e espaço de trabalho digital da empresa fornecem uma base digital dinâmica e eficiente para mais de 500 mil clientes globalmente, auxiliada por um ecossistema de 75 mil parceiros. Com sede em Palo Alto, Califórnia, a VMware está comprometida em ser uma força positiva, desde suas inovações revolucionárias até o seu impacto global.
Serviço
www.vmware.com/company.html
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.