book_icon

Realidade Virtual impulsiona mundo corporativo

Jogos podem contribuir em diversas áreas de empresas e momentos de entretenimento
Realidade Virtual impulsiona mundo corporativo

Investir no virtual foi a maneira que muitas empresas encontraram para manter o negócio funcionando, nesse momento de pandemia e retomada gradual das atividades presenciais. Por meio da estrutura de games (meta a ser conquistada, regras, prêmio para quem alcança o objetivo), é possível resolver problemas, aprimorar aprendizados, motivar pessoas, entre outras melhorias, e trouxe a possibilidade de treinamentos e entretenimento onlines.
“Os jogos cooperativos ajudam na gestão e no desenvolvimento de pessoas. É muito natural para o ser humano agir de forma individual, pensando apenas em si mesmo, o que faz com que o senso de cooperação fique em segundo plano”, explica o especialista em comunicação, liderança e desenvolvimento humano e fundador da Conte, Matheus Jacob. A Conte é referência no treinamento de empresas e líderes em habilidades, como expressividade, influência e carisma.
“Por meio dos jogos, é possível ensinar as pessoas como lidar e agir em equipe e, comprovadamente, o desempenho e o resultado são muito melhores se comparados com outras iniciativas. Para isso, criamos um jogo, em um contexto totalmente diferente do trabalho, mas que mostre os ganhos de agir juntos, de forma cooperativa. Depois, fazemos a ponte disso para o cotidiano”, afirma Matheus.

A vantagem de um treinamento gamificado é que ele consegue despertar o interesse e promover o engajamento do participante, o que gera resultados muito melhores do que os métodos convencionais, além de ser capaz de avaliar habilidades como raciocínio abstrato e atenção  

Também de olho nessa tendência da gamificação, a Fugativa Escape Games e a Xgen, especialista em soluções de relacionamento digital, firmaram uma parceria para desenvolver um modelo treinamento corporativo gamificado, adaptado aos dias atuais por meio do chatbot, programa de computador que simula a comunicação humana. A ferramenta permite que empresas realizem treinamentos, avaliações e processos seletivos em um ambiente virtual moderno e envolvente.
Chamada de Chat Bot Game, a ferramenta pode ser desenvolvida nos principais canais de comunicação online, como WhatsApp, Facebook Messenger, WebChat, Apple Business Chat, Telegram e Google RBM, além dos próprios canais do cliente. A base de conhecimento, ou seja, o conteúdo necessário para o treinamento, pode ser criado tanto pelo cliente quanto pela equipe do Chat Bot Game.
“A ferramenta pode ser adaptada às necessidades de cada cliente, tanto em relação ao canal de comunicação utilizado quanto ao conteúdo”, explica Fabio Passerini, fundador e sócio-diretor da Fugativa. “A vantagem de um treinamento gamificado é que ele consegue despertar o interesse e promover o engajamento do participante, o que gera resultados muito melhores do que os métodos convencionais, além de ser capaz de avaliar habilidades como raciocínio abstrato e atenção”, explica. “A empresa também consegue saber em que etapa as pessoas estão errando mais para que possa reforçar o treinamento naquele ponto”.
O modelo disponível para testes simula o roubo a um museu. O participante recebe pistas que o levam na direção de desvendar o enigma – onde será o roubo, o que será roubado e para onde os assaltantes planejam fugir.
Matheus Jacob é formado em Economia pelo Insper, mestre em Filosofia pela PUC-SP, com educação executiva em Liderança e Comunicação pela Chicago Booth Business School e em Retórica e Persuasão pela Harvard University. É autor dos livros ‘Homem que Sente’ (2016) e ‘Coragem de Existir’ (2019), considerado um dos escritores mais lidos e comentados nas redes sociais, com mais de meio milhão de leitores. Em 2019, Matheus fundou a Conte, empresa especializada no treinamento de empresas e líderes em habilidades de comunicação e liderança, como expressividade, influência e carisma.
Fundada por Matheus Jacob em 2019, a Conte é referência em treinamentos de comunicação, liderança e desenvolvimento humano, trazendo o que há de mais sofisticado para líderes e empresas. Entre seus atuais clientes, estão as principais empresas do Brasil, como: Google, Itaú, BNDES, Honda, Danone, Nestlé, XP Investimentos, Red Bull, OLX, Pfizer, entre outras.
Primeira empresa de escape games do Brasil e uma das mais conceituadas do setor, a Fugativa também foi pioneira ao adaptar os jogos de fuga para o mercado corporativo, tendo realizado treinamentos e dinâmicas para diversas empresas nos últimos anos.
Especialista em soluções de relacionamento digital, a Experience Generation, nomenclatura da Xgen, foi fundada em 2002. A empresa traz em seu DNA a paixão pela inovação, a excelência em seus serviços e a entrega de uma experiência memorável no atendimento aos seus clientes.
Serviço
www.xgen.com.br
www.fugativa.com.br

Chat Bot Game

Conte

estrutura de games

Fabio Passerini

Fugativa Escape Games

jogos cooperativos

Matheus Jacob

mundo corporativo

Realidade Virtual

Xgen

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento