book_icon

Paessler monitora sistemas médicos heterogêneos em único ponto de controle

Painéis de controle do PRTG monitoram também a área de TI e revelam, em instantes, a informação precisa que os administradores de saúde desejam ver

Paessler monitora sistemas médicos heterogêneos em único ponto de controle

A Paessler AG, empresa especializada em monitoramento de redes, apresenta o PRTG Network Monitor, a primeira solução para monitoramento de redes hospitalares que inclui sensores projetados para os protocolos Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM) e Health Level Seven International (HL7). Esses protocolos são usados em todo o sistema de saúde em todo o mundo.
Segundo Luis Arís, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Paessler para América Latina, a partir de agora, a indústria dos serviços de saúde, incluindo hospitais, clínicas médicas, empresas de radiologia, laboratórios, empresas farmacêuticas entre outros, pode monitorar toda a sua infraestrutura de TI e os sistemas médicos e clínicos simultaneamente com uma única solução, em um único painel de controle, em tempo real.

O PRTG possibilita monitorar continuamente o desempenho de redes, sistemas, hardware, aplicações e dispositivos conectados – locais, na nuvem ou em ambientes híbridos que incluam ativos físicos e virtualizados

Arís explica que, quando ocorre algo errado, como falha de uma ventoinha de um servidor, ou é atingido qualquer limiar predeterminado de desempenho dos sistemas médicos, o PRTG alerta os usuários autorizados e a configuração é feita em minutos. Sensores especializados, incluindo-se os associados à Internet das Coisas, também podem ser facilmente acrescentados.
Nos cada vez mais complexos sistemas de TI de saúde da atualidade, a falha de um único dispositivo, um erro mínimo no software ou até mesmo um simples erro humano pode ter significantes repercussões sobre as operações da empresa de saúde e – mais importante – no cuidado com o paciente. “Estamos falando de vidas aqui, então, isso quer dizer que mais do que nunca, é necessário enxergar um problema antes mesmo que ele aconteça. E o monitoramento eficaz da rede é crucial para isso”, afirma o executivo da Paessler.
O PRTG possibilita monitorar continuamente o desempenho de redes, sistemas, hardware, aplicações e dispositivos conectados – locais, na nuvem ou em ambientes híbridos que incluam ativos físicos e virtualizados. Com informações provenientes dos mais de 200 sensores pré-configurados oferecidos pela Paessler, os painéis de controle do PRTG revelam, em instante, a informação precisa que os administradores de saúde desejam ver. Isso inclui desde informações em tempo real acerca do desempenho e da saúde da rede como um todo, até detalhes granulares como a temperatura e os níveis de capacidade de servidores e dispositivos individuais.
Sensores DICOM e HL7
Outro ponto que vale destacar são os sensores Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM) e Health Level Seven International (HL7) do PRTG. Esses sensores capacitam os profissionais de TI e administradores da área da saúde a monitorar uma variedade de sistemas e funções críticos, incluindo:
· Sistemas de Informações Hospitalares (HIS, SIH): O PRTG possibilita visualizar o que está acontecendo em todo o SIH integrado, não somente a relação com o intercâmbio de dados, mas também os recursos computacionais e dispositivos envolvidos. Notavelmente, o PRTG pode ser implementado localmente ou na nuvem e tem sensores especialmente criados para muitas das mais amplamente usadas soluções de TI da indústria, incluindo as de Amazon Web Services, Cisco, Fujitsu, Microsoft, NetApp, VMware e outros. Com o PRTG, nunca foi tão fácil os departamentos de TI dos hospitais monitorarem integralmente seus sistemas médicos, financeiros e administrativos.
· Sistemas de Gerenciamento de Informações Laboratoriais (LIMS): O PRTG também facilita supervisionar todos os sistemas e dispositivos integrados a processos laboratoriais, bem como os dados transportados entre eles, incluindo-se informações referentes a gerenciamento de amostras, testes, análise, descarte e conformidade. O monitoramento também assegura que os médicos e as equipes clínicas tenham acesso rápido aos achados de que necessitam.
· Sistemas de Informações de Radiologia (RIS): Todos os sistemas, hardware e software de departamentos de radiologia e imagens, e fluxos de trabalho associados, podem ser monitorados por meio do painel de controle intuitivo do PRTG – capacitando a TI a determinar facilmente a causa de qualquer atraso na entrega de imagens entre dispositivos, departamentos ou médicos.
· Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens (PACS): O PRTG também monitora todo o PACS, possibilitando assegurar que todos os sistemas necessários para a segurança na movimentação, no armazenamento e no arquivamento de imagens funcionam conforme o esperado. Isso inclui as workstations usadas para visualizar e interpretar scans.
Serviço
www.paessler.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.