book_icon

Videoconferência é estratégica para atendimento no setor público

Um exemplo vem de Gravataí, Rio Grande do Sul, onde a tecnologia é utilizada para manter alguns serviços à população durante a pandemia
Videoconferência é estratégica para atendimento no setor público
A pandemia do coronavírus acelerou a digitalização dos serviços e já tem prefeitura que usa videoconferência para atendimento à população. É o que acontece em Gravataí, na Grande Porto Alegre, cidade com 281 mil habitantes.

Especializada em soluções em nuvem, a catarinense IPM Sistemas atua em parceria com o poder público no projeto de atendimento por videoconferência. “A digitalização de processos, que já vinha ocorrendo em todo o Brasil, especialmente na iniciativa privada, ganhou muita força durante a pandemia e a tendência é acelerar ainda mais, pois todos perceberam que utilizar tecnologia pode de fato melhorar o serviço público”, observa o empresário Aldo Mees.
Para o munícipe de Gravataí resolver questões sobre impostos municipais ou notas fiscais eletrônicas, basta fazer um agendamento pela internet e acessar uma sala virtual para ser atendido por um servidor público. A expectativa com a inovação é tão grande que o prefeito Marco Alba avalia o uso da modalidade de atendimento também por outros setores da Prefeitura.
O próprio cidadão define a data e o horário de preferência
Nas reuniões por vídeo os atendentes podem verificar documentos exigidos para abrir processos administrativos, o que dá conforto e segurança, tanto para a população quanto para os funcionários da prefeitura. “O serviço por videoconferência nos ajuda a manter o distanciamento sem perder a eficácia, pois as pessoas podem esclarecer dúvidas ao vivo. O grau de resolutividade é alto”, diz.
Como usar a ferramenta
Para usar a ferramenta, o contribuinte precisa acessar o portal do município. Em seguida, no menu de autoatendimento, é só escolher a opção ‘vídeo atendimento’ e optar pelos serviços disponíveis. O próprio cidadão define a data e o horário de preferência. No dia escolhido, basta repetir o procedimento de acesso e, no horário marcado previamente, a pessoa abrirá a sala virtual e será atendida. Isso pode ser efetuado tanto por computador quanto em um smartphone.
Serviço
gravatai.atende.net
Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.