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Os perigos da sobrecarga digital no home office

Empresas de todo o mundo que adotaram o home office como arma para o combate ao novo coronavírus vivem um momento completamente diferente de tudo o que já foi visto. Com a comunicação entre as equipes 100% remota e todo o trabalho realizado em ambientes digitais, o bem estar dos colaboradores precisa ser levado em conta, especialmente para evitar uma sobrecarga digital.
O relatório State of Mobile 2020, da AppAnnie, mostra que usuários de smartphones passam, em média, 3,7 horas por dia no celular. E uma pesquisa do Harvard Business aponta que os trabalhadores recebem 350 mensagens relevantes por semana. No caso de executivos, são 300 mensagens por dia. Pensando que todo o trabalho no home office está concentrado em meios digitais, esse volume de informações certamente aumentará. Como lidar com isso?
Antes de tudo, é preciso entender os problemas que a sobrecarga gera no bem estar do colaborador, refletindo também na sua produtividade. Assim como um computador, nosso cérebro possui uma capacidade determinada para armazenar informações e estímulos. No caso de um dispositivo eletrônico, ao atingir esse limite de memória, ele passa a funcionar com menos eficiência. Com a mente humana não é diferente. Quanto mais informações nos bombardearem, menor será a nossa capacidade de atenção e criatividade.
Em uma pesquisa de quase dois anos, o professor Nicholas Bloom, da Universidade de Stanford (EUA), chegou à conclusão de que o home office melhora a saúde mental e física dos colaboradores, reduz as emissões de carbono e, para as empresas, gera uma considerável economia mensal. Portanto, nesse período de quarentena, é fundamental que as empresas promovam ações para evitar esse tipo de problema e colham os bons frutos do trabalho remoto.
Ao trabalhar de casa, vida pessoal e profissional podem se confundir. Com isso, é muito comum que funcionários acabem ultrapassando o expediente estipulado ou deixem de fazer o tradicional horário de almoço no meio do dia. O gestor precisa entender que horários de folga são livres, logo, o funcionário tem todo o direito de se desconectar e fazer o que bem entender. O expediente combinado em contrato deve ser respeitado em qualquer hipótese, incluindo o registro de horas extras caso essas sejam necessárias.
O respondedor automático de e-mail é uma ferramenta muito simples, mas essencial para evitar que o colaborador se sinta pressionado a olhar sua caixa de mensagens durante os períodos de folga. Ela também atua como um elemento de “educação” de clientes e gestores, reforçando os horários em que o colaborador está disponível para tratar de assuntos referentes ao trabalho e os horários em que não está.
Durante o home office, é natural que o volume de e-mails aumente. A troca de e-mails em excesso, com longas threads para tratar de assuntos rotineiros, atrapalha a produtividade e pode causar atritos de comunicação. Por isso, o ideal é utilizar redes sociais corporativas, que permitem que colaboradores e gestores se comuniquem de forma mais fluida e rápida. Isso facilita a sinergia entre todo o time e mantém a proximidade entre todos os membros, mesmo que fisicamente distantes uns dos outros. Sem o tradicional almoço em grupo ou o cafezinho da tarde, essas redes se tornam o ambiente no qual os colaboradores vão interagir uns com os outros não só em assuntos relacionados a trabalho, mas também vão compartilhar suas experiências e sensações.
Por incrível que pareça, a tecnologia é uma aliada no combate à sobrecarga digital. A Inteligência Artificial e a automação de processos robóticos (RPA) podem ajudar colaboradores a administrarem suas rotinas de forma mais eficiente. Algumas ferramentas, por exemplo, têm a capacidade de identificar e-mails prioritários, colocando os funcionários no controle do fluxo digital recebido.
Além de tudo isso, é importante ressaltar que uma situação como a que vivemos é completamente atípica e pode ser assustadora para algumas pessoas. Por isso, cabe ao gestor ter a sensibilidade de entender o limite dos seus liderados e se mostrar presente para ouvir suas dores e receios. Para os colaboradores, é essencial se ocupar de tarefas prazerosas durante as folgas, evitando o bombardeio de informações e tornando o período de quarentena menos estressante.
Por George Paiva, diretor de RH da Orange Business Services na América Latina

AppAnnie

George Paiva

Harvard Business

Orange Business Services na América Latina

relatório State of Mobile 2020

sobrecarga digital no home office

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Comentários

  1. Marcelo Lopes

    Excelente reflexão! O aumento de produtividade de quem trabalha em Home Office pode levar a uma exaustão a longo prazo se não houver o cuidado devido com as pessoas.

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