book_icon

Google Cloud apresenta soluções de dados e segurança em multi-cloud

O BigQuery Omni, desenvolvido para a plataforma multi-cloud Anthos, fornece uma experiência de análise unificada do que está hospedado na nuvem, enquanto o portfólio Confidential Computing possibilita a criptografia dos dados em uso
Google Cloud apresenta soluções de dados e segurança em multi-cloud

O Google Cloud dá o pontapé inicial no Next OnAir 2020, a versão digital do maior evento de tecnologias de nuvem do Google, com o anúncio de soluções nas áreas de segurança e análise inteligente de dados, para acelerar a capacidade de Transformação Digital dos clientes por meio da computação em nuvem.
A nova solução flexível BigQuery Omni permite que os clientes analisem dados entre plataformas: os dados são um dos ativos mais importantes no impulsionamento da Transformação Digital, mas geralmente estão agrupados em servidores locais, em sistemas próprios ou em nuvens de diferentes provedores.
Desenvolvido pela Anthos, do Google Cloud, a inovação permitirá que os clientes conectem diretamente seus dados no Google Cloud, AWS e Azure para que sejam analisados sem a necessidade de mover ou copiar conjuntos de dados. Em uma interface única de usuário, os clientes poderão analisar dados na área em que eles estão armazenados, proporcionando uma experiência única de análise.

O BigQuery Omni fornece às empresas a capacidade de abertura necessária para quebrar silos e criar insights de negócios, sem ter que pagar altas taxas para mover dados a partir de outros provedores de nuvem para o Google Cloud  
“Para os clientes, mover dados entre nuvens diferentes é complicado e caro. Em busca de solucionar esse problema, continuamos investindo em estruturas multi-cloud, em um esforço para democratizar o acesso às melhores tecnologias para cada cliente, independentemente do provedor de nuvem que eles estejam usando”, afirma Debanjan Saha, gerente geral e vice-presidente de engenharia do Google Cloud. “O BigQuery Omni fornece às empresas a capacidade de abertura necessária para quebrar silos e criar insights de negócios, sem ter que pagar altas taxas para mover dados a partir de outros provedores de nuvem para o Google Cloud”, completa.
“À medida em que a adoção de nuvens híbridas e multi-cloud se tornam uma regra, as empresas estão procurando cada vez mais por soluções para dados que proporcionem uma experiência consistente e de menor complexidade no uso de várias nuvens, além de permitir a utilização contínua dos investimentos em infraestrutura existentes. O lançamento do BigQuery Omni é um marco importante que reafirma a estratégia do Google Cloud para ajudar os clientes a operar com eficiência em ambientes multi-cloud “, comenta Eduardo Lopez, Presidente de Google Cloud para América Latina.
O novo portfólio de Confidential Computing permite criptografia de dados em uso: à medida em que as organizações transferem suas cargas de trabalho para a nuvem, uma das maiores preocupações que elas têm é como processar os dados confidenciais enquanto os mantêm totalmente privados. O Google Cloud criptografa estes dados tanto em repouso, como em trânsito, porém os dados do cliente precisam ser descriptografados para o processamento.
A Confidential Computing é uma tecnologia inovadora que criptografa dados em uso – enquanto estão sendo processados. Os ambientes que utilizam a solução mantêm os dados criptografados na memória e em outros locais, fora da unidade central de processamento (CPU). Essa tecnologia transformará a maneira de como as organizações processam seus dados na nuvem e mantêm o controle sobre os mesmos, preservando sua confidencialidade.
A Confidential VMs é a primeira solução de Confidential Computing do Google Cloud. O provedor de nuvem já emprega uma variedade de técnicas de isolamento e sandboxing – mecanismo de segurança para separar programas em execução – como parte de sua infraestrutura para ajudar na proteção de sua arquitetura de multi-locatários. As Confidential VMs, agora na versão beta, levam essa proteção a um novo patamar, oferecendo criptografia de memória para que os clientes possam isolar ainda mais as cargas de trabalho na nuvem.
O Google Cloud é o primeiro grande provedor de nuvem a oferecer esse nível de segurança e isolamento para os dados, oferecendo aos clientes uma solução de fácil utilização que não exige alteração de código nos aplicativos e nem compromete o desempenho.
“Clientes de todos os setores estão transitando pelas complexidades da conformidade e privacidade na nuvem, especialmente aqueles de setores regulamentados, como as empresas de serviços financeiros e assistência médica ou agências governamentais”, explica Sunil Potti, gerente geral e vice-presidente de segurança do Google Cloud. “Essas companhias desejam adotar as tecnologias mais inovadoras da nuvem, porém, requisitos específicos de privacidade ou conformidade de dados ainda são barreiras frequentes. As Confidential VMs nos ajudarão a atender de uma melhor forma os clientes desses setores, para que possam aproveitar a inovação, além de simplificar as operações com segurança”.
“No Google, acreditamos que o futuro da computação em nuvem migrará cada vez mais para serviços privados e criptografados, o que dá aos usuários a confiança de estarem sempre no controle da confidencialidade de seus dados. A Confidencial Computing pode abrir espaços que antes não eram possíveis”, Eduardo Lopez, Presidente de Google Cloud para América Latina.
Disponibilidade e introdução
Hoje, o BigQuery Omni está disponível no Private Alpha para AWS S3, e terá, em breve, suporte da Azure. O BigQuery Omni suporta Avro, CSV, JSON, ORC e Parquet. As empresas que estejam interessadas em experimentar a nova ferramenta, podem preencher este formulário. Visite nosso blog do Google Cloud para obter mais informações.
A Confidential VMs está disponível atualmente na versão beta. Para informações adicionais, consulte o nosso blog sobre Confidencial Computing.
Acelerando a Transformação Digital
Estando em uma posição única para apoiar as empresas de diferentes setores na busca pela Transformação Digital, o provedor de nuvem do Google apoia empresas e seus clientes no desenvolvimento de negócios e otimização de operações. Nesta edição do evento, estamos apresentando algumas destas histórias:
FOX Sports: A empresa está automatizando o processo manual de identificação, descoberta e armazenamento de vídeos. O sistema em desenvolvimento utilizará a pesquisa de vídeo do Google Cloud e os recursos avançados de machine learning (ML) para ajudar a rede esportiva a extrair mais valor do seu vasto arquivo de conteúdo.
Procter & Gamble (P&G): Está ampliando sua parceria para transformação digital dos negócios. Ao expandir a implementação da tecnologia de análise de dados BigQuery do Google Cloud, a companhia poderá combinar informações de clientes armazenadas de forma isolada para enriquecer a jornada de compras dos mesmos, além de atrair novos consumidores para seus produtos.
Verizon: Estão anunciando testes com o uso do Contact Center Artificial Intelligence (CCAI) para oferecer suporte ao cliente de forma mais intuitiva por meio do reconhecimento de idioma natural, com processamento mais rápido e assistência em tempo real ao agente de atendimento ao cliente.
Mantenha-se atualizado com o Next On Air ‘20
O Google Cloud Next OnAir ’20 é uma série de eventos digitais gratuitos, com nove semanas de duração, que acontecem a partir de 14 de julho. Faça sua inscrição gratuita aqui para assistir as mais de 200 sessões on-line, desde palestras ricas com novidades da indústria à oportunidades de aprendizado avançado, com os principais desenvolvedores do Google.
O Google Cloud oferece infraestrutura de ponta, plataformas e soluções da indústria. Fornecemos recursos de nuvem corporativa que utilizam a tecnologia avançada do Google para apoiar empresas no ganho de maior eficiência, se adaptando às novas necessidades e oferecendo uma base para o futuro. Em mais de 150 países, clientes recorrem ao Google Cloud como seu parceiro de confiança para solucionar seus maiores desafios de negócio.
 
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.