book_icon

Busca online por vagas explode durante a pandemia

Plataforma online tem mais de 3 mil oportunidades em aberto
Busca online por vagas explode durante a pandemia

A alta do número de desempregados no País fez subir o número de acesso dos sites direcionados às vagas. Um dos exemplos é o da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital, que teve um ‘boom’ no número de novas candidaturas. Só no mês de junho, o número foi superior a 93 mil. Em maio e abril os números eram 60 mil e 42 mil novos candidatos, respectivamente.
“O número de desempregados no Brasil aumentou e os índices continuam nessa tendência. Percebemos isso também no movimento de tráfego em nossa plataforma, só no mês de junho recebemos 226 mil candidaturas, entre elas, 93 mil eram de novos usuários, isso dá uma média de mais de 7 mil novas candidaturas por dia, é um número alto comparado a meses anteriores”, explica Eduardo Hupfer, Product Manager da startup.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada na última semana de junho, atualmente 12,7 milhões de pessoas estão desempregadas no País e cerca de 7,8 milhões de postos de trabalho foram fechados.
Para o especialista, a curva de desemprego deve permanecer próximo a este número por pelo menos os próximos dois meses. “A crise conduzida pelo novo coronavírus pegou todo mundo de surpresa e por isso, algumas empresas tiveram que demitir funcionários. Embora já vemos uma discussão em torno da flexibilização, a economia deve demorar a melhorar, por isso, esse número deve permanecer assim, principalmente por conta das dívidas feitas no período e pelas empresas que tiveram que fechar as portas”, avalia o especialista.
VAGAS DIRECIONADAS
Por outro lado, outros cargos permaneceram contratando mesmo com o período frágil no mercado. Na plataforma da Connekt, os cargos que mais abriram vagas foram atendimento ao cliente (com mais de 1.500 vagas abertas entre maio e junho) e operações, principalmente para supermercados. Segundo o especialista, cargos dentro de tecnologia, sobretudo, de desenvolvedores permaneceram na média.
Nos últimos três meses, a Connekt abriu 1.113 vagas e cerca de 8 mil posições, atualmente a plataforma possui mais de 14.763 mil posições em aberto para 3.125 vagas.
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.