book_icon

Startups nascidas com estruturação contábil sólida têm mais chances de virar unicórnios

Com o desenvolvimento do ecossistema de inovação no Brasil e a consequente proliferação das startups, hoje já não existe mais a ingenuidade de achar que basta uma grande ideia para tudo acontecer do dia para a noite. Os empreendedores já sabem que a fórmula do sucesso é composta por 10% de inspiração e 90% de transpiração.
Mas ainda assim, um dos aspectos mais importantes para a construção de uma estrutura sólida de uma empresa muitas vezes ainda é negligenciado. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), em 2012, havia 2.519 empresas iniciantes em funcionamento no País e este número saltou para 12.700 em 2019.
Apesar disso, recentes estudos divulgados pela aceleradora Startup Farm, mostram que infelizmente 74% delas fecham após cinco anos de existência e em 18% desses casos isso acontece antes mesmo de completarem dois anos de operação.
Seguramente, um dos grandes causadores deste alto índice de mortalidade precoce de startups reside na imprudência com a qual é conduzida a estruturação contábil dessas empresas. Talvez por não ter um apelo tão glamuroso quanto o desenvolvimento de produtos e serviços ou a aplicação de novas tecnologias, o assunto é tratado com menos rigor e então acontecem erros fatais dos quais os principais são:
• Falta de avaliação dos aspectos tributários no Business Plan
Um olhar mais cuidadoso com a rentabilidade do negócio nos estágios iniciais do planejamento faz toda a diferença. Muitas vezes o entusiasmo por uma ideia inovadora impede que sejam investigadas questões fundamentais como a possibilidade de bitributação na prestação de serviço ou a geolocalização que impede o empreendedor de aproveitar vantagens oferecidas por municípios que praticam taxas inferiores de impostos em relação aos grandes centros. Quanto antes esses fatores forem avaliados melhores serão as chances de evitar redução nas margens de lucro e garantir a sustentabilidade financeira da startup.
• Mistura entre os recursos da empresa e dos sócios
Outra grande causadora de problemas que levam ao encerramento de projetos promissores é a confusão que normalmente é feita na hora de utilizar os recursos financeiros. Por falta de clareza neste assunto, muitas vezes os sócios usam o dinheiro da companhia em suas necessidades pessoais e vice-versa. Este tipo de atitude costuma ser ainda mais agravado quando a startup recebe algum tipo de investimento externo. A maior parte dos empreendedores confunde aporte com aquisição e quando isso acontece eles gastam o dinheiro como se tivessem vendido a empresa, quando na verdade este recurso deveria ficar na empresa para subsidiar seu crescimento. Para evitar esta situação, a separação da estrutura financeira deve ser estabelecida já na estruturação contábil da empresa.
• Mútuo conversível em participação societária
Nada mais é do que um empréstimo do investidor com o objetivo de fomentar a Startup e, futuramente, tornar-se sócio da empresa.
Muitos aspectos precisam ser cuidadosamente estudados antes da assinatura do contrato e aceite do aporte, uma vez que poderá ocorrer uma diluição da participação societária do empreendedor. Existem ferramentas e formas da conversão do mútuo em participação societária que podem resguardar o empreendedor da diluição de seu percentual na sociedade, para tanto tenha uma adequada assessoria jurídica “antes” de aceitar o aporte de investidores.
• Despreparo para auditorias dos investidores
Nenhuma startup consegue alcançar o nível sonhado por seus idealizadores se não receber investimentos externos para suportar seu crescimento. Apesar disso, poucos empreendedores se preocupam verdadeiramente em deixar a estrutura contábil da empresa preparada para receber estes aportes. A cada dia que passa os investidores de todos os tipos são mais exigentes quanto às informações reais sobre a situação e o potencial das startups nas quais estão interessados em aplicar seus recursos. Por isso eles realizam as mais exigentes auditorias e ao menor sinal de que alguma coisa está errada ou alguma informação está faltando é criada uma barreira, muitas vezes intransponível entre o recurso e as empresas iniciantes. Desta forma, quanto maior for a qualidade da estruturação contábil da startup, maiores serão suas chances de captar investimentos e crescer.
Por Henrique Macedo, sócio da GAAP Auditores & Consultores

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.