O agronegócio despontou no quesito Transformação Digital a partir do alto nível de tecnologia embarcada nos equipamentos utilizados no campo, e a inovação deste setor vem impulsionando todo o ecossistema. De olho nesta demanda, a Tracan, grupo de concessionárias e maior revendedora mundial de maquinários agrícolas da marca Case IH, decidiu apostar na atualização do seu software de gestão adotando o SAP S/4Hana para digitalizar sua operação e oferecer ao cliente uma prestação de serviço compatível com o nível tecnológico dos equipamentos que a empresa revende.
O projeto de implementação, liderado pela Focus IT, consultoria especializada em serviços SAP, suporte, sustentação e fornecimento de soluções complementares, trouxe à Tracan a condição de oferecer soluções mais rápidas e customizadas de serviços, que muitas vezes ocorre no próprio campo, reduzindo o tempo de execução. Além disso, o sistema proporcionará um programa preventivo de conservação das máquinas por meio do uso da Inteligência Artificial e do Machine Learning, reduzindo as paradas principalmente durante a safra.
“Com esse conjunto de informações, conseguimos ter previsibilidade do serviço e se teremos lucro ou prejuízo, possibilitando uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, promovendo uma gestão proativa do nosso negócio. Antes, tudo isso dependia do preenchimento de planilhas e a atualização no sistema demorava, acarretando atraso nos pedidos de peças e, consequentemente no atendimento ao cliente e no faturamento”, explica Rocha.
O alcance de resultados em poucos meses de uso da nova plataforma SAP pela Tracan se deu não apenas pela facilidade de adaptação, como também pelo conhecimento da equipe de implementação, liderada pela Focus IT, que suportava os sistemas da companhia desde 2017, além de ser a fornecedora da solução fiscal utilizada pela Tracan. Agora, a consultoria assume o suporte para as melhorias do S/4Hana.
“A Tracan é um exemplo de projeto que deve ser referência para as empresas que estão inseguras com a mudança para a nova plataforma da SAP. Pudemos constatar que a transição do sistema antigo para o atual possibilitou reduzir controles paralelos, ampliou a automação e preparou a empresa para se diferenciar no mercado”, ressalta Luciano Steinbruch, CEO da Focus IT.
Os próximos passos da Tracan, de acordo com Rocha, é entregar mais mobilidade aos usuários por meio do recurso do SAP Fiori, além de expandir o uso da integração pelas áreas de produção e atendimento ao cliente para as outras, como Recursos Humanos e Customer Relationship Management – CRM.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo