A Conta Zap é uma Fintech brasileira que oferece serviço de pagamento digital via WhatsApp a mais de 500 mil clientes. Com base no crescimento dos negócios e aumento do número de interações com os usuários, a empresa percebeu a necessidade de evoluir as capacidades de seu assistente virtual “Zapelino” para oferecer uma nova e ainda mais ágil experiência aos consumidores. A nova versão do assistente virtual irá usar o IBM Watson Assistant e contará com um escopo mais abrangente de perguntas e respostas e soluções mais avançadas de processamento de linguagem natural para tornar as conversações mais amigáveis e capazes de entender questões cada vez mais complexas.
Para habilitar essa transformação, a equipe da Conta Zap buscou a IBM e, após um período de experimentação da solução IBM Watson Assistant, a empresa optou por seguir com uma implementação da nova IA para o assistente virtual por meio da metodologia de IBM Garage com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e a adoção da tecnologia. Todo o desenho da arquitetura do assistente virtual, bem como a migração para IBM Watson, que irá rodar na nuvem pública da IBM, serão feitas remotamente entre a equipe da Conta Zap e desenvolvedores da IBM, com o uso de ferramentas e processos ágeis, em um modelo de trabalho totalmente adaptado ao momento de distanciamento social.
A previsão é estar com todas as evoluções concluídas já no próximo mês, agosto, e o novo assistente virtual oferecerá uma nova experiência aos seus clientes que já realizaram 5 milhões de transações. Com a mudança, os benefícios serão percebidos não apenas pelos clientes, como pela própria Conta Zap que ganhará flexibilidade no gerenciamento da solução e curadoria das informações para continuar evoluindo cada vez mais o canal de relacionamento conforme as necessidades dos clientes.
A IBM Garage é uma experiência de co-criação que ajuda negócios de todos os tamanhos e setores a impulsionar inovações na velocidade de uma startup e com a escala de uma grande empresa. A fundação da IBM Garage é uma metodologia exclusiva, baseada em Enterprise Design Thinking, que organiza as melhores práticas do setor com a profunda experiência da IBM em tecnologia aplicada, incluindo inteligência artificial, automação, blockchain, IoT, entre outros, utilizando IBM Cloud como habilitador da inovação.
Segundo Roberto Marinho Filho, CEO da Conta Zap, a parceria com IBM é fundamental para aperfeiçoar a base tecnológica de interação com os clientes. “A utilização da IA da IBM em nosso chatbot contribui para termos mais velocidade nas transações bancárias e menos burocracia. É uma infraestrutura confiável que nos dá suporte para continuar inovando e crescendo”, afirma Roberto Marinho Filho.
“A Inteligência Artificial aplicada aos assistentes virtuais tem contribuído para que as empresas melhorem seu relacionamento com os clientes e aprimorem sua experiência. O cuidado no atendimento e rápida resposta aos clientes é hoje a principal forma para construir relações de confiança com os consumidores e um passo importante para as empresas que querem realizar uma transformação digital em seus negócios e metodologias ágeis como a da IBM Garage impulsionam esse processo”, diz Carla Coelho, Vice-Presidente de Digital Sales IBM América Latina.
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