book_icon

Transferência automática para prevenir falhas na rede elétrica

De acordo com o Smart Grid System Report de 2018, relatório elaborado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, ainda que o setor tenha progredido nos últimos anos, ainda há muitos desafios pela frente
Transferência automática para prevenir falhas na rede elétrica

empresa de energiaA complexidade da rede elétrica cresce em ritmo acelerado. Para acompanhar essas mudanças e as tendências no setor de energia, as concessionárias de distribuição precisam de soluções e dispositivos inovadores para que suas redes se tornem cada vez mais inteligentes.
O avanço de novas tecnologias e recursos na rede elétrica resultaram em uma versatilidade de meios e recursos, mas também trouxeram incertezas significativas quando o assunto é geração e carga. De acordo com o Smart Grid System Report de 2018, relatório elaborado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, ainda que o setor tenha progredido nos últimos anos, ainda há muitos desafios pela frente, como:
● Variabilidade e intermitência da geração renovável
● Diminuição da capacidade de resposta em frequência e diminuição da inércia do sistema
● Alteração dos padrões de carga e imprevisibilidade
● Dinâmica do sistema mais rápida e inesperada
● A necessidade de gerenciar um número cada vez maior de terminais
● Crescente risco de ataques cibernéticos à rede elétrica
Ao mesmo tempo em que esses obstáculos se intensificam, é cada vez maior a pressão psicológica e a cobrança para que os operadores na sala de controle reajam rápido no combate aos apagões. O estresse pode piorar quando não há profissionais de manutenção disponíveis para eliminar as falhas ou para reconfigurar as redes manualmente. Da mesma forma, tais operações manuais estão suscetíveis a erros humanos, o que aumenta a exposição ao risco de acidentes.
Do outro lado, as operadoras tentam proteger seus ativos. Cargas e geradores sensíveis podem ser danificados por desequilíbrios não detectados ou frequências inválidas. Ligar um barramento de MT com uma falta à terra não-detectada no lado da carga pode provocar uma sobretensão e resultar um arco elétrico. O calor excessivo pode ainda destruir o quadro de média tensão e reduzir drasticamente o ciclo de vida do equipamento.
Consequentemente, é fundamental a disponibilidade contínua de energia confiável e de qualidade. Não seria ótimo então se essas redes pudessem cuidar de si mesmas automaticamente?

O algoritmo verificado e testado da Hitachi ABB oferece suporte à restauração de fornecimento em menos de três segundos, assegurando detecção de falha mais seletiva

Habilitando uma rede auto-reconfigurável
A Hitachi ABB Power Grids, que atua em tecnologia que está impulsionando a Transformação Digital das indústrias, oferece um Sistema de Transferência Automática (ATS) para suas Unidades Terminal Remota (RTUs). O ATS foi projetado com uma tecnologia que realiza a transferência automática da fonte de energia principal para uma fonte de energia alternativa. Acionado pela perda de tensão na fonte de energia principal, o ATS garante transferência confiável, ou seja, segura e eficiente para a fonte de alimentação de backup dentro de um tempo previsível.
Ao reconhecer uma falha à montante na fonte ativa, a solução ATS baseada em RTU muda da fonte principal para a reserva. O ATS é baseado em análise de rede inteligente (Smart Grid), que protege ativos conectados, garantindo seu funcionamento correto e prevenindo blecautes especialmente para aqueles sensíveis à subfrequência. Perturbações à jusante, como uma falha no barramento ou no lado da carga, bloqueiam a função de transferência para isolamento seletivo de falhas. O ATS, junto a um disjuntor motorizado na subestação, permite uma rede de auto-reconfiguração.
O algoritmo verificado e testado da Hitachi ABB oferece suporte à restauração de fornecimento em menos de três segundos, assegurando detecção de falha mais seletiva. Esse tipo de fonte de alimentação de alta confiabilidade é exigido por muitos setores, mas especialmente por concessionárias, data centers, transporte e aplicações comerciais e públicas onde a disponibilidade segura, confiabilidade e a eficiência da rede são essenciais.
Com base na comprovada série RTU500, com funcionalidade de aplicação predefinida, o ATS é flexível o suficiente para adaptação, independente do fornecedor do equipamento de manobra, e oferece versatilidade e disponibilidade para atender aos requisitos de hoje e de amanhã.
O ATS da Hitachi ABB Power Grids oferece controle sofisticado para conectar concessionárias e consumidores finais a uma distribuição de energia mais inteligente, segura, sustentável e confiável.
Prepare a sua Smart Grid para os desafios do futuro com a Hitachi ABB Power Grids
A modernização da rede elétrica acontece em diferentes ritmos ao redor do mundo. No entanto, a proliferação intensa de novas tecnologias impõe os mesmos desafios globalmente. A adoção generalizada de recursos de energia distribuída – Distributed Energy Resources (DER), em inglês – de propriedade de clientes e comerciantes significa mais variabilidade e incerteza não apenas na oferta, mas também na demanda.
As soluções de controle e monitoramento da Hitachi ABB Power Grids sustentam inteligibilidade e adaptabilidade, que garantem transmissão e distribuição de energia confiáveis e eficientes. Toda inovação interna está aliada ao desenvolvimento de tecnologias que melhoram a detecção de rede, gerenciamento de informações, comunicações, controle e coordenação. Trabalhamos sempre ao lado de nossos clientes para garantir acessibilidade, confiabilidade, resiliência e segurança da rede elétrica.
Mais de 50mil RTUs instaladas em mais de 100 países marcam a reputação da Hitachi ABB Power Grids como líder mundial de mercado. O ATS é mais um aliado na proteção às redes elétricas de nossos clientes ao mesmo tempo em que impulsionamos soluções cada vez mais sustentáveis e eficientes para o futuro.
Serviço
www.hitachiabb-powergrids.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.