book_icon

Gestores estão divididos quanto à adoção da Indústria 4.0

Conforme pesquisa da Magic Software, apesar da vontade de avançar na jornada rumo à Indústria 4.0, a maior parte dos entrevistados acredita que a manufatura orientada por dados ainda está fora de seu alcance
Gestores estão divididos quanto à adoção da Indústria 4.0

A maioria, 73%, aponta a incompatibilidade dos legados como um dos maiores desafios. Metade dos entrevistados afirma que as equipes capacitadas e avanços tecnológicos garantirão o sucesso da jornada. A outra parte não tem o mesmo entusiasmo.
Pesquisa online realizada pela Magic Software, fornecedora de plataformas de desenvolvimento e integração de aplicações empresariais, com 100 empresas industriais aponta que os gestores de indústrias estão divididos quanto à adoção da Indústria 4.0 em suas plantas. Pouco mais da metade (53%) aponta que a adoção da Indústria 4.0 não será comprometida pela após a Convid-19, enquanto os demais estão menos otimistas. Nessa turma, 28% alega que será necessário treinamento prolongado das equipes e outros 18% não estão confiando nas capacidades de seus funcionários para aprender novas tecnologias.

Apesar dos desafios, a pesquisa reitera que a Indústria 4.0 está nos planos das empresas e bem encaminhada em muitas delas, mesmo que as principais preocupações sejam os investimentos financeiros envolvidos e a incompatibilidade entre os sistemas

Entre os otimistas, quase um terço (31%) afirma que o seu quadro de funcionários é constituído por pessoal técnico, o que irá facilitaria a retomada da jornada rumo à modernização das plantas. Outros 22% responderam que serão capazes de atualizar a tempo a fim de poder atender às demandas da Indústria 4.0.
Segundo a pesquisa, apesar da vontade de avançar na jornada rumo à Indústria 4.0, a maior parte dos entrevistados acredita que a manufatura orientada por dados ainda está fora de seu alcance: 61% deles tem algum orçamento para automação, mas assumem que precisam de gastos significativos para fazer a transição e que a maioria das empresas do setor industrial ainda não possui a visibilidade do processo de produção necessária, com 42% dos entrevistados estimando custos de material, operação e produção na maioria das vezes como obstáculos. Apenas 8% afirma que “quase nunca precisam “adivinhar” o que acontece na sua planta porque alegam ter “total visibilidade” de todos os seus processos.
A Magic Software apurou também que as restrições orçamentárias são a principal razão para a não implementação da Indústria 4.0: 61% dos entrevistados apontam esta limitação com fator impeditivo para que as indústrias possam avançar com a modernização tecnológica de suas plantas industriais. Do total dos entrevistados o mesmo percentual, 61%, possui alguma dotação orçamentária para a automação focada da Indústria 4.0.
Máquinas velhas ainda resistem
Entre os gestores consultados, 16% afirmam que suas operações estão sobrecarregadas com o uso de máquinas desatualizadas e fabricadas antes da Internet, tornando a mudança ainda mais desafiadora. À medida que as tecnologias de automação amadurecem, o custo da implementação de soluções inteligentes de fábrica continua a cair e é provável que mais fabricantes se juntem a elas. Deste universo, no entanto, 21% responderam que estão a caminho da I4.0., apesar das limitações.
Sistemas legados: outra barreira quase que intransponível
Os sistemas antigos, chamados de “legados”, muitos deles sem receber atualizações de segurança e funcionando em sistemas operacionais desatualizados, foram apontados por 73% dos entrevistados com uma das maiores barreiras para que as empresas avancem a Indústria 4.0.
“De fato, os sistemas legados podem representar desperdício de tempo e dinheiro caso não possuam comunicação em tempo real com outras aplicações de software utilizadas pela indústria. Realizar a troca de dados manualmente, sem automação, é uma tarefa altamente exaustiva e dispendiosa”, comenta Rodney Repullo, CEO da Magic Software Brasil.
Segundo o executivo, a pesquisa ratifica esta necessidade ao apontar que a esmagadora maioria dos gestores pensam sobre este problema. “Apesar dos desafios, a pesquisa reitera que a Indústria 4.0 está nos planos das empresas e bem encaminhada em muitas delas, mesmo que as principais preocupações sejam os investimentos financeiros envolvidos e a incompatibilidade entre os sistemas”, acrescenta Repullo.
Serviço
www.magicsoftware.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.