book_icon

Fintech Gorila e plataforma Genial firmam parceria de open banking

App que permite acompanhar, consolidar e calcular retorno de carteira de investimentos terá a Genial como primeira empresa com plataforma integrada disponível a seus clientes, voltada para investimentos no Brasil
Fintech Gorila e plataforma Genial firmam parceria de open banking

A Genial Investimentos e a fintech Gorila anunciam a primeira parceria brasileira via open banking voltada para aplicações financeiras. Com o movimento, os clientes da Genial serão os primeiros a contar com a integração das plataformas por API, podendo usufruir do benefício de acompanhar, consolidar e calcular o retorno de suas carteiras de investimentos pelo app Gorila e pelo app da própria genial.
Hoje, com 215 mil usuários, o Gorila é uma das primeiras empresas brasileiras a controlar e consolidar investimentos em um só ambiente. A partir da inserção dos ativos que compõem a carteira, a fintech permite ao usuário ver as alocações de diferentes maneiras, o que inclui rentabilidade consolidada e por produto, relatórios, cotações, preços e eventos de todas as aplicações. No caso da parceria com a Genial, os clientes da plataforma que optarem pelo uso do serviço não precisarão incluir manualmente os produtos financeiros na plataforma do Gorila, passando a contar com toda a posição atualizada automaticamente.

Entendemos muito rapidamente que o caminho para nos diferenciarmos era promovendo a melhor experiência para nossos clientes, independente do canal que eles escolham ser atendidos  

A integração foi feita por meio da troca de dados entre as APIs da Genial e do Gorila, o que dará segurança, escalabilidade e velocidade para a operação. Gráficos que mostram rentabilidade da carteira interna, evolução patrimonial, rentabilidade nominal e percentual total do portfólio serão oferecidos gratuitamente para os clientes pessoa física da Genial. Profissionais de investimentos parceiros da Genial também poderão se conectar aos serviços do Gorila PRO, voltado para o público B2B. A parceria também prevê que com a integração das plataformas os demais clientes da base do Gorila possam usufruir da prateleira de produtos financeiros e experiência digital da Genial Investimentos.
O pioneirismo em iniciativas de vanguarda na cadeia de investimentos tem sido uma marca da Genial. A plataforma de investimentos foi a primeira a oferecer um fundo de criptoativos (BLP), a primeira a criar uma rede social para investidores (Vexter), e também a primeira a desenvolver MBA para formação de agentes autônomos – ações em frentes diversas que corroboram com o objetivo de levar maior qualidade de serviços, variedade de ativos e educação financeira aos seus clientes.
“Entendemos muito rapidamente que o caminho para nos diferenciarmos era promovendo a melhor experiência para nossos clientes, independente do canal que eles escolham ser atendidos. A parceria com Gorila inaugura uma nova fase de potencial sem precedentes com open banking. Estamos muito felizes de dar mais esse passo”, afirma Claudio Pracownik, co-CEO da Genial Investimentos.
Guilherme Assis, CEO e cofundador do Gorila, explica que as empresas vêm acompanhando a direção do open banking no Brasil e que criaram uma solução robusta que possa servir de benchmark para a indústria. “Encontramos na Genial um parceiro aberto ao futuro e com forte viés em tecnologia. Estamos felizes por sermos vistos como uma plataforma pioneira que atende a uma necessidade específica que, até o momento, não era suprida. Entregamos uma solução segura, robusta e ao mesmo tempo simples, para poder ser adotada por mais instituições”, esclarece o executivo da fintech, que no final de 2019 recebeu uma rodada de investimentos de R$ 35 milhões liderada pela Ribbit Capital e acompanhada por monashees, Iporanga e Canary.
A parceria com o Gorila faz parte de uma esteira de lançamentos da Genial Labs – laboratório de inteligência e inovação digital da Genial Investimentos – prevista para esse ano. O processo de Transformação Digital tem sido um dos principais pilares da atuação da Genial Investimentos, iniciado em abril de 2019 com a chegada do diretor da área digital da Genial Investimentos (CDO), Venâncio Velloso, para liderar essas iniciativas. Velloso é ex-executivo da Amazon e responsável por ajudar a varejista com a expansão do marketplace no Brasil.
Robinson Dantas, também cofundador do Gorila, complementa que a fintech está em negociação com outras instituições e nos próximos meses anunciará novas parcerias.
 
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.