book_icon

Infraestrutura sustentável depende de quatro vertentes, diz Kpmg

Governos de todo o mundo estão recorrendo à infraestrutura como um meio de impulsionar o crescimento econômico
Infraestrutura sustentável depende de quatro vertentes, diz Kpmg

A priorização de projetos de infraestrutura sustentáveis por meio de mecanismos como finanças sustentáveis ​​e critérios ESG robustos podem ajudar a garantir uma retomada pós-pandemia mais resiliente e menos desigual para lidar com ameaças iminentes, incluindo as mudanças climáticas. Essas são algumas das conclusões da publicação “Alcançando infraestrutura sustentável” (Achieving sustainable infrastructure, em inglês), conduzida pela Kpmg.
O conteúdo evidencia ainda que aspectos como resiliência, mitigação, preparação e crescimento sustentável estão no topo da agenda de executivos de negócios e representantes governamentais. E que agora, mais do que nunca, toda a sociedade deve estar ciente dos impactos que causa no planeta e das vulnerabilidades decorrentes de ameaças globais.

Enquanto o mundo se prepara para uma nova realidade pós-pandemia, neste momento é clara a necessidade de reconstruirmos a economia e as sociedades globais para um futuro mais resiliente, mais sustentável e menos desigual  

“Enquanto o mundo se prepara para uma nova realidade pós-pandemia, neste momento é clara a necessidade de reconstruirmos a economia e as sociedades globais para um futuro mais resiliente, mais sustentável e menos desigual”, afirma Fernando Faria, sócio-líder de Infraestrutura da Kpmg na América Latina e Deputy Head of Kpmg Impact.
Para a Kpmg, as empresas interessadas em alcançar uma infraestrutura sustentável devem seguir as quatro vertentes indicadas a seguir:
– Mudança climática e descarbonização: desenvolvedores de infraestrutura e proprietários de ativos devem quantificar impactos, riscos e ações necessárias para descarbonizar seus negócios e minimizar os efeitos das alterações climáticas.
– Mensurar impactos sociais, ambientais e econômicos: desenvolvedores, proprietários e operadores precisam de uma metodologia que capte o valor que criam para a comunidade para além do financeiro e ferramentas para monitorar esses impactos ao longo da vida do ativo.
– Lente “ESG”: investidores e desenvolvedores precisam avaliar sua estratégia, seus processos de aquisição e desinvestimento e a gestão de seus ativos através de uma lente ESG.
– Financiamento sustentável: desenvolvedores de infraestrutura, proprietários de ativos e investidores têm um papel importante em criar e estruturar modelos de sustainable finance, que incentivem cada vez mais a opção por projetos mais sustentáveis, mais resilientes e, por conseguinte, com uma melhor perspectiva de risco retorno no longo prazo.
“Nossas equipes estão trabalhando com organizações comprometidas a enfrentar esses desafios. O objetivo é estarem aptas a planejar, financiar, construir e gerenciar programas de infraestrutura sustentáveis, resistentes a riscos, socialmente impactantes e que proporcionem crescimento econômico sustentável para as gerações atuais e futuras”, afirma Eduardo Redes, sócio-líder de Infraestrutura da Kpmg no Brasil.
Serviço
http://home.kpmg/xx/en/home/insights/2020/01/enabling-sustainable-infrastructure.html?cid=ext_eml_clnt_xx-acx_2020-adv-sustinfra&utm_medium=eml&utm_source=ext_clnt&utm_content=xx-acx&utm_campaign=2020-adv-sustinfra.
kpmg.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.