O caminho natural de toda evolução tecnológica é a incorporação cada vez maior dela à vida e ao cotidiano das pessoas, a ponto de tornar praticamente impossível retornar ao modo antigo de viver.
E foi no limiar da incorporação de várias novas ferramentas que a pandemia da covid-19 pegou muitas empresas privadas, administrações públicas e até mesmo ramos inteiros de negócios despreparados. Muitos gestores tiveram repentinamente que enfrentar diversas transformações trazidas pelo novo coronavírus.
A doença também fragilizou a economia, não só do Brasil, mas do mundo inteiro. E muitas empresas tiveram que migrar seus negócios do presencial para o online o mais depressa possível. Essa é provavelmente uma mudança de conceito que veio para ficar e traz consigo uma dúvida: é possível e vantajoso tornar permanentes as soluções tecnológicas adotadas neste sentido, e não apenas uma medida de emergência para os negócios em meio a uma crise?
“O aperfeiçoamento dos sistemas e a adoção permanente de tecnologias passou a ser questão de sobrevivência. Para prover e sustentar as novas e eficientes plataformas de serviços tecnológicos é necessário levar em conta e priorizar a realização de um plano de continuidade do negócio, independente do seu segmento, traduzindo de maneira eficaz a alta disponibilidade da tecnologia em geral”, explica Lima.
De acordo com ele, o futuro do consumo e das relações está sendo profunda e definitivamente moldado pelas tecnologias que estão sendo adotadas agora.
Lima destaca como exemplo um levantamento realizado pelo Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) que relevou, ainda em 2018, que 70% dos brasileiros (cerca de 127 milhões de pessoas) já utilizavam Internet e que, desses, 60% já realizavam algum tipo de pesquisa com fins de consumo.
Já outra pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), e divulgada em maio deste ano, apontou que durante a quarentena o brasileiro está em uma mudança permanente de comportamento de consumo, com 52% dos entrevistados consumindo mais em sites e aplicativos e 70% revelando que pretendem continuar consumindo mais online do que faziam antes da covid-19.
“Essa adequação de serviços online movida pelas tecnologias não se reflete apenas no comprar, mas também na necessidade de sistemas que facilitem a vida das pessoas nas mais diversas áreas de atuações”, explica o especialista.
De acordo com ele, os benefícios do avanço tecnológico estão inclusos e firmemente incorporados à vida das pessoas. E diante de tantas restrições, sem data prevista para que tudo volte a ser como era antes, tudo indica que essa é a nova forma de agir daqui para frente. “Isso quer dizer que novos padrões de consumo serão incentivados por essas tecnologias e novos modelos de negócios poderão emergir a partir daí”, continua.
Por isso, segundo ele, o empresário que deseja migrar dos serviços presenciais para o online ou mesmo amplificar a eficiência da sua atuação digital, deve ficar atento a alguns detalhes na contratação da empresa que desenvolverá essas soluções. São pontos essenciais, por exemplo, os sistemas de armazenamento, suporte e segurança que a empresa oferece.
Surgida há pelo menos uma década, a tecnologia de cloud (ou em Nuvem) é um sistema que se tornou conhecido nos últimos anos, seja no âmbito empresarial ou pessoal, pois refere-se à uma solução que revolucionou o modo de utilizar recursos e armazenar dados. A cloud tem ainda a vantagem de otimizar o atendimento a distância do empresário com a empresa contratada, uma vez que o funcionário pode atender a demanda e acessar o banco de dados de onde estiver.
“Nos cases da Etheriumtech nós priorizamos a cloud, pois nos proporciona maior domínio sobre as operações dos nossos clientes. Dessa forma, em caso de falha, assumem os sistemas de contingência e disponibilizamos especialistas cuidando do suporte, manutenção preventiva, backups e monitorando 24x7x365”, destaca Lima.
E além de todas as vantagens já mencionadas, os sistemas em cloud proporcionam ainda a redução de custos com infraestrutura, a centralização da informação, o sistema de elasticidade que promove aumento ou diminuição de recursos de acordo com a necessidade do cliente, e claro, o trabalho remoto.
Além disso, Lima destaca que essa tecnologia é a mais segura da atualidade, com atualizações automáticas de servidor e backups. “Um serviço duradouro precisa ser estudado e desenvolvido de forma personalizada para cada cliente. Na Etheriumtech disponibilizamos modelos de contratação onde o cliente paga sob demanda e conforme surja necessidade, pode agregar novos recursos”, ressalta.
E não deixando para trás o momento atual, sob forte crise econômica, o CTO da Etheriumtech alerta para a sensibilidade que a empresa desenvolvedora das soluções tecnológicas deve ter ao oferecer suporte para que ambas as partes tenham uma relação duradoura que permaneça pós-crise, respeitando a demanda de serviços.
“O ideal neste mundo de incertezas econômicas é que o cliente não precise se preocupar com o provisionamento de recursos tecnológicos, não havendo necessidade de calcular o quanto vai consumir no futuro, o contrato personalizado, que aumenta ou diminui a infraestrutura conforme o seu crescimento é a melhor opção”, finaliza.
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