Durante a atual pandemia, imagens de grandes filas em bancos são constantes nos noticiários. Mas um estudo da Fico, empresa mundial em software de análise preditiva, comprovou que, caso tenham essa opção, a maioria dos brasileiros já está confiante para resolver tudo sem sair de casa — 92% dos entrevistados estão dispostos a adquirir produtos bancários de forma online. Os canais preferidos são o aplicativo do banco (43%) e o seu site (28%).
O brasileiro tem preferência por contratar dois produtos bancários online: conta corrente (83%) e cartão de crédito (80%). Já a solicitação de empréstimo tem uma menor adesão virtual (41%), sendo por enquanto ainda mais realizada presencialmente.
E dentro desse contexto, ferramentas de verificação de identidade ganham cada vez mais relevância, sendo que os consumidores esperam digitalizar documentos e tirar selfies como passos para poder fazer essas aquisições pela internet. Os métodos preferidos são prova de identidade (79%), prova de residência (72%) e cadastro biométrico (57%) – caso outra opção seja apresentada, 17% desistem completamente da contratação do serviço e 19% vão buscar um concorrente.
“Os resultados da pesquisa da Fico indicam os novos hábitos do brasileiro em relação às instituições financeiras e ao consumo de seus produtos e serviços. Está cada vez mais evidente a preferência por soluções online para questões que antes eram resolvidas apenas nas agências. E isso traz grandes desafios e oportunidades para os bancos, que devem adequar sua estrutura de atendimento virtual para que os consumidores abram as contas de maneira mais segura e rápida. Tecnologias que facilitam a prova de identidade, como machine learning analíticos, serão cada vez mais importantes dentro dessa nova realidade”, afirma Alexandre Nardy, Consultor de Fraude da Fico.
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