O gerenciamento de TI é uma estratégia que as empresas, inevitavelmente, adotam para ajudar as funções de negócios a funcionarem corretamente, como recursos humanos e finanças. Essas estratégias variam de acordo com os requisitos específicos de cada negócio. Embora as grandes organizações possam gerenciar sua TI, normalmente, com um departamento bem formado de profissionais treinados, pequenas e médias empresas (PMEs) geralmente só podem pagar um ou dois profissionais, que acabam por gerenciar todas as operações de rede por conta própria.
Dada a complexidade das redes de TI, uma equipe pequena de gerenciamento está sob grande pressão para oferecer um desempenho de rede de alta qualidade. Então, como as PMEs com orçamentos mais apertados e equipes menores podem acompanhar o desafiador cenário que está em constante mudança, reduzindo o tempo e o esforço despendidos em seu gerenciamento? Encontrar o conjunto certo de ferramentas é um bom ponto de partida. Neste Dia dos Namorados, apresentamos seis soluções de gerenciamento de TI com as quais sua equipe adoraria trabalhar para resolver os desafios:
1. Ferramentas de diagnóstico e monitoramento de desempenho de rede que fornecem uma visão panorâmica
O desempenho da rede afeta as operações de PMEs, por isso é crucial otimizá-lo. Enquanto a rede de recursos de TI cresce, a manutenção de registros manuais de software e hardware se torna oneroso . As equipes de TI podem ficar tão sobrecarregadas a ponto de interromper esses registros. Além disso, quando se trata de detectar violações de segurança e solucionar problemas, sua equipe pode não saber onde procurar pontos de entrada de vírus, falhas de dispositivos ou rede sem um mapa de dados de log adequados.
As ferramentas de monitoramento e diagnóstico de desempenho da rede fornecem uma análise detalhada de todos os elementos de TI da rede. Além disso, algumas soluções oferecem logs e dados do usuário em painéis e gráficos; portanto, sua equipe pode se beneficiar de recursos visuais sofisticados, e encontrar uma solução que ofereça esses recursos pode ser uma grande vantagem. Considerando o orçamento mais apertado das PMEs, a escolha de um fornecedor que ofereça um amplo conjunto de recursos ajudará a reduzir a expansão de ferramentas desnecessárias e o caos resultante disso.
2. Protegendo e corrigindo ferramentas para fortalecer seus pontos mais fracos
A principal fonte de geração de receita também é a fonte mais vulnerável a ataques – os funcionários e seus endpoints. Embora o treinamento de segurança deva fazer parte regular do cronograma de trabalho de seus funcionários, sua empresa deve proteger proativamente todos os dispositivos móveis, servidores, desktops, laptops e navegadores usados para fins comerciais. Além disso, com as políticas de ‘trazer seu próprio dispositivo’ (BYOD), é essencial impor padrões fortes de configuração para evitar a perda de dados corporativos.
O gerenciamento de dispositivos móveis é o processo de proteger os endpoints. As soluções podem compartimentar com eficiência os dados pessoais e corporativos, impedir que esses dados caiam nas mãos erradas em caso de roubo ou malware com a limpeza remota de dados, fazer backup e restaurar todos os dados de um local central. Uma alternativa é o monitoramento e gerenciamento remoto que um provedor de serviços gerenciados controla e protege todos os endpoints da infraestrutura de TI de um cliente. Portanto, seja feito internamente ou terceirizado, verifique se a empresa está protegendo todos os seus endpoints.
3. Ferramentas de análise para rastrear as métricas de desempenho da sua infraestrutura de TI
Embora seja importante analisar o desempenho de sua rede de TI, os gráficos de setores circulares e de barras no desempenho mostram métricas estáticas que ajudam somente em um nível básico. À medida que os dados se tornam mais complexos, eles geralmente ficam simples demais para oferecer as informações necessárias. É aqui que a análise de TI entra em jogo. Essas ferramentas fornecem visualização dos dados capturados para destacar padrões e anomalias que são úteis para operações de negócios.
Muitas ferramentas de análise de TI oferecem painéis que mostram as principais métricas de desempenho para uma rápida visão geral em tempo real. A análise automática, os relatórios de outros parâmetros e ativos de desempenho ajudam a adicionar uma perspectiva analítica para auxiliar na tomada de decisões inteligentes, pois essas ferramentas podem buscar informações de integrações contextuais com outras ferramentas de TI.
4. Ferramentas de suporte técnico para registrar e atender às solicitações levantadas pelos funcionários
À medida que sua PME cresce, o mesmo acontece com solicitações e reclamações de seus usuários. Também há a possibilidade de enfrentar problemas novos e recorrentes. É responsabilidade da central de atendimento garantir que as solicitações do usuário final sejam resolvidas com rapidez e eficiência. Ao coletar respostas prontas para essas solicitações comuns do usuário, você pode acelerar as mais redundantes e alocar mais tempo para responder solicitações novas e mais desafiadoras. Isso não apenas demonstrará um compromisso de serviço com seu público, mas também ajudará você a entendê-los melhor.
Os históricos de solicitações da central de atendimento podem ser registrados e documentados para referência futura. Além disso, se os SLAs que detalham o processo de resolução de incidentes forem bem definidos, seus usuários finais saberão o que esperar e terão menos probabilidade de se sentir impacientes. Se o seu service desk precisar expandir, você pode optar por contratar um provedor de serviços gerenciado (MSP). Seja internamente ou terceirizado para um MSP, verifique se a PME tem cobertura de gerenciamento de serviços.
5. Ferramentas de gerenciamento de identidades para regular e governar todo seu ciclo de vida
A rede de funcionários de sua PME e sua rede de acesso a recursos só ficam mais complicadas à medida que a empresa cresce. Para aderir a vários mandatos de conformidade, como PCI DSS, HIPAA, etc., os funcionários sem privilégios verificados não devem ter permissão para acessar todos os recursos de TI. As funções devem ser definidas e os controles de acesso baseados em funções devem ser implementados.
Um limite entre usuários normais e privilegiados deve ser mantido. Ao usar as ferramentas de gerenciamento de identidade e acesso (IAM), sua empresa pode simplificar o provisionamento de usuários e alocar os níveis corretos de acesso privilegiado para ajudar a eliminar a invasão de privilégios – o acúmulo de privilégios desnecessários por usuário. Os processos de gerenciamento de identidade podem incluir a autenticação única (SSO), autenticação multifator (MFA) e, finalmente, a implantação de uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM). Nunca é tarde para começar a gerenciar o banco de dados de funcionários.
6. Ferramentas de segurança para auditar de maneira proativa e reativa sua infraestrutura de TI
Com um número crescente de ataques cibernéticos direcionados a PMEs, é hora para ter uma estratégia de segurança de TI para sua empresa enfrentar o desafio. Sem padrões adequados de conformidade e auditoria, é muito mais provável que sua empresa seja vítima de um ataque cibernético.
Comece assegurando que suas políticas de acesso a informações confidenciais sejam rigorosas. Você também deve aplicar senhas fortes, restringir o acesso a arquivos com base nas funções dos funcionários, configurar firewalls e analisar o fluxo de tráfego na rede para responder a violações. Gerenciar as atividades, registros, configurações de dispositivos, patches, aplicativos, navegadores (e muito mais) dos funcionários são medidas adicionais de segurança que sua PME pode adotar. Você sabe o que dizem: a prevenção é o melhor remédio.
Estabelecer uma estratégia eficaz de gerenciamento de TI pode parecer uma tarefa assustadora para as PMEs, especialmente quando se considera os riscos que toda essa infraestrutura corre – hackers, phishing, ataques de ransomware, roubo de identidade, roubo de senha e violações. Mas com o kit de ferramentas de gerenciamento correto, você pode proteger com eficiência sua infraestrutura de TI, cortar custos e economizar tempo.
Por Monisha Ravi, consultora de produtos, ManageEngine
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