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Canon inova processo de picking em centros de distribuição

Com base em testes internacionais, DHL Supply Chain passou a utilizar óculos de Realidade Aumentada no e-commerce de câmeras da Canon no Brasil. A ferramenta foi totalmente customizada para o projeto pela provedora de soluções Ubimax ; fácil de usar, os óculos agilizam o processo de picking e reduzem erros
Canon inova processo de picking em centros de distribuição

A DHL Supply Chain, que atua em armazenagem e distribuição, e a Canon, empresa multinacional de câmeras, lentes e impressoras, fizeram uma parceria para trazer ao Brasil uma das tecnologias mais promissoras para o mercado de logística: o seletor de visão com lentes de realidade realidade aumentada. Os óculos inteligentes são aplicados na área de armazenagem da divisão de e-commerce de câmeras da Canon no Brasil que, em conjunto com novas configurações sistêmicas do software de gestão de armazenagem (WMS) e melhorias no layout operacional, proporcionaram uma redução de 60% no tempo médio de coleta, sem mencionar o ganho quanto à assertividade do processo graças à sua interface mais amigável. O modelo utilizado é o Google Glass Enterprise Edition, executando o seletor de visão xPick, cujo software foi totalmente personalizado para operação com desenvolvimento da provedora de soluções Ubimax.
Os óculos inteligentes, cujos testes aplicados a logística foram iniciados pela DHL na Holanda, são usados por quatro colaboradores simultaneamente, em dois turnos. O equipamento mostra nas lentes as informações do produto que deve ser recolhido, sua localização no armazém e seu local de posicionamento no carrinho de coleta (veja no gráfico). Os produtos manipulados são registrados com um escâner em formato de anel, deixando as mãos livres.

“O equipamento é fácil de usar, visual e intuitivo, dispondo ainda de recursos de ativação por voz e recomendação dos melhores trajetos dentro do armazém. Com isso, aprimoramos nossa eficiência operacional, acuracidade de picking e reduzimos erros, o tempo de escaneamento e, drasticamente, o período de treinamento de colaboradores”, afirma Norton Batista, diretor de Operações da DHL Supply Chain.
A inovação faz parte de um projeto maior que envolveu a renovação antecipada do contrato da DHL com a Canon, a troca da plataforma de gestão e a quase eliminação do uso de papel no trâmite dos produtos dentro do armazém. A DHL presta uma ampla gama de serviços a Canon que inclui recepção, armazenagem e expedição de produtos, etiquetagem e re-embalagem, gestão de inventário, e-commerce para câmeras e peças de reposição. No Centro de Distribuição da DHL, são armazenados impressoras, plotters e seus suprimentos, câmeras e peças.
O projeto de implantação dos óculos de realidade aumentada começou em dezembro de 2018, com o desenvolvimento do hardware e da interface em português. Em fevereiro e março de 2019 foram realizados os primeiros testes, com o equipamento entrando em operação completa em abril de 2019.
“Temos planos de expandir a utilização dos óculos para outras linhas de produtos da Canon no Brasil, especialmente para facilitar a contagem cíclica de inventário. Além disso, essa tecnologia tem muito potencial no Brasil e estamos conversando com outras empresas interessadas”, conclui Norton Batista.
 
 

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