book_icon

Kpmg: tendências e desafios para as ciências da vida frente ao cenário de pandemia

O documento aponta as principais tendências e desafios do segmento e ainda mostra os caminhos para novos investimentos na área com a queda de vendas, pressão nas importações e na cadeia de suprimentos e dificuldades logísticas
Kpmg: tendências e desafios para as ciências da vida frente ao cenário de pandemia

Uma pesquisa realizada pela Kpmg faz um raio-x do atual cenário para área de ciências da vida frente à pandemia causada pela Covid-19. O documento aponta as principais tendências e desafios do segmento e ainda mostra os caminhos para novos investimentos na área com a queda de vendas, pressão nas importações e na cadeia de suprimentos e dificuldades logísticas.
Desafios da área de ciência da vida:
– Forte pressão na cadeia de suprimentos –
restrições logísticas para importação e distribuição interna, e pressão de custos pelo aumento relevante do câmbio.
– Queda na demanda – redução relevante na dispensação / venda de medicamentos e devices (implantáveis e materiais). No canal hospitalar o principal foco é o combate do covid-19, com consequentes cancelamentos e postergações de procedimentos e intervenções eletivas. No canal varejista, o isolamento social tem impedido a interação médico-paciente, impactando, portanto, a emissão de prescrições.
– Sustentabilidade operacional-financeira principalmente dos participantes de capital nacional e de menor porte.
– Maior protagonismo na relação com o cliente-paciente – desafios regulatórios.
Tendências área de ciência da vida:
– Rentabilidade e equilíbrio econômico no segmento, considerando possível pressão para redução de preços de medicamentos e migração de pacientes da rede privada para a rede pública
– cenário de recessão econômica e aumento do desemprego, adicionando mais pressão no público e reduzindo número de assistido pela saúde suplementar.
– Mudança de comportamento de consumo no que tange aos gastos diretos do paciente (“out of the Pocket”) – possível migração de volume comercializado de drogas de referência para similares e/ou genéricos a depender do cenário econômico.
– Suspensão temporária de transações envolvendo ativos.
– Aceleração da Transformação Digital na cadeia de valor – múltiplos canais para contato com a classe médica e na relação cliente-paciente com foco para alavancar o acesso aos tratamentos.
– Novos modelos de negócios, indústria com maior proximidade do cliente-paciente – Uso de plataformas para gestão do cliente-paciente, novas tecnologias e inteligência artificial para aumentar os índices de aderência aos tratamentos, bem como para identificar surtos significativos de saúde e para acelerar o desenvolvimento de medicamentos.
 
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.