book_icon

Com Atos, Caixa Seguradora automatiza processos de investimentos

Instituição obteve aumento da produtividade dos investimentos superior a R﹩70 milhões um mês após implementação das soluções
Com Atos, Caixa Seguradora automatiza processos de investimentos

A Atos, empresa mundial em transformação digital, implementou na Caixa Seguradora, instituição fundada a partir da união entre a CNP Assurances e a Caixa Econômica Federal, um sistema de automação dos processos operacionais da área de investimentos. O projeto foi implementado em apenas 3 meses e por meio dele, a seguradora aumentou sua produtividade de investimento em R﹩ 70 milhões, um mês após a conclusão. Além disso, os funcionários agora podem usar seu tempo de forma mais estratégica e direcionada aos seus objetivos de negócios.
Com o projeto de automação de processos – RPA, totalmente realizado, desde a idealização até a entrega, pela Atos, utilizando ferramentas de robotização de sua parceira Uipath, a Caixa Seguradora conseguiu automatizar sete processos de investimentos. Antes, toda a coleta e preenchimento de planilhas era feita de forma manual, e apenas depois da realização dessas tarefas era possível fazer a análise do mercado de ações. Agora, o sistema realiza toda a parte operacional, fornecendo diretamente as informações aos economistas e equipe.

A parceria com a Atos nos permitiu avançar na modernização de processos e ter um resultado excelente já no primeiro mês, ao mesmo tempo em que garantiu segurança e governança
“A Caixa Seguradora busca constantemente inovar no mercado e se adequar ao cenário dinâmico da atualidade. A parceria com a Atos nos permitiu avançar na modernização de processos e ter um resultado excelente já no primeiro mês, ao mesmo tempo em que garantiu segurança e governança, que estão entre nossas maiores prioridades”, conta André Mourão, superintendente de investimentos da Caixa Seguradora.
O sistema de automação desenvolvido para o projeto utiliza o que há de mais moderno para a realização das atividades e é totalmente auditável, seguro e adequado à Lei Geral de Proteção de Dados -LGPD, além de permitir a governança.
“O projeto de automação com a Caixa Seguradora é muito representativo para a Atos porque reforça ainda mais o nosso posicionamento como parceiros de confiança para as jornadas digitais dos nossos clientes, impulsionando a inovação com agilidade e total segurança”, comenta Nelson Campelo, CEO da Atos na América do Sul.
A Atos utilizou a Metodologia Ágil, aliada ao Design Thinking para desenhar e entregar o projeto. A ideia foi entender que problema estava sendo resolvido e como fazer isso de forma correta. Assim, o projeto pôde ser concluído em três meses, agregando valor a cada entrega mensal de sprint – um dos pilares da Metodologia Ágil – caso essa abordagem não fosse utilizada, seria necessário no mínimo um ano para finalizar o projeto.
“Com a Metodologia Ágil foi possível concluir o projeto de modo assertivo e compartilhar o conhecimento técnico, fato que ajudou a alavancar novas oportunidades e realizar manutenções internamente”, explica João Lenon, analista de investimentos da Caixa de Seguradora
“Na Atos, quando falamos sobre Metodologia Ágil, não é simplesmente sobre entregar com rapidez, mas é sobretudo entregar com qualidade de modo assertivo, gerando valor para os nossos clientes e seus usuários finais”, conclui Hemerson Mota, responsável pela vertical de Insurance da Atos.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.