Dextra e Cinq Technologies anunciam que, a partir de junho de 2020, passam a operar sob a mesma marca, a da Dextra, e sob a mesma batuta – a do grupo Mutant. Entre as inúmeras vantagens da fusão, que vem sendo cuidadosamente executada desde janeiro, estão a ampliação da capacidade de entrega, maior presença no mercado brasileiro e internacional.
O processo de união foi facilitado por alguns elementos-chave. As duas companhias têm culturas e ofertas semelhantes, além de uma carteira complementar de clientes. A junção cria um time profissional tecnicamente poderoso, com quase mil pessoas distribuídas em escritórios em Campinas (SP), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Ponta Grossa (PR), Florianópolis (SC) e Miami (EUA) – e, em breve, Rio de Janeiro (RJ).
“A Cinq tem uma penetração muito forte fora do Brasil, com mais 50% da receita vinda do mercado externo. Além disso está fortemente presente no sul do País”, explica Luis Dosso, Chief Business Development Officer e cofundador da Dextra. “A união cria uma empresa muito mais forte.”
Desde janeiro as companhias trabalham na unificação de processos internos e definição de papéis. A troca de experiências e melhores práticas foi intensa e o resultado é uma atuação tecnicamente mais forte e geograficamente diversa, tanto no mercado nacional como externo.
“A Dextra tem como força a oferta ágil, e nós a internacional. O cliente será beneficiado com uma musculatura maior e com uma experiência bastante consolidada de trabalho remoto, que agora com a pandemia de covid-19 acaba sendo fundamental”, explica Carlos Alberto Jayme, Growth and Innovation Director da Cinq.
Para Jayme, uma empresa com o porte da nova Dextra facilita ainda mais a atuação no mercado global graças à elevada capacidade de design e desenvolvimento de soluções digitais. Além disso, a Mutant também fortalece a segurança financeira necessária para a entrada em projetos internacionais de maior porte.
“Dextra e CINQ são empresas que sempre admirei. A estratégia de negócios, o modelo de gestão e, tão importante quanto, a afinidade cultural. Estamos muito felizes com a migração para a marca Dextra”, comemora Alexandre Bichir, CEO Mutant. “Isso facilita o entendimento do mercado e formaliza um processo de integração que já ocorreu em todas as áreas das empresas. A marca é a última e mais emblemática etapa.”
O que muda para os clientes?
Só ganham, garantem os executivos. Os projetos em andamento podem ganhar o reforço de desenvolvedores qualificados e talentosos. A união de Dextra e Cinq, ambas em pleno crescimento, também amplia o acesso a mercados para contratação de profissionais e ampliação de projetos.
“Somos capazes de executar qualquer tipo de projeto, e escalar muito mais rapidamente, além de atender o cliente em várias geografias”, diz Dosso. “São duas marcas muito respeitadas pelos clientes, com os quais mantemos relacionamentos longos.”
Tanto Dextra como Cinq são empresas destacadas no Great Place to Work (GPTW), o que, segundo os executivos, demonstra a importância dada por ambas às políticas de valorização de profissionais, às relações duradouras com os clientes e à inovação e pioneirismo tecnológico.
“A expectativa é de crescimento no Brasil e no exterior, mantendo a relevância que temos sem perder nossa cultura e o ambiente de trabalho diferenciado. São empresas que acreditam nas pessoas e no quanto é importante ter um ambiente de trabalho propício à colaboração”, reitera Jayme.
Além disso, o time de executivos das empresas foi totalmente unificado. Todos os sócios-fundadores da Cinq passam a ser diretores da Dextra, executando funções diferentes. O plano de crescimento da empresa coloca todos os diretores como fundamentais no plano de crescimento futuro.
Mas e a pandemia?
Mesmo a atual crise global causada pela pandemia de covid-19 não deve afetar a atuação da nova Dextra. A empresa deve continuar operando com alta capacidade de execução e financeira, inclusive para ajudar clientes que estejam enfrentando dificuldades.
“Podemos até rearranjar equipes de projeto para atender as necessidades dos clientes”, explica Dosso.
Para Jayme, a pandemia apresenta desafios nunca previstos. Esta situação provocou a aceleração da união das empresas ao criar mais contato e proximidade entre as lideranças e os times, mesmo de forma remota, o que resultou em um “espírito de time muito forte”.
“Quando nos deparamos com um desafio tão grande [a pandemia], nos unimos ainda mais”, conta. “Os dois times abraçaram a causa de assegurar as entregas e o excelente atendimento aos clientes.”
Serviço
www.mutantbr.com
www.dextra.com.br
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