book_icon

SAS lança ferramenta de IA para auxiliar no combate ao Covid-19

Aplicação de análise inteligente de dados contribuirá para pesquisadores identificarem rapidamente descobertas científicas relevantes de combate e tratamento do Covid-19
SAS lança ferramenta de IA para auxiliar no combate ao Covid-19

Com o objetivo de contribuir por meio do uso de tecnologia no combate ao novo coronavírus, o SAS, empresa global em analytics, lançou uma ferramenta gratuita baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning que contribuirá para que pesquisadores e a comunidade científica em geral possam ser mais efetivos na busca e análise de informações e descobertas relacionadas ao Covid-19. A plataforma analisa milhares de textos, artigos e pesquisas científicas produzidas sobre a doença de modo fornecer rapidamente respostas para os especialistas.
Entidades e pesquisadores reuniram e divulgaram ao público mais de 50 mil artigos de pesquisa científica sobre o novo e outros coronavírus, que foram agrupados e disponibilizados em um banco de dados conhecido como CORD-19 . Os artigos incluem estudos sobre a eficácia do tratamento, o desenvolvimento de vacinas, os esforços de mitigação, além de análise genética, impacto econômico e outros aspectos. A tecnologia permitirá que seja possível analisar com mais agilidade o grande número de literatura científica disponível.
“A apuração eficaz de textos não estruturados da literatura científica requer tempo e grande mobilização de pessoal, que demanda necessidade de conhecimentos aprofundados no assunto, para categorizar e determinar a efetiva relevância”, disse Mark R. Cullen, professor de Medicina da Universidade de Stanford e Presidente do Comitê Diretor Científico de Banco de Dados de Pesquisa Covid-19.

Com um sistema baseado em Inteligência Artificial, processamento de linguagem natural, regras linguísticas e técnicas sofisticadas de modelagem, a plataforma de pesquisa do SAS permite a extração rápida e inteligente de texto e dados numéricos relevantes do CORD-19 

Com um sistema baseado em Inteligência Artificial, processamento de linguagem natural, regras linguísticas e técnicas sofisticadas de modelagem, a plataforma de pesquisa do SAS permite a extração rápida e inteligente de texto e dados numéricos relevantes do CORD-19. O ambiente gratuito e disponível ao público visa conectar de forma rápida e eficiente a comunidade global de pesquisa à literatura científica mais relevante.
“O SAS está oferecendo uma solução que agiliza esse processo e permite que pesquisadores de todo o mundo apoiem seus esforços relacionados ao Covid-19, assim como os ajuda a entender a eficácia dos tratamentos ou compreender melhor as variáveis ​​genéticas nas mutações do vírus”, disse Cullen.
Com o novo ambiente de análise de texto visual do SAS, os usuários podem explorar interativamente pesquisas relevantes sobre tópicos de coronavírus, como período de incubação, variações genéticas, avaliação de riscos e muito mais. Eles também podem visualizar palavras-chave extraídas e dados quantitativos resumidos, identificar rapidamente co-citações e a autoria dos trabalhos usando a visualização de análise de rede e procurar termos-chave em texto livre.
“A pandemia do Covid-19 levou a uma explosão de pesquisas médicas e científicas, muito mais do que qualquer pessoa pode absorver significativamente”, disse Jeffrey Engel, membro do Conselho de Estado e Epidemiologistas Territoriais (CSTE, na sigla em inglês). “A ferramenta do SAS, usando seus avançados recursos analíticos e de inteligência artificial, oferece a pesquisadores globais, analistas de políticas públicas, epidemiologistas, profissionais de saúde e instituições acadêmicas a capacidade de focar em tópicos relevantes, fontes autorizadas e descobertas que impactam seus esforços para combater o Covid-19.”
Usando o SAS Visual Text Analytics e o SAS Visual Data Mining e Machine Learning, o SAS analisa o conjunto de dados com modelos desenvolvidos por linguistas e especialistas em saúde e ciências da vida  

A tecnologia do SAS Viya potencializa o ambiente interativo por meio de análises avançadas e métodos de IA que ajudam os pesquisadores a explorar o conjunto de dados do CORD-19. Usando o SAS Visual Text Analytics e o SAS Visual Data Mining e Machine Learning, o SAS analisa o conjunto de dados com modelos desenvolvidos por linguistas e especialistas em saúde e ciências da vida. Os pesquisadores podem explorar tópicos como eficácia dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), eficácia do distanciamento social e o ambiente de transmissão. Os modelos também extraem e apresentam dados quantitativos, como o período de incubação e o número de reprodução do Covid-19.
“Com o ritmo de pesquisa do Covid-19 em alto volume e velocidade, pode ser um desafio monumental conectar os pesquisadores à literatura relevante”, disse Sajung Yun, PhD, professor da Universidade Johns Hopkins e CEO da ZtoMed. “O SAS aproveitou algumas das técnicas mais inovadoras de IA para examinar de maneira inteligente o corpo de dados e conectar os usuários às pesquisas relevantes de maneira intuitiva e rápida”.
“O SAS está comprometido em usar tecnologia avançada de maneiras inovadoras para ajudar os clientes de todos os setores a combater a pandemia”, afirmou Bryan Harris, vice-presidente sênior de engenharia do SAS. “O nosso novo ambiente baseado em IA vai além das ofertas atuais do mercado e fornece uma maneira visual e intuitiva de encontrar conexões complexas em pesquisas. Como não contamos apenas com o aprendizado de máquina, mas também com abordagens humanas em sequência, os usuários podem visualizar diferentes fatias de dados para encontrar exatamente o que precisam para apoiar suas próprias necessidades de pesquisa.”
Como parte de resposta ao Covid-19, O SAS também lançou a Análise de Cenário Epidemiológico Covid-19 , um ambiente interativo que se baseia em modelos de otimização de recursos médicos criados em conjunto com a Cleveland Clinic. Os modelos executam diferentes cenários de projeção de vírus para prever o impacto de um surto de doença e quantificar a eficácia das estratégias de mitigação da saúde pública. Além disso, a companhia também disponibilizou um hub de análise de dados que inclui modelos analíticos gratuitos, um painel público para monitorar a propagação da pandemia, um ambiente de descoberta de dados construído no SAS Viya e acesso a treinamento gratuito.
Serviço
www.sas.com/br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.