
A Assembléia Geral de Acionistas da Capgemini SE, realizada a portas fechadas no dia 20 de maio, adotou todas as resoluções colocadas em votação. Entre elas: a de Aiman Ezzat como sucessor de Paul Hermelin na posição de CEO e a de Hermelin mantendo a Presidência do Conselho de Administração.
De acordo com as medidas de emergência adotadas pelo governo francês para conter a disseminação do Covid-19, a Assembléia Geral Ordinária da Companhia foi realizada a portas fechadas, sem a presença física dos acionistas, com um webcast ao vivo no site da companhia. Toda a votação ocorreu por e-mail e os acionistas adotaram todas as resoluções apresentadas com um quorum de 69%.
Além disso, a reunião do Conselho de Administração ao final da Assembléia Geral decidiu por unanimidade, por recomendação do Comitê de Ética e Governança e de acordo com os anúncios feitos em 16 de setembro de 2019, adotar uma forma de governança que separa as funções de Presidente e CEO, na qual Paul Hermelin permanece como Presidente do Conselho, enquanto Aiman Ezzat assume o papel de CEO como o único Executivo Corporate Officer.
Na Assembléia Geral de Acionistas, Paul Hermelin lembrou os destaques de 2019 e a transição gerencial iniciada em 2017:
“2019 foi um ano rico e de sucesso para a Capgemini, com resultados crescentes e o projeto de aquisição da Altran, que já foi finalizado, dando-nos uma nova dimensão. Atualmente, uma nova estrutura de governança foi implementada. Sob minha proposta, o Conselho de Administração nomeou Aiman Ezzat como CEO do Grupo Capgemini. Ele será o quarto CEO nos 53 anos de existência da Capgemini. Aiman trabalha ao meu lado há mais de 15 anos e estou convencido de que ele continuará a expandir nossa empresa. Estou, portanto, muito satisfeito com a sua nomeação e estou feliz pela transição gerencial ter ocorrido em muito boas condições, com respeito por todos e transparência. Como Presidente do Conselho de Administração, supervisionarei o desenvolvimento deste Grupo que tanto amo”.
No final da Assembléia Geral, Aiman Ezzat declarou: “Gostaria de agradecer mais uma vez a Paul Hermelin e ao Conselho de Administração por sua confiança. Estou assumindo a gerência de um grupo saudável, com 270 mil funcionários com quem posso contar e que estão prontos para enfrentar qualquer desafio. A agilidade, solidariedade e resiliência demonstradas durante esse período excepcional da crise da saúde reforçam minha determinação e minha confiança no futuro da Capgemini. Estou ciente da minha responsabilidade em relação a todas as partes interessadas, funcionários, clientes, parceiros e acionistas. Como principal participante de nossa indústria e comprometida com a responsabilidade ambiental, também devemos garantir o desenvolvimento harmonioso e ético das novas tecnologias para o benefício de todos. Também vou trabalhar nisso com paixão”.
Na Assembléia Geral, os acionistas aprovaram a distribuição de um dividendo de 1,35 euro por ação em relação ao exercício de 2019, a ser pago a partir de 5 de junho de 2020, com a data de retirada do cupom projetada para 3 de junho de 2020.
A Assembléia Geral aprovou as deliberações relativas à composição do Conselho de Administração:
– Belen Moscoso del Prado, Diretora de Digital e Inovação da Sodexo, foi nomeada para o Conselho de Administração por um período de 4 anos. Belen, cidadã espanhola, traz ao Conselho uma sólida experiência em inovação e transformação aplicada à estratégia de Dados e Digital em grupos globais. O Conselho indicou que considera Belen Moscoso del Prado uma diretora independente, de acordo com os critérios do Código AFEP-MEDEF a que a Companhia se refere;
– Aiman Ezzat também foi nomeado membro do Conselho de Administração por um período de 4 anos;
– Siân Herbert-Jones, diretor independente, foi reconduzido para um mandato de 4 anos;
– O mandato de Lucia Sinapi-Thomas, diretora representando acionistas, também foi renovado por um período adicional de 4 anos.
Além disso, como parte do sistema de representação de funcionários, Kevin Masters e Hervé Jeannin foram designados diretores para um mandato de 4 anos a partir de 20 de maio de 2020.
No final desta Assembléia Geral, o Conselho de Administração da Capgemini SE passou a ter 15 conselheiros, incluindo dois conselheiros representando funcionários. Dos seus membros, 75% são diretores independentes, 27% são diretores internacionais e 42% são mulheres. Essa composição reflete a ambição renovada do Conselho de buscar sua internacionalização, aprofundar sua expertise setorial e enriquecer a diversidade de seus perfis.
A Assembléia Geral aprovou em 2019 os componentes de remuneração e os benefícios pagos ou concedidos por Paul Hermelin, Presidente e CEO, bem como pelos dois COO (Chief Operating Officers). Também foram aprovados o relatório sobre a remuneração dos diretores corporativos e as várias políticas de remuneração para executivos e diretores corporativos de 2020.
Por fim, a Assembléia Geral dos acionistas aprovou todas as delegações financeiras concedidas ao Conselho de Administração.
Um detalhamento dos resultados da votação, bem como o webcast completo da Assembléia Geral, podem ser encontrados no site da Capgemini.
Serviço
www.capgemini.com. People matter, results count

Leia nesta edição:

CAPA | TECNOLOGIA
Open Source turbina a Transformação Digital

TENDÊNCIAS
IoT está madura e traz boas oportunidades de negócios

FÁBRICA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Soluções ganha apoio da IA
Esta você só vai ler na versão digital

NEGÓCIO
Oportunidades e riscos da internacionalização
Baixe o nosso aplicativo