De olho na tecnologia 5G e no streaming de vídeo em alta resolução para smartphones, a MediaTek anuncia que o chipset Dimensity 1000 5G será o primeiro SoC (sistema em um chip) do mundo com suporte a streaming de vídeo do YouTube com o uso da nova tecnologia de codec AV1, permitindo reprodução em resolução 4K a 60 fps. Com a eficiência de compressão aprimorada, o AV1 oferece aos usuários uma qualidade visual incrível e experiências de vídeo mais fluidas, utilizando menos dados.
O streaming de vídeo é a atividade número um no uso de smartphones. Ao usar o codec de vídeo AV1 baseado no hardware do Dimensity 1000 (chipset lançado no final do ano passado), os usuários podem desfrutar de uma vida útil de bateria mais longa, ao mesmo tempo que fazem streaming com as melhores configurações de qualidade. Combinado com sua conectividade 5G ultrarrápida em um único chip, o Dimensity 1000 lidera o setor em design e capacidade.
“A MediaTek está empenhada em atualizar de forma consistente suas ofertas para aprimorar a experiência do usuário, e a tecnologia AV1 é um excelente exemplo. O vídeo agora é a forma de comunicação mais usada, com 70% da geração Y e da geração Z usando serviços de streaming ”, afirma Yenchi Lee, gerente da unidade de negócios sem fio da MediaTek. “Estudos de mercado indicam que o setor de streaming deve se expandir a uma taxa de crescimento anual composta de 19,6% e chegará a US$ 124,57 bilhões até 2025. E ele é um dos principais impulsionadores dos serviços 5G. A MediaTek lidera o caminho para permitir a transmissão de vídeo mais eficaz com o AV1. ”
O codec de vídeo AV1 é um marco no setor de streaming de vídeo. Apresentado pela primeira vez em 2018 pela Alliance for Open Media (AOMedia), o AV1 é livre de royalties, criado para substituir o decodificador VP9 e se tornar o padrão de Internet Video Codec (NETVC). O AV1 é uma tecnologia de decodificador de vídeo de alta performance que oferece 30% mais eficiência de compressão quando comparado ao atual VP9.
“O AV1 tem se tornado um formato cada vez mais importante para permitir a reprodução em alta resolução em dispositivos móveis. Estamos empolgados com o fato de a MediaTek ter implementado um hardware AV1 dedicado no seu SoC Dimensity 1000 5G”, ressalta Matt Frost, diretor de gerenciamento de produtos do Google Chrome. “À medida que o streaming de vídeo em dispositivos móveis se torna predominante, novos casos de uso como o da MediaTek enfatizam o importante trabalho de desenvolvimento de codecs de última geração.”
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo