A Mastercard busca garantir uma experiência de compra conveniente e eficaz para o consumidor, não só no ambiente físico como também no online. Por conta da crise mundial na saúde e a recomendação das autoridades de permanecer em casa, o volume de compras em e-commerce pode aumentar nos próximos meses.
Para compras recorrentes, aquelas em que existe uma assinatura ou o pagamento de mensalidades, e para compras habituais, aquelas que são realizadas em sites em que o consumidor compra com frequência, a opção de salvar os dados do cartão pode trazer mais comodidade, rapidez e segurança para o consumidor. Essa modalidade de pagamento é muito comum nos aplicativos de transporte urbano, streaming de música e vídeo, aplicativos de entregas e games online, e conta com diversas camadas de segurança que protegem não só o consumidor, como também o estabelecimento comercial.
Ao cadastrar os dados de seu cartão em um comércio ou serviço, o consumidor autoriza, ou não, que esses dados sejam salvos para agilizar o check out em compras futuras. Permitindo essa funcionalidade, o consumidor terá compras mais convenientes no futuro, eliminando a necessidade de digitar novamente todos os dados do cartão a cada compra, ganhando velocidade no momento do pagamento e contando com todas as camadas de segurança oferecidas pela Mastercard.
Para garantir isso, a Mastercard passou adotar padrões internacionais de segurança, como autenticação EMV 3DS e tokenização, que eleva a taxa de aprovação da compra online para o nível dos pagamentos presenciais, com índices em torno de 95%. Essas medidas evitam o ataque de cibercriminosos e garantem uma experiência de compra mais segura e conveniente para o consumidor.
Porém, é necessário que o usuário também se atente a alguns detalhes antes de salvar seus dados em qualquer plataforma, por isso, a Mastercard listou abaixo algumas dicas para ajudar o consumidor a se proteger:
1) Salve seu cartão apenas em estabelecimentos confiáveis
Antes de salvar os dados do cartão, é importante que o consumidor pesquise o histórico do e-commerce para saber se ele é confiável. Para isso, uma opção é buscar por informações em sites de reclamação.
2) Só salve os dados do cartão em computadores pessoais
Para evitar o uso indevido dos dados do cartão, o consumidor deve evitar salvá-lo em computares que sejam compartilhados com outras pessoas.
3) Utilize senhas fortes no perfil do e-commerce
Como os dados ficam armazenados em uma plataforma proprietária do e-commerce, é importante utilizar senhas com caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, além de numerais.
4) Ative as notificações de pagamento
A maioria dos emissores permite que o usuário cadastre um número de celular para receber um SMS, um e-mail ou até mesmo notificações push do aplicativo do banco, a cada compra feita com o cartão. Desta maneira, caso o consumidor não reconheça alguma compra, pode entrar em contato imediatamente com o SAC do banco para avisar sobre um possível golpe.
Seja por conveniência ou para agilizar os pagamentos diários, salvar um cartão Mastercard em aplicativos ou sites é rápido e seguro. Ao utilizar essa função o consumidor tem uma experiência de pagamento invisível e com a segurança e as vantagens oferecidas pela Mastercard.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo