Mesmo diante da pandemia da Covid-19, os setores essenciais não podem parar de funcionar (supermercados, farmácias e postos de gasolina). Além destes, indústrias e comércio em geral muitas vezes também não conseguem desenvolver suas atividades em regime de home office. Há estados brasileiros que estão liberando a operação de alguns estabelecimentos além dos essenciais, adotando medidas de prevenção para inibir a propagação do vírus. Para garantir o funcionamento dentro das medidas restritivas em prevenção ao contágio do novo coronavírus, empresas tiveram que se adaptar para continuar oferecendo seus serviços de forma segura para clientes e equipes. Conheça algumas práticas que podem ser adotadas para manter a segurança dos ambientes de trabalho e também dos funcionários.
O SARS-CoV2, também conhecido como coronavírus, é um vírus de RNA e algumas pesquisas têm mostrado que ele possui capacidade de sobreviver por longos períodos em diferentes superfícies. A Neoprospecta, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para rastreamento e controle de micro-organismos utilizando ferramentas moleculares, criou uma solução para detecção de Covid-2019 em ambientes. A análise é realizada utilizando sequenciamento de nova geração e análise de bioinformática, permitindo detectar com alta sensibilidade a presença de Covid-19 em diferentes tipos de amostras como superfícies, água, alimentos, entre outros. A coleta é realizada de maneira simples utilizando um swab, enquanto o transporte pode ser feito em temperatura ambiente por meio de uma solução líquida que estabiliza e inativa o RNA do vírus até chegar ao laboratório. Essa solução foi desenvolvida especialmente para indústrias conseguirem validar seus processos de higienização, criarem planos de gerenciamento de riscos e garantirem a segurança de seus colaboradores e produtos.
Higienização frequente e adequada
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a adoção das medidas preventivas é uma forma de diminuir a propagação da Covid-19. É preciso limpar as superfícies das mesas e estações de trabalho com desinfetante, regularmente, porque a contaminação por esses meios é uma das principais formas de disseminação. Também se deve colocar dispensadores de álcool em gel ou desinfetante para as mãos no local de trabalho, além de orientar a lavagem correta das mãos. Todas essas tarefas são essenciais, mas podem ser esquecidas. Para auxiliar na manutenção da higiene, Rafael Zambelli, CEO da Checklist Fácil, recomenda o uso da tecnologia: “por meio do nosso software de eficiência operacional, é possível criar checklists e planos de ação para o gerenciamento dos processos de higienização, seguindo as recomendações dos órgãos competentes. A comprovação da finalização da tarefa é feita por meio de imagem ou QR Code”. Ele ainda complementa que, “essas funcionalidades garantem que o auditor esteja no local de realização da checagem e, ainda, utilize o recurso de imagem como forma de comprovar o problema que precisa ser resolvido”. A startup disponibilizou para seus clientes checklists padrão para a gestão da limpeza dos ambientes, facilitando o dia a dia das empresas. Além disso, acaba de ser lançada a ação Checklist do Bem. Assim, qualquer empresa que queira realizar auditorias e inspeções de prevenção ao coronavírus receberá acesso gratuito em uma versão especial da ferramenta. Para garantir a estabilidade do sistema, há um limite de 1000 usuários. Porém, para aqueles que não conseguirem garantir o seu cadastro, os checklists de prevenção estão disponíveis gratuitamente, em formato de planilha, no site da startup.
Cartilha de orientações
Segundo o diretor de mercado da Unifique, Jair Francisco, todos os técnicos externos receberam um treinamento com plano de contingência do coronavírus, sendo orientados sobre precaução e higienização ao entrar em atendimentos domiciliares ou empresariais, como fazer o uso de luvas e o descarte correto. “Orientamos sobre o uso de álcool gel, óculos de acrílico, trajes anti chamas e até sobre a distância segura no procedimento de assinatura do contrato com o cliente”. Os técnicos também receberam uma cartilha, contendo todas as informações do protocolo de segurança a ser seguido nesse período de contenção. O atendimento ao cliente permanece normalmente pelo telefone e pelos canais virtuais, como WhatsApp ou e-mail.
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