Muito se escuta falar sobre o Coronavírus no Brasil e no mundo, mas a verdade é que ainda existem incertezas sobre a gravidade desta pandemia em vários cenários econômicos e sociais. Ouvindo algumas notícias, verificando grupos de WhatsApp e até mesmo acompanhando em redes sociais, vemos um verdadeiro movimento de “vai e vem” das empresas públicas e privadas para adequar tanto o capital humano quanto o financeiro das organizações.
Embora o cenário ainda seja incerto, e cheio de fake news (notícias falsas) rodando por aí, a população está em estado de alerta, e a dúvida que paira na cabeça de algumas pessoas é: qual o impacto desta pandemia nas empresas? Para ser mais específico, qual o verdadeiro impacto de uma quarentena para o RH (Recursos Humanos) das empresas?
Sabe-se que RH é o departamento que faz a gestão do capital humano de uma organização, seja ela do setor público ou do setor privado, e no meio de uma crise como estamos enfrentando, grandes mudanças são sentidas por nós, colaboradores e servidores.
Diante deste momento que estamos vivenciando, cria-se um grande impasse para o departamento de Recursos Humanos: não deixar de ser humanizado e, ao mesmo tempo, proteger a própria equipe. E agora, o que fazer?
Trabalho Home Office
Uma das modalidades mais adotadas no momento para a prevenção do contágio por meio do contato humano é o trabalho Home Office (escritório em casa), uma ótima alternativa oferecida por grandes empresas para que seus colaboradores ou servidores não necessitem se expor e consigam realizar suas atividades sem o caos diário dos grandes centros urbanos (que inclusive, estão com limitação de circulação de pessoas e, consequentemente, de horários para o transporte público).
Mas nem todas essas empresas possuíam anteriormente o sistema home office de trabalho e nem todos os colaboradores estão adaptados ao novo modelo, o que pode gerar dificuldades na produtividade e conflitos emocionais das pessoas, que surgem em meio às incertezas da mudança de rotina.
Como grande parte dos colaboradores do RH estará, também, em Home Office, como ficaria o atendimento ao público interno?
RH humanizado
Foi-se a época em que o RH era o responsável somente por pagamentos, benefícios, férias, entre outras atividades burocráticas. Hoje, o RH é o responsável por gerir os relacionamentos internos, pelo desenvolvimento pessoal, por manter o clima organizacional e disseminar a cultura da empresa.
O departamento de recursos humanos está em um importante processo de humanização constante, focando nos colaboradores como um todo, no seu desenvolvimento, preocupado não só com a vida profissional, mas também pessoal.
Neste momento, sempre é bom seguir dicas e exemplos de quem já realiza ações de contenção dentro das empresas para barrar o aumento da infecção junto ao quadro funcional e seus familiares. Tudo isso, claro, sem manter a qualidade do atendimento, do trabalho do departamento, e protegendo o maior capital de uma empresa: o ser humano.
Mas como podemos continuar atuando com uma área humanizada e, ao mesmo tempo, em quarentena ou de forma remota? Trago abaixo algumas dicas que podem ajudar:
1) Atualização e orientação sobre a prevenção
Em uma pandemia, os dados podem mudar quase que toda hora. Neste momento, manter o quadro funcional devidamente orientado e atualizado sobre medidas de prevenção é fundamental para amenizar os impactos da doença.
Lançar mão de boletins diários do RH ou do Comitê de Crises (caso a empresa possua), por exemplo, é uma das ações assertivas quando o assunto é o repasse da informação. Neste momento, vale esclarecer sobre as Fake News que estejam rodando por aí.
2) Cuidar das pessoas dentro e fora da empresa
Com as mudanças diárias dos dados sobre a doença, ficar atento aos colaboradores ou servidores que possuem sintomas, ou que tenham entre seus familiares casos confirmados, é necessário. O isolamento, nestes casos, é fundamental e poderá salvar a vida dessas pessoas e das demais.
Vale lembrar que nem todos possuem informações e acesso ao serviço de saúde, por isso, nós do RH podemos ajudar a orientar as melhores saídas. Idosos e doentes crônicos precisam ser isolados desde o início, mapeie esse público e proteja-os!
3) Liberação de benefícios
A pandemia tende a impactar a economia e o perfil de consumo das pessoas. Por isso, o RH certamente terá de gerir as mudanças no volume de informações sobre os benefícios e descontos em folha dos colaboradores. Sobre isso, falaremos a seguir.
Gestão de benefícios
Como disse acima, o RH não é mais responsável por apenas a parte de pagamentos e benefícios, porém estas atividades ainda fazem parte da rotina de profissionais da área.
Com a demanda de pessoas utilizando o plano de saúde com coparticipação, por exemplo, o aumento de demanda no setor será grande. Isso vale, também, para empréstimos consignados, cujas diretrizes do governo foram facilitadas para movimentar a economia neste momento.
Algumas empresas já possuem o consignado como benefício, porém a prática para liberação está sendo de forma manual, de modo que o colaborador ou servidor vai até o RH, solicita a sua carta margem para consignados, na sequência vai até o banco solicitar o empréstimo.
Ou seja, já temos vários cenários de exposição ao contágio. Coloca-se em risco o profissional do RH, o colaborador e as pessoas que o atendem no banco. Mas como melhorar a atuação e potencializar a prevenção mediante às necessidades das pessoas?
RH automatizado
Hoje, o mercado apresenta inúmeras soluções para otimizar o tempo de Gestão da área de Recursos Humanos e que podem ser aproveitados para evitar o contato e exposição do quadro funcional à realidade da pandemia.
São as chamadas “ferramentas de automação”, que possibilitam a realização de atividades rotineiras e burocráticas de uma forma mais rápida e objetiva, por meio do uso de sistemas que otimizam tanto a gestão de folha, quanto ao acesso por parte do colaborador ou servidor, evitando o contato físico entre pessoas, e até mesmo evitando a aglomeração de muita gente nos departamentos da empresa.
Com ferramentas de gestão de benefícios e margem consignável, por exemplo, o colaborador pode solicitar diretamente com banco conveniado o empréstimo consignado, evitando com isso o contato com departamento de recursos humanos.
Além disso, para gestão dos descontos em folha, o profissional de RH pode reunir dados automaticamente e compilar os dados em poucas horas, conseguindo, então, liberação de tempo e esforço para atuar em ações de contenção e gestão de crises, como o aconselhamento daqueles que precisam de informações sobre a pandemia.
Com tudo isto podemos chegar à conclusão de que podemos continuar sendo humanos em tempos de crise, precisamos apenas nos reinventar e não deixar de lado os nossos valores. Como vejo muita gente comentando nas Redes Sociais, logo isso tudo vai passar e vamos ter aprendido muito juntos!
Por Marcieli Mantovani, analista de novos negócios do Consignet
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo