A Nestlé detém um complexo cenário de apurações fiscais e tributárias devido à sua presença em quase 100% do território brasileiro. Hoje, a indústria de alimentos gera um volume de cerca de 20 mil obrigatoriedades anuais relativas a mais de 20 milhões de notas ficais eletrônicas emitidas em 24 estados e 128 municípios onde opera, cada um com sua legislação, o que resulta em burocracia e muitos riscos.
Para ter ganho em performance e produtividade nas apurações fiscais, além de tomadas de decisões ágeis orientadas a dados, a companhia descontinuou seu software fiscal anterior e implementou o DP-Fisc, solução focada nas apurações fiscais e obrigações acessórias homologada e certificada pela SAP e que é fornecida pela Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital.
O DP-Fisc eliminou um problema histórico da Nestlé, que era a duplicação das informações na base de dados do sistema de gestão empresarial, o SAP. “Isso nos tornava muito reativos, pois tínhamos que esperar o mês finalizar para fecharmos as apurações a fim de não corrermos o risco de duplicidade de informações “, explica Fábio Donatelli, gerente de impostos indiretos da Nestlé.
“A solução, acrescenta o diretor de operações SAP da Engineering, Martim Tuma, é totalmente nativa ao ambiente SAP e trouxe agilidade nas apurações e obrigações acessórias. Com uma arquitetura robusta e escalável, o DP-Fisc utiliza o poder do processamento Hana. Com isso, obrigações que eram geradas em horas passaram a ser processadas em minutos.”
Só no primeiro mês em produção, o DP-Fisc já realizou 80% das entregas acessórias mensais, que equivalem a cerca de mil obrigatoriedades. A agilidade proporcionada pela solução trouxe ganhos consideráveis em performance e produtividade, como a redução no tempo de entrega do Sped Fiscal, passando de 7 horas para 12 minutos, ou seja, uma economia de 3400%. Já o Sped Contribuições, que antes era gerado em oito horas, caiu para 17 minutos, o que equivale a 2724% de redução.
Outra melhora perceptível foi no tempo de recebimento de notas fiscais, que agora são automatizadas por meio de um painel eletrônico, possibilitando, também, a detecção do número de erros, além da mensuração de documentos por localidades. “Com essa digitalização, agora temos tempo para, de fato, trabalhar como analistas. Deixamos simplesmente de subir notas fiscais no sistema para nos dedicarmos a uma posição mais estratégica, que é a tomada de decisões e o apoio ao negócio orientados pela ótica Data-Driven”, explica Bárbara Calil, coordenadora de projetos da Nestlé.
O projeto de Tax Transformation da Nestlé compreende as obrigações federais, estaduais, municipais e regimes especiais do setor alimentício: ISS (Imposto sobre Serviços), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) PIS, COFINS, ECD (Escrituração Contábil), ECF (Escrituração Contábil Fiscal), Siscoserv (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio) e Transfer Price.
A Engineering realizou customizações na solução a fim de criar as validações dos documentos fiscais com regras pré-definidas e automatizar ao máximo as rotinas de apuração de impostos. “Com isso, entregamos à Nestlé uma transformação fiscal segura, ágil e com melhores experiências para os usuários”, finaliza Tuma.
Serviço
http://br.engineering
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo