book_icon

Tecnologias aliadas à saúde financeira podem reduzir prejuízos nos negócios

É extremamente importante que os empreendedores estejam atentos às novidades tecnológicas e busquem alternativas que ajudem a manter a empresa bem organizada
Tecnologias aliadas à saúde financeira podem reduzir prejuízos nos negócios

Desde que chegou ao País, o Covid-19 tem trazido uma série de problemas aos brasileiros. Suspensões de aulas, fechamento de bares e restaurantes e cancelamentos de eventos para evitar aglomerações são algumas das medidas tomadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na intenção de conter o avanço da doença. Porém, um dos assuntos mais preocupantes quando se trata da pandemia, diz respeito ao prejuízo que ela vai causar nos negócios.
De acordo com Rafael Dal Molin, diretor da Elevor – startup gaúcha que desenvolve softwares de gestão para os mais variados setores – o principal motivo da falência das empresas é a falta de controle e planejamento. Para ele, com a evolução da tecnologia dentro do ambiente empresarial, contar com ferramentas digitais é um divisor de águas para os negócios atualmente, uma vez que os ERPs ajudam os CEOs a tomarem decisões com propriedade e segurança – e não apenas com desespero.

Suspensões de aulas, fechamento de bares e restaurantes e cancelamentos de eventos para evitar aglomerações são algumas das medidas tomadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na intenção de conter o avanço da doença  

“Um gestor sem informações é como se estivesse navegando no escuro, prestes a bater em alguma coisa. A tecnologia ajuda a dar clareza sobre os processos e recursos da empresa e disponibiliza, em tempo real, dados fiscais, tributários, contábeis, de controladoria e de todos os outros setores e departamentos. Com esses elementos na palma da mão, os administradores têm consciência antes de tomar uma decisão e a certeza sobre as suas ações e as da sua equipe”, explica.
Ainda segundo Rafael, ter controle sobre tudo que acontece dentro de uma empresa é uma das tarefas mais complicadas vividas por um gestor. E na maioria das vezes, a análise de cada um dos setores da organização de forma independente, leva a decisões equivocadas, que podem gerar impactos negativos, por exemplo, no fluxo de caixa, causando um desequilíbrio financeiro em toda a instituição.
“É extremamente importante que os empreendedores estejam atentos às novidades tecnológicas e busquem alternativas que ajudem a manter a empresa bem organizada. Ter um controle empresarial eficiente e de alta qualidade é fundamental para que uma organização alcance o sucesso que almeja e extraia informações úteis e relevantes, otimizando as ações de ponta a ponta”, finaliza.
Outro setor muito importante dentro das corporações – que ajuda as empresas a darem mais vazão aos seus processos – é a de gestão de documentos. Isso se dá principalmente com o uso da tecnologia, que permite que todos os processos e etapas de uma análise sejam feitas de forma automatizada. É o caso da Docket, startup que realiza a busca, pré-análise e gestão de documentos utilizando a Inteligência Artificial. Por meio dela, é possível ter ganho operacional, tornar a gestão mais eficiente e otimizar custos das rotinas de busca e pré-análise de documentos e certidões.
Além disso, ela permite que as empresas direcionam suas equipes para que possam realizar tarefas mais estratégicas, melhorar os resultados e agregar valor aos negócios. Por isso, o uso da tecnologia se tornou essencial em todo e qualquer negócio, pois ela ajudar a resolver problemas de maneira mais ágil com resultados mais efetivos.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.