book_icon

Utilização de plataformas online no processo de ensino-aprendizagem

No filme “Superman – O Retorno”, de 2006, uma cena em especial me chamou a atenção. Quando o super-herói chega à caverna e consegue, pelo uso da tecnologia, revisitar seu passado, compreendendo o porquê da destruição da civilização e do esgotamento dos recursos naturais.
A cena me remete ao momento em que vivemos. Devemos conhecer o passado para satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras. A tecnologia é a nossa principal ferramenta para unir o presente e o passado e promover o desenvolvimento, fundamentalmente na área da Educação. “O futuro é o passado em preparação”, dizia o ator e líder da resistência francesa na segunda guerra mundial, Pierre Dac.
A suspensão temporária das atividades presenciais, por ordem governamental ou não, é uma tentativa de reduzir o risco de contágio e disseminação do coronavírus entre os alunos e o restante da população. Garantindo assim, que o sistema de saúde possa atender com qualidade os doentes.
Mesmo com a suspensão das aulas, é nosso papel, como educadores, continuar a garantir o conhecimento. Devemos utilizar a tecnologia para o aprendizado, utilizando de estratégias que motivem os alunos a refletirem sobre a realidade que se impõe.
As novas tecnologias estão influenciando e muito o modo como ensinamos e aprendemos, dentro e fora dos ambientes escolares. O aluno deve, mesmo em casa, estar compromissado com o seu desenvolvimento.
O uso da tecnologia motiva a busca por novos caminhos para o ensino-aprendizagem, com base em novas metodologias, desenvolvendo estratégias para as atividades propostas.
Para os docentes é mais um desafio. O processo de ensino é realizado mediante o compartilhamento de conteúdo no ambiente virtual, por meio de ferramentas para publicação, comentários e verificação da participação do aluno.
A utilização de plataformas online proporcionam ainda interação entre os alunos, por meio de fóruns de discussão e chats online, pois a comunicação é instantânea. Há também facilidade para os alunos e professores no acesso aos materiais de apoio.
E que tipo de abordagem deve ser usada para “magnetizar” o aluno?
O storytelling é um dos formatos mais interessantes, pois une a capacidade de contar histórias de maneira relevante, unindo recursos audiovisuais ao uso das palavras. Aliado a isso, o docente deve sugerir a pesquisa de informações sobre o tema tratado, enriquecendo assim, a capacidade de argumentação do aluno.
Entre as habilidades exigidas dos estudantes do século XXI estão a solução de problemas complexos, a inteligência emocional, flexibilidade cognitiva, dentre outras. Essas competências também devem ser desenvolvidas no ambiente virtual.
A utilização do Jornalismo, com matérias atuais e antigas também são uma ferramenta importantíssima para que os alunos estejam inseridos na realidade e compreendam o passado para que simulem o futuro. Trazer para a realidade cotidiana dos jovens, que contam com a tecnologia e com a internet para tudo, é uma das principais formas de despertar o interesse e conquistar a atenção.
Um ponto é importante de salientar: a adversidade gera oportunidade. Uma das lições aprendidas com a pandemia do Coronavírus é que as instituições de ensino precisam ir além da tradição e do conservadorismo e adaptar-se, adotando definitivamente as tecnologias educacionais e compartilhá-las, pois somos os responsáveis pelas gerações futuras.
Por Carlos Walter Dorlass, Diretor Geral do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP)

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.