book_icon

Citrix: só 31,97% das empresas brasileiras permitem trabalho remoto

No Brasil, a quantidade de companhias que adota esse modelo de trabalho é pequena e, menor ainda o número de empresas que o implementam o 'home office' corretamente
Citrix: só 31,97% das empresas brasileiras permitem trabalho remoto

Em tempos de quarentena forçada pela propagação do coronavírus, pôde-se notar um aumento exponencial na adoção do trabalho remoto para evitar que a pandemia se alastre cada vez mais. Com isso, muitas empresas – a maioria das quais nunca adotou o home office antes – viram-se obrigadas a recorrer a este recurso.
Empresa especializada em soluções de trabalho digital, a Citrix realizou no Brasil a pesquisa intitulada O trabalhador digital em 2019 e constatou que somente 31,97% das empresas permitem o trabalho remoto no País. Em contrapartida, 51,64% dos entrevistados declararam que a produtividade não seria afetada ao trabalhar remotamente, e 34,43% deles ainda declararam que a produtividade aumentaria caso lhes fosse permitido o home office.

Em contrapartida, 51,64% dos entrevistados declararam que a produtividade não seria afetada ao trabalhar remotamente, e 34,43% deles ainda declararam que a produtividade aumentaria caso lhes fosse permitido o home office

Os números (foram ouvidos 122 profissionais de todo o Brasil) levantam uma série de perguntas: agora que estão sendo obrigadas a adotar o trabalho remoto, as empresas estão aderindo a essa medida corretamente? Estavam preparadas para tal? Proveram as ferramentas adequadas para os colaboradores?
Um grande salto recente na procura por ferramentas que possibilitem essa modalidade de trabalho foi observado pela Citrix, porém muitas vezes de forma apressada e sem planejamento. Levou-se também em consideração o aspecto humano: os gestores estão preparados para coordenar seus subordinados à distância? Como os colaboradores desacostumados ao trabalho remoto irão proceder sem as devidas instruções? As empresas estão fornecendo as ferramentas corretas levando em conta as necessidades dos novos ambientes de trabalho (qualidade do sinal de internet na residência do colaborador, notebooks sem seguro, dispositivos móveis sem firewalls e aplicações utilizadas no escritório etc.)? Somada a isso, há também a cultura do trabalho no País: como já evidenciado na pesquisa, poucos brasileiros têm o hábito de trabalhar remotamente e estão com dificuldades para se acostumar com isso.
“As empresas que já tinham as ferramentas adequadas sem dúvida saem na frente”, observa Luis Banhara, diretor-geral da Citrix Brasil. “E por ferramentas adequadas eu não me refiro ao puro e simples VPN e ao tão conhecido e-mail corporativo. As companhias devem prover soluções que permitam aos colaboradores um acesso seguro e intuitivo a todas as aplicações de que eles necessitam para fazer seu trabalho de forma tão boa – e às vezes até melhor – quanto fariam se estivessem nos escritórios”.
A Citrix fornece uma gama completa de soluções de espaço de trabalho digital que unificam tudo o que um funcionário precisa para ser produtivo em uma experiência intuitiva e contínua. Com a Citrix, as empresas podem capacitar os funcionários a trabalhar de forma flexível, segura e inteligente, abrindo espaço para a criatividade e ideias inovadoras e permitindo que eles obtenham melhores resultados de negócios.
Serviço
www.citrix.com

coronavírus

Estudo Citrix

home office

Luís Banhara

O trabalhador digital em 2019

VPN

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

ENCARTE - ESPECIAL DISTRIBUIÇÃO

Prêmio Excelência em Distribuição, e listagem de distribuidores de TIC

Leia nessa edição sobre carreira

ANÁLISES

Evoluções digitais

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

TECNOLOGIA

Arquitetura descentralizada

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

QUALIFICAÇÃO

Na jornada do conhecimento

Junho| 2021 | #47 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento